- ID
- 545878
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Petrobras
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Geologia
- Assuntos
Para gerar preferencialmente óleo, uma rocha geradora deve caracterizar-se pela seguinte condição:
Para gerar preferencialmente óleo, uma rocha geradora deve caracterizar-se pela seguinte condição:
A migração envolve um conjunto de processos e mecanismos complexos a partir da formação do hidrocarboneto até sua acumulação em um reservatório. Nesse contexto, tem-se que a(s)
Entre as rochas sedimentares carbonáticas abaixo, qual apresenta características sedimentológicas, do ponto de vista de porosidade primária, para constituir-se em reservatório?
Entre as rochas abaixo listadas, qual rocha sedimentar terrígena constitui o melhor reservatório em termos de porosidade e permeabilidade?
Dentre as rochas abaixo, qual é a mais eficiente como selante?
Com relação às características de depósitos fluviais, é CORRETA a correspondência:
A formação de depósitos evaporíticos envolve
A supersequência rifte da bacia Potiguar foi depositada em suas porções emersa e submersa, durante o Cretáceo Inferior. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I - A supersequência rifte pode ser subdividida em duas fases, durante as quais se observou a passagem de um regime tectônico distensivo inicial, com altas taxas de subsidência, para uma fase posterior de implantação de um regime transcorrente.
II - Falhas normais, com direção preferencial NE-SW, definem meio-grábens assimétricos e altos internos do embasamento, que representam importantes elementos estruturais que condicionam em parte os sistemas petrolíferos da bacia.
III - Os sistemas deposicionais que caracterizam a fase inicial do rifte representam ambientes lacustrinos, flúvio-deltaicos e fandeltas.
IV - O topo da seção rifte é marcado por uma forte discordância angular sobre a qual se depositaram os sedimentos da formação Alagamar, que marca a passagem dos sistemas deposicionais continentais para marinhos.
V - Os folhelhos marinhos da fase Rifte, pertencentes à formação Pendências são considerados os principais geradores dessa bacia.
Estão corretas APENAS as afirmativas
Os sistemas petrolíferos incluem as rochas geradoras, os reservatórios e as armadilhas de acumulação. No que diz respeito aos reservatórios de petróleo, tem-se que
Diagênese refere-se a qualquer mudança química, física ou biológica sofrida por um sedimento após a sua deposição, excluindo alteração superficial e metamorfismo. Com relação à diagênese, é característica do seu processo:
As rochas sedimentares carbonáticas perfazem de 25% a 35% das seções estratigráficas. Com relação à formação dos sistemas deposicionais carbonáticos, qual dos processos descritos abaixo corresponde à formação das rochas carbonáticas?
Diversos ambientes recentes apresentam acumulações de sedimentos carbonáticos. Nesse contexto, com relação à formação de depósitos carbonáticos atuais, tem-se que as(os)
Os leques aluviais são depósitos sedimentares em forma de leque (ou cone) encontrados comumente em áreas de sopé de regiões montanhosas. Os leques aluviais,
A precipitação do sal ocorre quando o soluto atinge o ponto de saturação salina daquele componente. Dessa maneira, a deposição de camadas salinas ocorre, em uma sequência ou sucessão de precipitação progressiva, na bacia de deposição. Qual é a sequência ideal de precipitação na água do mar?
A porosidade primária refere-se ao volume, à geometria e à distribuição de poros que o agregado sedimentar tinha no momento de deposição. Qual das características abaixo corresponde à porosidade primária?
A deposição de sedimentos numa bacia de margem continental passiva é determinada pela quantidade de espaço disponível e pela taxa sedimentar, podendo os dois serem variáveis ao longo do tempo. A esse respeito, tem-se que
Na conceituação moderna, a sequência deposicional constitui uma sucessão de tratos de sistemas deposicionais. Esses são definidos pela geometria estratal nas superfícies limitantes, pela sua posição dentro de uma sequência deposicional e pelo padrão interno de empilhamento. Nessas circunstâncias, tem-se que
Entre as áreas do Brasil afetadas pelas atividades vulcânicas, no passado geológico, especialmente no Mesozoico, encontra-se a bacia do Amazonas, sobretudo no médio vale do seu rio principal.
A área geográfica mencionada, em função direta das atividades do vulcanismo, é marcada, atualmente, por
Em relação às fácies e processos de depósitos fluviais, analise as afirmações que se seguem.
I - Os ciclos de granocrescência ascendentes são frequentes.
II - Os conglomerados heterolíticos com estratificação cruzada plano paralela representam registros significativos.
III - Os arenitos grossos com estratificações cruzadas acanaladas são abundantes em rios entrelaçados
IV - Os níveis argilosos com marcas de raízes e estruturas de exposição subaérea identificam zonas de extravasamento
V - As bioturbações podem ser preservadas.
Está correto APENAS o que se afirma em
Analise as afirmativas abaixo que dizem respeito aos reservatórios de petróleo.
I - As rochas sedimentares siliciclásticas e carbonáticas constituem a grande maioria dos reservatórios de petróleo e, em ambos os casos, as propriedades do reservatório são determinadas pelo ambiente deposicional e de formação dessas rochas e pelos processos diagenéticos subsequentes.
II - A porosidade primária dos reservatórios de petróleo é formada por processos que ocorrem após a deposição e diagênese dos sedimentos, tais como dissolução, recristalização e fraturamento.
III - A porosidade dos reservatórios, dentro de uma bacia sedimentar, normalmente aumenta com o aumento da profundidade de soterramento, em função dos processos de fraturamento e dissolução por conta do aumento da pressão litostática.
IV - A porosidade secundária dos reservatórios siliciclásticos é uma herança dos processos deposicionais, da energia do ambiente de deposição, da proximidade da área fonte e do clima.
É correto o que se afirma APENAS em
Durante soterramento da rocha geradora, a matéria orgânica passa por transformações que podem resultar na geração de petróleo. No contexto dessas transformações, a(o)
Os sistemas petrolíferos incluem as rochas geradoras, os reservatórios e as armadilhas que acumulam as jazidas de hidrocarbonetos. As armadilhas podem ser estruturais ou estratigráficas. De acordo com os processos que originaram as armadilhas, podemos dizer que a(as)
Considerando-se um grau geotérmico médio, qual é a combinação que corresponde às profundidades aproximadas de soterramento em que a migração primária alcança o máximo em três distintos modos?
Modo de migração primária
As afirmativas abaixo relacionam parâmetros texturais de arenitos à porosidade e à permeabilidade dessas rochas como reservatórios. A esse respeito, pode-se afirmar que
I - a porosidade é independente da granulometria, enquanto a permeabilidade aumenta com a diminuição da granulometria.
II - a permeabilidade decresce com a diminuição da granulometria porque o diâmetro do poro decresce, aumentando a pressão de capilaridade.
III - quanto maior a seleção e o arredondamento dos grãos, maior a porosidade, porém menor a permeabilidade.
IV - quanto menor a seleção e o arredondamento dos grãos, menor a porosidade, porém maior a permeabilidade.
V - a variação na geometria do empacotamento dos grãos de um arranjo cúbico para um arranjo romboédrico não afeta a porosidade.
Está correto APENAS o que se afirma em
Uma sucessão sedimentar com granocrescência ascendente (coarsening up) e espessamento ascendente das camadas (thickening up), e cerca de 20 m de espessura, mostra as seguintes características da base para o topo: 1 – folhelhos bioturbados; 2 – folhelhos intercalados com camadas de arenitos gradadas; 3 – arenitos finos com estratificação heterolítica e 4 – arenitos finos a médios com estratificação cruzada swaley. Essa sucessão é típica de qual ambiente?
A maturidade textural (ou física) reflete o grau de diferenciação que os sedimentos e rochas sedimentares apresentam em relação a seu material de proveniência. Em relação a essa característica, pode-se afirmar que
I – as propriedades utilizadas para avaliação da maturidade textural são o conteúdo de argila, a esfericidade e a seleção.
II – sedimentos supermaturos apresentam pouca argila, grãos bem selecionados e não arredondados.
III – arenitos eólicos têm alta maturidade textural, em virtude de serem bem selecionados, bem arredondados e sem matriz argilosa.
IV – vaques correspondem a arenitos com baixa maturidade textural.
Está correto APENAS o que se afirma em
Com relação à Bacia de Sergipe-Alagoas, afirma-se que
Em relação aos estromatólitos, tem-se que
A partir do soterramento, a matéria orgânica em rochas sedimentares sofre uma série de processos relacionados à geração de hidrocarbonetos. A respeito desses processos, tem-se que
Considerando a fase de subsidência mecânica das bacias rifte, do tipo semigráben, pode-se afirmar que depósitos
Assinale a alternativa correta quanto aos termos e às características relacionadas com sedimentologia.
A respeito das bacias intracratônicas, considere as afirmativas abaixo.
I - A sedimentação em ambiente continental é comum nas bacias intracratônicas.
II - A sedimentação marinha rasa é comum nas bacias intracratônicas.
III - As bacias intracratônicas caracterizam-se por apresentar sedimentação em oceano profundo.
IV - As bacias intracratônicas apresentam intenso tectonismo sinsedimentar.
Está correto o que se afirma em
Os leques aluviais, em bacias rifte do tipo semigraben, são
Com relação à sedimentação em bacias strike-slip, verifica-se que
Os leques aluviais dominados por fluxos gravitacionais (gravity flow dominated fans)
Com relação às litofácies e aos elementos arquiteturais em depósitos fluviais, verifica-se que
Os depósitos originados por fluxos de detritos apresentam como características distintivas:
Considerando-se distintos domínios tectônicos, a deposição de evaporitos
Quanto à origem e composição dos arenitos epiclásticos, verifica-se que os
Dentre os fatores abaixo listados, qual NÃO favorece a redução da porosidade primária e/ou a formação de porosidade secundária?
Na interpretação paleoambiental de estratos da fase Pós-Rifte (Drifte) das bacias da margem continental brasileira, tem-se que
Arenitos com grãos variando entre 0,250 mm e 1,000 mm, bem selecionados, subangulosos a subarredondados, com menos de 5% de matriz argilosa, são texturalmente classificados como
Estruturas carbonáticas finamente laminadas, com formas tabulares ou colunares, derivadas da atividade de cianobactérias, são denominadas
Uma rocha carbonática lamosa, com menos de 10% de grãos carbonáticos, é classificada como
Depósitos fluviais, com elevados teores em ouro e dia- mantes, são denominados
Em uma prospecção geoquímica estratégica de sedimen- tos de corrente, a amostra deve ser coletada
São, por excelência, rochas geradoras de hidrocarbonetos:
Constituem, respectivamente, uma conjugação potencial rocha geradora; rocha reservatório; rocha selante:
Uma rocha reservatório (I) e uma camada selante (II) devem ser, respectivamente:
material porosidade média (%)
granito 0,3
dolomito 5,0
gnaisse 0,5
basalto 12
arenito 15
sedimento inconsolidado arenoso 35
sedimento inconsolidado siltoso 40
sedimento inconsolidado argiloso 45
A porosidade de diferentes materiais rochosos é um dos parâmetros considerados na análise do comportamento geotécnico de um terreno. Com base exclusivamente nos dados apresentados no quadro acima, julgue o item a seguir.
material porosidade média (%)
granito 0,3
dolomito 5,0
gnaisse 0,5
basalto 12
arenito 15
sedimento inconsolidado arenoso 35
sedimento inconsolidado siltoso 40
sedimento inconsolidado argiloso 45
A porosidade de diferentes materiais rochosos é um dos parâmetros considerados na análise do comportamento geotécnico de um terreno. Com base exclusivamente nos dados apresentados no quadro acima, julgue o item a seguir.
material porosidade média (%)
granito 0,3
dolomito 5,0
gnaisse 0,5
basalto 12
arenito 15
sedimento inconsolidado arenoso 35
sedimento inconsolidado siltoso 40
sedimento inconsolidado argiloso 45
A porosidade de diferentes materiais rochosos é um dos parâmetros considerados na análise do comportamento geotécnico de um terreno. Com base exclusivamente nos dados apresentados no quadro acima, julgue o item a seguir.
material porosidade média (%)
granito 0,3
dolomito 5,0
gnaisse 0,5
basalto 12
arenito 15
sedimento inconsolidado arenoso 35
sedimento inconsolidado siltoso 40
sedimento inconsolidado argiloso 45
A porosidade de diferentes materiais rochosos é um dos parâmetros considerados na análise do comportamento geotécnico de um terreno. Com base exclusivamente nos dados apresentados no quadro acima, julgue o item a seguir.
material porosidade média (%)
granito 0,3
dolomito 5,0
gnaisse 0,5
basalto 12
arenito 15
sedimento inconsolidado arenoso 35
sedimento inconsolidado siltoso 40
sedimento inconsolidado argiloso 45
A porosidade de diferentes materiais rochosos é um dos parâmetros considerados na análise do comportamento geotécnico de um terreno. Com base exclusivamente nos dados apresentados no quadro acima, julgue o item a seguir.
As rochas estão em constante transformação, passando de um tipo a outro, em virtude das dinâmicas internas e externas da Terra. Na crosta continental, 95% do volume total das rochas correspondem a rochas ígneas ou metamórficas e apenas 5%, a rochas sedimentares. Em relação à exposição rochosa superficial, porém,os números se modificam. Nesse caso, 75% são rochas sedimentares e 25%, rochas cristalinas. Acerca dos três tipos de rochas citados, julgue o item subsequente.
Do ponto de vista estritamente físico, os fluxos gravitacionais distinguem-se, pelo objeto de atuação da força-peso, a mistura grãos-fluido. Com base nas características relevantes para a geologia mais comuns aos diferentes tipos de fluxos gravitacionais, julgue o item seguinte.
Do ponto de vista estritamente físico, os fluxos gravitacionais distinguem-se, pelo objeto de atuação da força-peso, a mistura grãos-fluido. Com base nas características relevantes para a geologia mais comuns aos diferentes tipos de fluxos gravitacionais, julgue o item seguinte.
Do ponto de vista estritamente físico, os fluxos gravitacionais distinguem-se, pelo objeto de atuação da força-peso, a mistura grãos-fluido. Com base nas características relevantes para a geologia mais comuns aos diferentes tipos de fluxos gravitacionais, julgue o item seguinte.
Julgue o item subsecutivo , relativo à constituição ou composição do manto de intemperismo, também denominado, na geologia, de alterita ou elúvio.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As bacias de margem passiva, com ampla plataforma, onde o retrabalhamento dos sedimentos é maior, possuem reservatórios mineralógica e texturalmente mais maduros que as bacias de retro-arco.
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os itens de 58 a 62.
A geração de hidrocarbonetos passa pelos estágios de diagênese da matéria orgânica, termogênese e catagênese. Entre estes estágios há a geração de gás biogênico.
Tendo em vista que sedimentologia é uma área da geologia essencial na indústria do petróleo, julgue os itens que se seguem.
Halita, carnalita e gipsita são rochas evaporíticas monominerálicas, assim como os diamictitos, constituindo excelentes selantes de hidrocarbonetos.
Tendo em vista que sedimentologia é uma área da geologia essencial na indústria do petróleo, julgue os itens que se seguem.
A granulometria e a seleção dos grãos, mesmo em calcários, controlam fortemente a qualidade dos reservatórios. Por esse motivo, desde que haja seleção muito boa, a porosidade é idêntica em arenitos de granulometria diferente.
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização. Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
O método de estudo do preenchimento das bacias sedimentares, conhecido como estratigrafia de sequências, é eficaz em sequências deposicionais de ambientes transicionais que estejam orientadas de acordo com o mergulho, funcionando eficazmente também no strike deposicional.
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização. Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
Sequências deposicionais calcárias desenvolvem-se preferencialmente nos tratos de mar alto, assim como os folhelhos geradores de hidrocarbonetos.
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização. Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
Turbiditos, vales encaixados ou incisos na plataforma e onlap marinho são típicos de tratos de sistemas transgressivos.
Quanto aos sedimentos e às rochas sedimentares, julgue os itens a seguir.
O intemperismo, a erosão e o transporte de rochas e sedimentos siliciclásticos ocorrem fora e dentro da bacia, ao passo que a origem dos sedimentos calcários ocorre totalmente dentro da bacia sedimentar.
Quanto aos sedimentos e às rochas sedimentares, julgue os itens a seguir.
O intemperismo químico é o principal responsável pela geração de sedimentos calcários.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As bacias do tipo antepaís (foreland) apresentam sequências sedimentares em que os reservatórios e selantes podem ser atravessados várias vezes pelo mesmo poço.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As bacias de margem passiva, com ampla plataforma, onde o retrabalhamento dos sedimentos é maior, possuem reservatórios mineralógica e texturalmente mais maduros que as bacias de retro-arco.
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os
itens de 8 a 12.
A geração de hidrocarbonetos passa pelos estágios de diagênese da matéria orgânica, termogênese e catagênese. Entre estes estágios há a geração de gás biogênico.
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o
maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens
subsequentes.
Os arenitos subarcosianos de granulometria fina a média, depositados em águas profundas (depois da borda da plataforma) da bacia de Campos, são responsáveis por aproximadamente 85% da produção nacional de petróleo.
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o
maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens
subsequentes.
Os melhores reservatórios de petróleo são os arenitos, os calcários e os argilosos, exceto quando estão cimentados.
Tendo em vista que sedimentologia é uma área da geologia
essencial na indústria do petróleo, julgue os itens que se seguem.
Os arenitos com porosidades intragranulares são bons reservatórios, pois possuem altas permeabilidades.
Tendo em vista que sedimentologia é uma área da geologia
essencial na indústria do petróleo, julgue os itens que se seguem.
A granulometria e a seleção dos grãos, mesmo em calcários, controlam fortemente a qualidade dos reservatórios. Por esse motivo, desde que haja seleção muito boa, a porosidade é idêntica em arenitos de granulometria diferente.
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização.
Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que
preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de
sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
O método de estudo do preenchimento das bacias sedimentares, conhecido como estratigrafia de sequências, é eficaz em sequências deposicionais de ambientes transicionais que estejam orientadas de acordo com o mergulho, funcionando eficazmente também no strike deposicional.
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização.
Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que
preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de
sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
Turbiditos, vales encaixados ou incisos na plataforma e onlap marinho são típicos de tratos de sistemas transgressivos.
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos
itens.
Muitas feições compressivas em bacias marginais podem ser atribuídas a grandes escorregamentos de sedimentos do talude, já no período Cretáceo Superior e(ou) Terciário, e não relacionadas diretamente a esforços tectônicos.
Julgue o item a seguir, relativos ao processo de formação de solos(intemperismo) tropicais do Brasil.
Julgue o item subsecutivo , relativo à constituição ou composição do manto de intemperismo, também denominado, na geologia, de alterita ou elúvio.
O intemperismo pode gerar dois diferentes tipos de produtos: solos e depósitos minerais lateríticos ou supérgenos.
A prospecção aluvionar é um método que se baseia fundamentalmente na lavagem, peneiramento e bateiamento de sedimentos acumulados nos cursos fluviais. A partir de concentrados de bateia, os minerais densos são separados e analisados segundo as características texturais, as proporções relativas e a ocorrência em área. Estas características permitem afirmar corretamente que
Sedimentos ou rochas sedimentares são importantes fontes de bens minerais, sejam eles metálicos, não metálicos ou energéticos. NÃO são bens minerais associados a sedimentos e a rochas sedimentares:
Em um aquífero granular confinado não fraturado, a permeabilidade e a transmissividade são propriedades que estão diretamente relacionadas com
O município gaúcho de Mata é famoso pela ocorrência de troncos petrificados de composição silicosa com vários metros de comprimento e preservação de detalhes morfológicos muito sutis, como os anéis de crescimento. O tipo de fossilização compatível com estas características é denominado
Estratificações cruzadas acanaladas são estruturas resultantes da
Dentre as rochas sedimentares siliclásticas abaixo relacionadas, as que se enquadram, respectivamente, nas classes dos ruditos e arenitos são:
Com relação aos parâmetros texturais das rochas sedimentares siliciclásticas, analise as afirmativas a seguir.
I - O arredondamento é um parâmetro que reflete a distância do transporte.
II - O tamanho das partículas é um indicador da energia do agente de deposição.
III - A maturidade textural é avaliada pela quantidade de cascalho.
Está correto o que se afirma em