Letra e
a) De acordo com o escoamento global, as bacias de drenagem são classificadas como endorreicas quando elas são subterrâneas, como nas áreas cársicas.
Errado - endorreicas: quando as drenagens são internas e não possuem escoamento até o mar, desembocando em lagos, ou dissipando-se nas areias do deserto, ou perdendo-se nas depressões cársicas. Criptorreicas: quando as bacias são subterrâneas, como nas áreas cársicas
b) Cursos d’água intermitentes são aqueles em que só há fluxo durante chuvas ou períodos chuvosos e os canais não são bem definidos.
Errado - De acordo com o período de tempo durante o qual o fluxo ocorre, distinguem-se os seguintes tipos de rios: a) perenes: há fluxo o ano todo, ou pelo menos em 90% do ano, em canal bem definido; b) intermitentes: de modo geral, só há fluxo durante a estação chuvosa (50% do período ou menos); c) efêmero: só há fluxo durante chuvas ou períodos chuvosos; os canais não são bem definidos.
c) Fazem parte dos parâmetros geológicos que caracterizam as bacias hidrográficas os tipos de rochas, tipos de solos, tipos de sedimentos fluviais, a declividade média, a rugosidade dos canais, a dimensão e forma dos vales e a hipsometria.
Errado – declividade e hipsometria são parâmetros físicos.
d) Numa bacia hidrográfica, o divisor topográfico coincide com o divisor freático, o que facilita o cálculo do deflúvio, ou seja, a produção total de água pela bacia é dividida pelas contribuições superficiais e subterrâneas
Errado - Como a produção total de água pela bacia (deflúvio), pode ser originado de componentes superficiais e sub-superficiais, é possível, na paisagem normal, existir uma área de drenagem superficial que não corresponde exatamente aos limites subterrâneos da bacia, ou seja, o divisor topográfico pode não coincidir com o divisor freático.
Fonte: ANÁLISE FÍSICA DA BACIA HIDROGRÁFICA
#Um dia chegaremos lá