Manutenção em Edificações
-> É o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes para atender as necessidades e segurança de seus usuários.
PREDITIVA
-> Conhecida também como Manutenção controlada
-> é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de monitoração ou inspeções.
-> técnicas mais comuns: análise de vibração, ultrassom, inspeção visual e outras técnicas de análise não destrutivas.
Esta manutenção PREDIZ o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições necessárias para que este tempo seja aproveitado.
-> permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva.
CORRETIVA
-> efetuada após a ocorrência de uma pane destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida.
PREVENTIVA
-> manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
ROTINEIRA
-> caracterizada por um fluxo constante de serviços simples e padronizados, para os quais somente são necessários equipamentos e pessoal permanentemente disponíveis nas edificações;
Fonte: NBR 5674;
http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/145/artigo286584-1.aspx;