SóProvas



Questões de Pesquisa Operacional


ID
323968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Qualidade
Assuntos

No que se refere à pesquisa operacional, julgue os itens
subsequentes.

A geração de números aleatórios e a de observações aleatórias a partir das distribuições de probabilidades constituem ferramentas-chave da técnica de simulação.

Alternativas
Comentários
  • Correto!

    Simulação consiste em empregar formalizações em computadores, tais como expressões matemáticas ou especificações mais ou menos formalizadas, com o propósito de imitar um processo ou operação do mundo real. Desta forma, para ser realizada uma simulação, é necessário construir um modelo que corresponda à situação real que se deseja simular.

    A simulação de sistemas, ou apenas simulação, consiste na utilização de certas técnicas matemáticas, empregadas em computadores, as quais permitem imitar o funcionamento de, praticamente qualquer tipo de operação ou processo do mundo real, ou seja, é o estudo do comportamento de sistemas reais através do exercício de modelos.

    Descrever o comportamento do sistema; Construir teorias e hipóteses considerando as observações efetuadas; Usar o modelo para prever o comportamento futuro, isto é, os efeitos produzidos por alterações no sistema ou nos métodos empregados em sua operação.

ID
323971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Qualidade
Assuntos

No que se refere à pesquisa operacional, julgue os itens
subsequentes.

Para uma grande variedade de problemas sob condições de incerteza, a regra de decisão de Bayes fornece uma extensão sistemática do modelo geral do processo decisório.

Alternativas
Comentários
  • "A Teoria de Decisão Bayesiana está ìntimamente ligada à tomada de decisão em clima de incerteza. (...) existem três possíveis climas em que qualquer decisão deve ser tomada e várias técnicas são empregadas pelo administrador para auxiliá-lo na escolha da melhor alternativa de ação, dependendo do clima em que esta decisão está inserida. A Teoria de Decisão Bayesiana é uma destas técnicas. 

    1. Componentes da teoria de decisão bayesiana

    Para uma melhor sistematização do presente trabalho, faz-se mister uma perfeita compreensão dos elementos que compõem a Teoria de Decisão Bayesiana. Êstes elementos são:

    1.1. ANÁLISE A PRIORI

    Freqüentemente, em problemas de planejamento mercadológico, o administrador pode contar apenas com seu julgamento em relação à sua atividade; isto significa que a natureza do problema (como por exemplo, proposição de modificação nos preços) ou a amplitude do horizonte do planejamento deve excluir a oportunidade de conseguir informações adicionais com relação ao problema, antes que um compromisso seja assumido. Neste caso, o administrador deve decidir tendo como base somente sua experiência passada. Este segmento da Teoria Bayesiana é conhecido como análise a priori.

    1.2. ANÁLISE A POSTERIORI

    A experiência emprêsarial é passível de constante mutação à medida em que o administrador obtém informações com relação a ações administrativas passadas. A revisão destes julgamentos a priori pela incorporação de novas informações é tratada de uma maneira muito especial pela Teoria Bayesiana. Êst,e segmento da Teoria é conhecido como análise a posteriori.

    1.3. ANÁLISE PREPOSTERIORI

    Algumas vezes o administrador terá a opção de adiar sua decisão em função do recebimento de maiores informações relacionadas ao problema. No entanto, para obter estas informações, o administrador incorrerá em custos que podem, também, ocorrer pelo adiamento de sua escolha original. Raramente a informação adicional será perfeitamente confiável, devendo, portanto, avahar a prudência de adiar sua escolha final (que é chamada decisão terminal) e usar este adiamento na obtenção de informações adicionais, relacionadas aos estados da natureza desconhecidos comparando-a com a ação imediata, sem a informação adicional. Este segmento da Teoria Bayesiana é chamado de análise preposteriori.

    1.4. DECISÕES SEQÜENCIAIS

    As decisões envolvem, freqüentemente, uma seqüência de ações (incluindo a coleta e análise de informações) a serem realizadas no decorrer do tempo. Isto significa que muitas ações, tal como aumento de capacidade de produção, devem ser realizadas seqüencialmente, e alguns cursos de ação atuais podem permitir uma maior flexibilidade na obtenção de escolhas com maiores informações no futuro. Um segmento especial da Teoria Bayesiana, que aplica a análise preposteriori aos processos de decisão em etapas múltiplas, é conhecido como decisões seqüenciais em clima de incerteza."