- ID
- 545887
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Petrobras
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Geologia
- Assuntos
Entre as rochas abaixo listadas, qual rocha sedimentar  terrígena constitui o melhor reservatório em termos de porosidade e permeabilidade?
   
Entre as rochas abaixo listadas, qual rocha sedimentar  terrígena constitui o melhor reservatório em termos de porosidade e permeabilidade?
   
Armadilhas (trapas) são necessárias para a acumulação  final do petróleo. Sobre essas armadilhas, tem-se que as  de natureza
   
A Formação X, de idade permiana, corresponde a uma  sucessão distinta de arenitos e folhelhos, contendo fósseis vegetais da flora Glossopteris. A partir dessa descrição, conclui-se que a Formação X constitui uma unidade
   
Com base no modelo da Estratigrafia de Sequências, o  leque submarino é formado no Trato de Sistemas
   
Entre as bacias da margem continental brasileira abaixo relacionadas, qual NÃO apresenta uma seção evaporítica expressiva?
   
Com relação à bacia de Campos, analise as afirmações a seguir. 
I   -  A bacia de Campos apresenta estruturas relacionadas à tectônica salífera.  
II   -  A bacia de Campos possui rochas vulcânicas relacionadas à fase Rifte. 
III   -  A bacia de Campos apresenta um registro pouco expressivo da fase de subsidência termal. 
IV   -  A bacia de Campos contém reservatórios turbidíticos atualmente em produção. 
São corretas as afirmativas
   
Os limites entre algumas eras geológicas coincidem com  fenômenos de extinção em massa. No último período da  Era Paleozoica, ocorreu a extinção dos trilobitas e, no  ultimo período da Era Mesozoica, ocorreu a extinção dos  amonitas. Estes períodos são, respectivamente,
   
A bacia de Campos localiza-se na margem continental sudeste do Brasil. A evolução geológica dessa bacia apresenta
 
Sobre a distribuição dos sedimentos nas bacias do tipo  rifte, afirma-se que, em
 
Armadilhas são feições ou estruturas que permitem a acumulação dos hidrocarbonetos dentro dos reservatórios. Com  respeito às armadilhas de petróleo estruturais e estratigráficas, afirma-se que
  
A bacia do Paraná abriga uma sucessão sedimentar-magmática com idades entre o Neo-Ordoviciano e o Neocretáceo, que  se estendem pelo sul do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.  A respeito da bacia do Paraná, afirma-se que
 
A bacia do Recôncavo é um rifte intracontinental abortado  durante o Eocretáceo, cuja evolução geológica é dividida  nas fases tectônicas Pré-rifte, Rifte e Pós-rifte. Com respeito a essa bacia, afirma-se que
 
A supersequência rifte da bacia Potiguar foi depositada  em suas porções emersa e submersa, durante o Cretáceo  Inferior. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I  - A supersequência rifte pode ser subdividida em  duas fases, durante as quais se observou a passagem de um regime tectônico distensivo inicial, com  altas taxas de subsidência, para uma fase posterior  de implantação de um regime transcorrente. 
II  -  Falhas normais, com direção preferencial NE-SW,  definem meio-grábens assimétricos e altos internos  do embasamento, que representam importantes  elementos estruturais que condicionam em parte  os sistemas petrolíferos da bacia. 
III  -  Os sistemas deposicionais que caracterizam a fase  inicial do rifte representam ambientes lacustrinos,  flúvio-deltaicos e fandeltas.  
IV  -  O topo da seção rifte é marcado por uma forte discordância angular sobre a qual se depositaram os  sedimentos da formação Alagamar, que marca a  passagem dos sistemas deposicionais continentais  para marinhos. 
V  -  Os folhelhos marinhos da fase Rifte, pertencentes  à formação Pendências são considerados os principais geradores dessa bacia.
Estão corretas APENAS as afirmativas
 
A bacia de Barreirinhas, na margem equatorial brasileira,  tem sua origem e evolução associadas à separação transformante dos continentes sul-americano e africano. Com  relação a essa bacia, tem-se que sua
 
A bacia de Sergipe-Alagoas apresenta exposta a mais  completa sucessão estratigráfica dentre as bacias marginais brasileiras. Com respeito a essa bacia, analise as  afirmativas abaixo.
I   -  Apresenta estágios evolutivos de sinéclise, pré-rifte,  rifte, transicional e drifte, com limites graduais entre  eles, que refletem modificações do estilo tectônico e  sedimentar desde o Neocarbonífero até o Recente. 
II  -  Os evaporitos da formação Muribeca depositaram- -se no Aptiano, marcando as primeiras incursões  marinhas nessa bacia. 
III  -  Sua subsidência termal, que teve início no Albiano, resultou na concentração dos depósitos fluviais  que caracterizam os arenitos de granulação grossa  a média da formação Penedo.   
IV  -  A depressão afro-brasileira corresponde a um conjunto de depressões periféricas preenchidas por  sedimentos fluviais e lacustres durante o estágio  pré-rifte dessa bacia. 
V  -  O início da fase Drifte nela ocorrida se caracteriza  pela sedimentação em uma ampla e rasa plataforma carbonática, que, por sua vez, foi completamente afogada a partir do Cenomaniano, sendo  recoberta posteriormente pelos siliciclásticos do  grupo Piaçabuçu.
São corretas APENAS as afirmativas
 
Da bacia de Campos se extraem cerca de 90% do petróleo produzido no Brasil. Tem-se que, nessa bacia,
 
A bacia de Pelotas, no extremo sul da margem continental do Brasil, pode ainda ser considerada uma área de fronteira  exploratória, em função do escasso conhecimento atual sobre essa bacia. Sobre a bacia de Pelotas, afirma-se que
 
Os sistemas petrolíferos incluem as rochas geradoras, os reservatórios e as armadilhas de acumulação. No que diz  respeito aos reservatórios de petróleo, tem-se que 
 
As rochas sedimentares carbonáticas perfazem de 25% a 35% das seções estratigráficas. Com relação à formação dos sistemas deposicionais carbonáticos, qual dos processos descritos abaixo corresponde à formação das rochas carbonáticas?
 
A precipitação do sal ocorre quando o soluto atinge o ponto de saturação salina daquele componente. Dessa maneira, a  deposição de camadas salinas ocorre, em uma sequência ou sucessão de precipitação progressiva, na bacia de deposição. Qual é a sequência ideal de precipitação na água do mar?
 
A deposição de sedimentos numa bacia de margem continental passiva é determinada pela quantidade de espaço  disponível e pela taxa sedimentar, podendo os dois serem  variáveis ao longo do tempo. A esse respeito, tem-se que
 
Na conceituação moderna, a sequência deposicional constitui uma sucessão de tratos de sistemas deposicionais. Esses  são definidos pela geometria estratal nas superfícies limitantes, pela sua posição dentro de uma sequência deposicional e  pelo padrão interno de empilhamento. Nessas circunstâncias, tem-se que
 
Unidades bioestratigráficas são definidas com base no conteúdo fossilífero, na maioria microfósseis, em rochas sedimentares  e metassedimentares. Os seus representantes mais importantes são: foraminíferos, ostracodes, radiolários, silicoflagelados,  diatomáceas, nanofósseis calcários e palinomorfos, entre outros. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I  -  Para definição de biozonas, buscam-se microfósseis que apresentem grande distribuição geográfica e que sejam  cosmopolitas. 
II  -  A zona de intervalo é uma biozona definida por biorizontes relacionados, principalmente, ao surgimento ou à extinção de entidades taxonômicas, e, secundariamente, a início e fim de acmes (predominância de um ou mais entidades taxonômicas). 
III  -  A integração e correlação do zoneamento dos vários grupos microfósseis de uma bacia permite o controle temporal  das cronocorrelações delineadas de uma área para outra. 
IV  -  Microfósseis marinhos de hábito planctônico, assim como grãos de pólen e esporos, são inadequados para zonea- mentos. 
V  -  A bioestratigrafia possibilita o dimensionamento de hiatos envolvidos nas discordâncias erosivas que delimitam sequências.
Está correto APENAS o que se afirma em
 
A micropaleontologia se ocupa com o estudo de fósseis diminutos. Através de lupas e microscópios possantes, são estudados vários grupos de protozoários, metazoários e algas, habitantes de ambientes aquosos, além de pólen e esporos de  vegetais superiores. Com relação a esses estudos micropaleontológicos, analise as afirmativas a seguir.
I  -  Os cocolitoforídeos são organismos fotossintetizantes que vivem na zona fótica e apresentam associações ricas e  diversificadas no cinturão tropical e regiões offshore, onde as águas apresentam baixos teores de nutrientes. 
II  -  Os ostracodes são predominantemente bentônicos e ocorrem em ambientes lacustres, transicionais e marinhos  rasos e são amplamente utilizados na interpretação dos depósitos pré-rifte e rifte das bacias marginais brasileiras. 
III  -  Foraminíferos bentônicos são encontrados desde o ambiente transicional ao hadal e são utilizados na interpretação  paleoecológica e paleoambiental, quando não são corroídos na zona de compensação da calcita. 
IV  -  Pólens e esporos são células reprodutoras de vegetais que, em sedimentos marinhos, são alóctones e, devido à  grande dispersão, permitem correlações cronoestratigráficas entre depósitos formados em diferentes contextos  ambientais.
É correto o que se afirma em
 
No modelo de sismoestratigrafia proposto por Vail e colaboradores, sabe-se que
 
Quanto aos principais horizontes geradores de hidrocarbonetos das bacias brasileiras, analise as afirmações abaixo.
I - O intervalo anóxico do Frasniano da Bacia do Amazonas, associado à Formação Barreirinhas, constitui-se no principal intervalo gerador dessa bacia. 
II - A Formação Irati, do Permiano da Bacia do Paraná, apresenta um excelente potencial gerador para gás. 
III - Na seção siluriana da Bacia do Parnaíba são registrados horizontes potencialmente geradores de hidrocarbonetos no Grupo Serra Grande. 
IV - A Formação Ponta Grossa (Devoniano da Bacia do Paraná) apresenta condições potencialmente favoráveis à geração de gás na bacia. 
V - As principais ocorrências de hidrocarbonetos na seção pós-sal da Bacia de Campos associam-se a geradores posicionados na seção pré-sal.
Está correto APENAS o que se afirma em
 
O petróleo, para se acumular no reservatório, deve deslocar- -se desde a rocha geradora. Nesse contexto, afirma-se que
 
Com base na distribuição dos sedimentos nas bacias do  tipo rifte, afirma-se que em
 
Os sistemas petrolíferos incluem as rochas geradoras, os  reservatórios e as armadilhas que acumulam as jazidas  de hidrocarbonetos. As armadilhas podem ser estruturais  ou estratigráficas. De acordo com os processos que originaram as armadilhas, podemos dizer que a(as)
 
Considerando-se um grau geotérmico médio, qual é a combinação que corresponde às profundidades aproximadas de soterramento em que a migração primária alcança o máximo em três distintos modos?
Modo de migração primária
Com relação às armadilhas de petróleo e gás, analise as afirmações a seguir.
I -  Armadilhas estruturais são associadas a elementos tectônicos (dobras e/ou falhas) já existentes anteriormente à deposição do pacote sedimentar envolvido com a acumulação de petróleo ou gás. 
II - A movimentação ascendente de sal produz diversos tipos de armadilhas (denominadas de armadilhas diapíricas), podendo apresentar aspectos comuns a armadilhas estruturais e estratigráficas. 
III - Armadilhas estratigráficas são produzidas por processos deposicionais ou pós-deposicionais, não envolvendo mudanças litológicas. 
IV - Armadilhas estruturais do tipo anticlinal são de fácil reconhecimento e com elevado potencial para acumulação de hidrocarbonetos.
São corretas APENAS as afirmativas
 
Sobre as grandes bacias paleozoicas (intracratônicas) brasileiras, tem-se que
 
O Sistema de Riftes Continentais do Sudeste do Brasil (SRCSB) corresponde a uma associação de serras e vales tectônicos, com extensões na plataforma continental das Bacias de Santos e de Campos. Com relação ao SRCSB, analise as afirmativas abaixo.
I - O ápice da subsidência ocorreu no Paleógeno, quando se deu o acúmulo do maior volume de sedimentos. 
II - A tectônica distensiva relacionada à origem do SRCSB provocou derrames vulcânicos, intercalados ao preenchimento sedimentar. 
III - O preenchimento sedimentar das Bacias, na porção emersa, é composto exclusivamente por depósitos de rios entrelaçados. 
IV - A distribuição dos reservatórios nas Bacias de Campos e de Santos pode ser relacionada à evolução tectônica do SRCSB.
Está correto APENAS o que se afirma em
 
Com relação à Bacia de Santos, tem-se que
 
Uma sucessão sedimentar com granocrescência ascendente (coarsening up) e espessamento ascendente das camadas (thickening up), e cerca de 20 m de espessura, mostra as seguintes características da base para o topo: 1 – folhelhos bioturbados; 2 – folhelhos intercalados com camadas de arenitos gradadas; 3 – arenitos finos com estratificação heterolítica e 4 – arenitos finos a médios com estratificação cruzada swaley. Essa sucessão é típica de qual ambiente?
 
A Superfície de Inundação Máxima (SIM) é rotineiramente identificada através de
 
Com relação à Bacia de Sergipe-Alagoas, afirma-se que
 
Um geólogo, estudando um determinado intervalo estratigráfico de uma bacia de margem continental, observou, através de dados micropaleontológicos, da perfilagem geofísica e das seções sísmicas, que se trata de um trato de sistemas (1) caracterizado por uma geometria em cunha e sismofácies progradante, (2) que contém paleoambientes parálicos/costeiros no topo de um perfil de aumento da razão arenito:folhelho e (3) que se situa acima de depósitos turbidíticos. Nessas condições, conclui-se que o intervalo representa um Trato de Sistemas
 
Uma Regressão Forçada implica, necessariamente,
 
Datações e correlações bioestratigráficas na seção (fase) Rifte das bacias da margem continental brasileira são efetuadas com sucesso através de biozonas de
 
Dentre os grupos de microfósseis, qual contém indivíduos (espécies) que podem ser usualmente encontrados tanto em camadas continentais quanto em camadas marinhas síncronas, apenas por motivos bioestratinômicos?
 
As bacias da margem equatorial apresentam
  
Uma Parassequência, em seu conceito clássico, se distingue de uma Sequência Deposicional por
 
Considerando a fase de subsidência mecânica das bacias rifte, do tipo semigráben, pode-se afirmar que depósitos
 
A Bacia do Parnaíba contém vulcanismos, hoje conhecidos, ocorridos no
I – Ordoviciano 
II – Triássico/Jurássico 
III – Cretáceo 
V – Paleógeno (Oligoceno)
Está(ão) correta(s) APENAS
 
Sobre a Estratigrafia de Sequências, analise as afirmativas abaixo.
I – Sua unidade estratigráfica formal fundamental é a Parassequência. 
II – Envolve conceitos, métodos/técnicas de correlação e mapeamento estratigráfico dentro de um arcabouço cronoestratigráfico. 
III – Tem seu uso restrito a bacias de margem continental passiva, com uso de diagrafias sísmicas e perfis geofísicos de poços. 
IV – O Trato de Sistemas de Mar Baixo (TSMB) é limitado, na base, pela superfície limite de sequências deposicionais (LS).
Está correto APENAS o que se afirma em
 
Os leques aluviais, em bacias rifte do tipo semigraben, são
 
Uma sucessão de fácies composta, na base, por folhelhos  com intercalações delgadas de arenitos e, no topo, por  arenitos com estratificações cruzadas do tipo hummocky  associa-se à sedimentação em ambiente marinho raso  dominado por
  
Com relação às litofácies e aos elementos arquiteturais  em depósitos fluviais, verifica-se que
 
Que rochas com boa qualidade como reservatório de hidrocarbonetos líquidos (petróleo) ocorrem no Albiano da Bacia de  Campos?
 
Na interpretação paleoambiental de estratos da fase Pós-Rifte (Drifte) das bacias da margem continental brasileira, tem-se que
 
Com quais microfósseis há correlação e datação de estratos de idade Devoniano das bacias de interior cratônico  brasileiras?
 
O preenchimento sedimentar da Bacia do Recôncavo apresenta depósitos
 
Com relação ao quadro estratigráfico da Bacia de Campos, verifica-se que
  
Quanto à evolução tectono-sedimentar da Bacia do Espírito Santo, analise as afirmativas a seguir.
I  - Os depósitos evaporíticos formaram-se no intervalo  Neojurássico-Eocretáceo. 
II  - A sedimentação paleogênica foi influuenciada  pelo  Magmatismo Abrolhos. 
III  - Durante a Fase Rifte, a sedimentação foi predominantemente carbonática em ambiente marinho plataformal.
Está correto APENAS o que se afirma em
 
No quadro estratigráfico da Bacia de Sergipe-Alagoas, estão presentes
 
O registro estratigráfico da Bacia do Paraná durante o  Neojurássico-Eocretáceo é marcado por 
 
A evolução estratigráfica da Bacia Potiguar inclui
 
Constituem, respectivamente, uma conjugação potencial rocha geradora; rocha reservatório; rocha selante:
Uma rocha reservatório (I) e uma camada selante (II) devem ser, respectivamente:
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir. 
As bacias do tipo antepaís (foreland) apresentam sequências  sedimentares em que os reservatórios e selantes podem ser  atravessados várias vezes pelo mesmo poço. 
 
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As bacias marginais brasileiras passaram por duas grandes  fases de subsidência: a primeira, a fase rifte, chamada  subsidência termal, e a segunda, a fase marinha, denominada  subsidência mecânica. 
 
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir. 
As trapas estruturais são mais importantes para a acumulação  de hidrocarbonetos que as trapas estratigráficas, porque elas  são, geralmente, de maior volume.
 
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir. 
As bacias marginais brasileiras possuem reservatórios em  trapas predominantemente estruturais (falhas normais) no  estágio rifte, enquanto no estágio drifte, ou fase passiva, os  reservatórios estão em trapas predominantemente  estratigráficas. 
  
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os  itens de 58 a 62. 
Um sistema petrolífero, para ser eficiente, possui elementos  tais como geradora, reservatório, selante e trapa, que passam  inicialmente por processo de geração e depois passam por  processos de maturação, migração, acumulação e  preservação.
 
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os  itens de 58 a 62. 
O hidrocarboneto gerado, antes de se alojar no reservatório,  passa obrigatoriamente pela migração primária, mas não  necessariamente pela migração secundária. 
 
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os  itens de 58 a 62. 
O petróleo das bacias cretáceas/marginais brasileiras foi  gerado essencialmente na fase rifte, quando já se acumulava  matéria orgânica essencialmente de origem marinha.
 
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os  itens de 58 a 62. 
A contribuição da geração de hidrocarbonetos para os  sistemas petrolíferos das bacias de margem passiva  brasileiras é relativamente simples, pois esses sistemas foram  gerados predominantemente por folhelhos do período  Cretáceo Inferior. 
 
Considerando que não haja regularidade na distribuição  geográfica dos hidrocarbonetos, julgue o item abaixo. 
As maiores reservas mundiais de hidrocarbonetos estão no  Oriente Médio, Rússia, Venezuela, Canadá e Estados  Unidos, em bacias sedimentares de idades que variam do  período Neoproterozoico ao Terciário. 
 
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o  maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens  subsequentes. 
Os calcário-reservatórios encontrados na sequência pré- evaporítica que vai da bacia de Santos ao Espírito Santo são  coquinas de bivalves, semelhantes às coquinas da Formação  Morro do Chaves da bacia de Alagoas. 
 
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o  maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens  subsequentes. 
Os melhores reservatórios de petróleo são os arenitos, os  calcários e os argilosos, exceto quando estão cimentados. 
 
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o  maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens  subsequentes. 
Os arenitos subarcosianos de granulometria fina a média,  depositados em águas profundas (depois da borda da  plataforma) da bacia de Campos, são responsáveis por  aproximadamente 85% da produção nacional de petróleo. 
 
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização.  Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que  preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de  sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. 
O método de estudo do preenchimento das bacias  sedimentares, conhecido como estratigrafia de sequências, é  eficaz em sequências deposicionais de ambientes  transicionais que estejam orientadas de acordo com o  mergulho, funcionando eficazmente também no  strike  deposicional.
 
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização.  Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que  preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de  sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. 
Sequências deposicionais calcárias desenvolvem-se  preferencialmente nos tratos de mar alto, assim como os  folhelhos geradores de hidrocarbonetos. 
 
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização.  Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que  preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de  sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. 
Turbiditos, vales encaixados ou incisos na plataforma e  onlap marinho são típicos de tratos de sistemas  transgressivos.  
 
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização.  Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que  preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de  sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. 
A Formação Sergi, na bacia do Recôncavo (Bahia), é uma  unidade litoestratigráfica, sendo, portanto,  geocronologicamente da idade Dom João, do Período  Jurássico, e geocronometricamente está entre 145 e 150 Ma.
 
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos  itens. 
As bacias marginais brasileiras passaram pelos estágios  tectono-sedimentares  sag ou pré-rifte, rifte ou lacustre,  transicional (evaporítico) e drifte (marinho aberto). Devido à  importância geológica e econômica da sequência calcária  pré-sal, um novo estágio poderia ser inserido nesse modelo,  sendo posicionado dentro da fase rifte.  
 
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos  itens. 
As principais bacias sedimentares brasileiras responsáveis  pelas atuais reservas de hidrocarbonetos, em torno de 14  bilhões de barris, são: Campos, Espírito Santo, Potiguar,  Solimões, Recôncavo e, atualmente, Santos, que inicia a sua  produção no pré-sal. As idades desses reservatórios variam  do período Paleozoico ao Terciário. 
 
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos  itens. 
Muitas feições compressivas em bacias marginais podem ser  atribuídas a grandes escorregamentos de sedimentos do  talude, já no período Cretáceo Superior e(ou) Terciário, e  não relacionadas diretamente a esforços tectônicos. 
 
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos  itens. 
A sequência carbonática, albiana e marinha das bacias  marginais brasileiras sobrepõe evaporitos, utilizando-se de  uma morfologia de plataforma como a atual. 
 
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos  itens. 
A produção nacional de hidrocarbonetos provém de  reservatórios das sequências rifte e marinho franco nas  bacias da margem continental, incluindo-se o rifte do  Recôncavo e, na produção total, a bacia intracratônica do  Solimões.  
 
Geologia de subsuperfície é uma expressão que as companhias de  petróleo usam para salientar que os dados usados para os estudos  referem-se somente àquelas posições, isto é, não incluem dados  da superfície das bacias, tais como afloramentos, geoquímica  terrestre, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que  se seguem. 
Os perfis de ressonância magnética usam o tempo de  relaxação dos  spins após a passagem do magneto. Esse  tempo é proporcional ao tamanho dos poros do reservatório. 
 
Geologia de subsuperfície é uma expressão que as companhias de  petróleo usam para salientar que os dados usados para os estudos  referem-se somente àquelas posições, isto é, não incluem dados  da superfície das bacias, tais como afloramentos, geoquímica  terrestre, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que  se seguem. 
Datum e marco estratigráfico possuem o mesmo significado  e são úteis na confecção de seções geológicas horizontais. 
 
Geologia de subsuperfície é uma expressão que as companhias de  petróleo usam para salientar que os dados usados para os estudos  referem-se somente àquelas posições, isto é, não incluem dados  da superfície das bacias, tais como afloramentos, geoquímica  terrestre, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que  se seguem. 
Os mapas de espessura das camadas com petróleo são  chamados de mapas de net-pay e são necessários para serem  integrados aos de porosidades e de saturação no cálculo de  reserva.