SóProvas



Questões de Doenças Autoimunes


ID
1802725
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Mais da metade dos casos detectados de hipotireoidismo são decorrentes de uma doença autoimune chamada tireoidite de Hashimoto. Essa doença envolve o sistema imunológico que ataca e destrói o tecido da glândula tireoide. Os sintomas típicos incluem:

Alternativas
Comentários
  • Cansaço, sonolência, perda de concentração, intolerância ao frio

  • Letra A; baixa energia, dor muscular e pés e mãos frios;


ID
3598792
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A fibrose cística é uma doença sistêmica hereditária, na qual pacientes apresentam alto risco de desenvolvimento de desnutrição devido à má digestão de alimentos e à má absorção de nutrientes. Essas alterações do sistema digestivo estão associadas, na maioria dos pacientes, à: 

Alternativas
Comentários
  • Transtorno hereditário com risco de vida que danifica os pulmões e o sistema digestivo.

    A fibrose cística afeta as células que produzem muco, suor e sucos digestivos. Isso faz com que esses fluidos se tornem espessos e pegajosos. Eles aderem a tubos, dutos e passagens.

    Os sintomas variam e podem incluir tosse, infecções pulmonares reincidentes, incapacidade de ganhar peso e fezes gordurosas.

    Os tratamentos podem aliviar os sintomas e reduzir as complicações. A triagem neonatal ajuda no diagnóstico precoce.


ID
5497549
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Sra. Marly sofre de lúpus e para o controle da doença faz uso de corticosteroide há bastante tempo, o que traz sérios danos a sua saúde. Nesse caso, deve-se recomendar o uso de

Alternativas
Comentários
  • Um efeito colateral extremamente importante, principalmente, quando o usuário de corticosteroides é uma mulher que já atingiu a menopausa são as alterações do metabolismo do ósseo. Os corticosteroides diminuem a absorção de cálcio intestinal e aumenta a secreção dos íons cálcio na urina, devido à elevação da liberação do PTH (hormônio paratireoide).

    Em paralelo, aumenta a atividade dos osteoclastos, responsáveis pela reabsorção de cálcio, e diminuem a atividade dos osteoblastos, responsáveis pela formação do tecido ósseo. Este cenário é favorável para desencadear a osteoporose.

    Também diminui a absorção de Vitamina D.

    Gabarito: B.