COMPONENTES DO SISTEMA DE TC
A- Tubos de raios X
Do ponto de vista da construção e operação, o tubo de raios X é similar a um tubo radiográfico; entretanto, modificações no design são ocasionalmente necessárias para garantir que o tubo seja capaz de resistir ao calor adicional por causa do aumento dos tempos de exposição.
B- Feixe de detectores
Detectores encontram-se em estado sólido e são compostos de fotodiodos, juntamente com cristais de cintilação (tungstato de cádmio ou raros cristais de cerâmica). Detectores de estado sólido convertem a energia transmitida de raios X para luz, que é convertida em energia elétrica e, em seguida, em um sinal digital. O feixe de detectores afeta a dose do paciente e a eficiência da unidade de TC.
C- Conjunto de colimadores
A colimação na TC é importante porque reduz a dose do paciente e melhora a qualidade da imagem. A geração atual de tomógrafos geralmente usa um colimador — pré-paciente (no tubo de raios X), que molda e limita o feixe. A espessura de corte em unidades de TC multidetectores é determinada pelo tamanho do feixe de detectores utilizado.
D- Computador
O computador para TC exige dois tipos de programas altamente sofisticados — um para o funcionamento do sistema e outro para aplicações. O sistema operacional controla o equipamento, enquanto aplicativos gerenciam o pré-processamento, a reconstrução de imagem e uma grande variedade de operações de pós-processamento.
O computador deve possuir velocidade e capacidade de memória impecáveis. Por exemplo, considere que para um corte de TC (imagem) com uma matriz 512 × 512, o computador deve executar simultaneamente 262.144 cálculos matemáticos por corte.
E- Painel de Operação
Os componentes do painel de operação incluem um teclado, um mouse e monitor simples ou duplo, dependendo do sistema. O painel de operação permite ao tecnólogo controlar os parâmetros do exame, protocolo, e visualizar ou manipular as imagens geradas. O protocolo, que é predeterminado para cada procedimento, inclui fatores como a quilovoltagem, miliamperagem, ângulo de inclinação, campo de visão, espessura do corte, indexação da mesa, reconstrução de algoritmos e exibição de janelas. Estes parâmetros podem ser modificados pelo tecnólogo, se for preciso, baseados na apresentação do paciente ou história clínica.
Alternativa letra B
Referencia: Bontrager 8ª edição pag 699.Tomografia Computadorizada capítulo 18.