SóProvas



Questões de NBR 12779 - Mangueira de Incêndio - Inspeção, manutenção e cuidados


ID
978820
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TERMOBAHIA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NBR 12779, toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada e submetida a manutenção e ensaio hidrostático.Esses serviços requerem condições e equipamentos adequados e deverão ser realizados por empresa capacitada.Quais são, respectivamente, os prazos de execução determinados para essa inspeção e para essa manutenção e ensaio hidrostático?

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Norma NBR 12779, toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada a cada 06 meses e a cada 12 meses submetida à manutenção e ensaio hidrostático. Esses serviços deverão ser realizados por empresa capacitada e Certificada por organizações certificadoras competentes e reconhecidas.

  • Inspeção -> 6 meses

    Manutenção -> 12 meses (Mangueira usada em combate deve ir p/ manutenção)


ID
2217130
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma ABNT NBR 12779, toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada e ser submetida a ensaio hidrostático/manutenção. Esses serviços requerem condições e equipamentos adequados e deverão ser realizados por empresa capacitada. O período para a inspeção e para o teste hidrostático/manutenção são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • NBR-12779

    4.2.1 Toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada e ensaiada hidrostaticamente antes de ser colocada em uso (para mangueiras novas pode ser aceito o certificado de ensaio hidrostático emitido pelo fabricante).

    Azul ( TIPO)

    Verde ( Inspeção Meses)

    Vermelho ( Manutenção Meses)

     

    1 Edifícios de ocupação residencial 6 12

    2 Edifícios comerciais, industriais ou Corpo de Bombeiros 6 12

    3 Área naval, industrial ou Corpo de Bombeiros 6 12

    4 Área industrial 6 12

    5 Área industrial 6 12

     

    NOTA Recomenda-se maior freqüência de inspeção para as mangueiras tipos 2, 3, 4 e 5 que estejam expostas a condições agressivas, tais como ambiente quente, úmido e/ou impregnado de produtos químicos e derivados de petróleo.


ID
3073384
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a norma da ABNT NBR 12779:2009 - Mangueira de incêndio - Inspeção, manutenção e cuidados, em um prédio comercial, a mangueira a ser adquirida é a do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Tipos

    1 - 1 MPa / Ed. Residenciais / 1 Reforço Têxtil

    2 - 1,4 MPa / Bombeiro, Ed. Comerciais e Indústria / 1 Reforço

    3 - 1,5 MPa / Bombeiro, Naval e Indústria / 2 Reforços sobrepostos

    4 - 1,4 MPa / Indústria / 1 Reforço c/ Película Externa Plástico

    5 - 1,4 MPa / Indústria / 1 Reforço c/ Revestimento Externo Borracha

    Manutenção - Cada 12 meses

    Inspeção - Cada 6 meses

    *1MPa ~ 10 KgF/cm²


ID
3073387
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a norma da ABNT NBR 12779:2009 - Mangueira de incêndio - Inspeção, manutenção e cuidados, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • gabarito C

  • As mangueiras que forem reprovadas nos ensaios, sem possibilidade de reparos previstos nesta

    Norma, devem receber a inscrição “CONDENADA”, próximo à união, nas duas extremidades e no meio,

    em cor contrastante com a mangueira, de forma indelével, com caracteres de 25 mm de altura.


ID
5599558
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A escolha do tipo de mangueira que será utilizado no combate a incêndio é definida pelo local, pressão de trabalho e de ruptura e pela resistência à abrasão e a superfícies quentes. Desse modo, o tipo de mangueira mais adequado para o combate a incêndios em área industrial, onde é desejável uma maior resistência à abrasão e pressão de trabalho de 14 kgf/cm2 é a mangueira do tipo: 

Alternativas
Comentários
  • Tipo 1: Destina-se aos edifícios de ocupação residencial, com pressão máxima de trabalho de 980 kPa (10 kgf/cm²). Ela é fabricada com fibra de poliéster na cor branca e, no seu interior, é constituída por uma borracha sintética

    Tipo 2: Destina-se aos edifícios comerciais e industriais, como grandes prédios e fábricas (ou até mesmo o Corpo de Bombeiros), com pressão máxima de trabalho de 1.370 kPa (14 kgf/cm²). Ela também é feita com fibra de poliéster, na cor branca, e borracha sintética por dentro.

    Tipo 3: Destina-se à área naval e industrial (ou Corpo de Bombeiros), onde é necessária uma maior resistência a abrasão, com pressão máxima de trabalho de 1.470 kPa (15 kgf/cm²).

    Como podemos imaginar, esse modelo tem maior resistência que os tipos 1 e 2. Para isso, é confeccionada com fibra de poliéster, no entanto, conta com reforço duplo (também conhecido como “dupla capa”). Ela tem a cor branca.

    Tipo: 4 Destina-se a áreas industriais (agricultura, indústrias de petróleo, áreas com maiores temperaturas e relacionadas à química). Além, é claro, do Corpo de Bombeiros, onde é desejável uma maior resistência à abrasão e pressão máxima de trabalho de 1.370 kPa (14 kgf/cm²).

    Ela também é confeccionada com fibra de poliéster, na cor vermelha, mas tem um revestimento de borracha por dentro e por fora. Isso aumenta a sua eficácia.

    Tipo 5: Destina-se à área industrial (indústria pesada, como as petroquímicas, relacionadas ao petróleo, agricultura, descarga de líquidos industriais ou áreas que precisam de materiais mais resistentes ao calor) e Corpo de Bombeiros. Assim, ela é importante para áreas com maior resistência à abrasão e a superfícies quentes, com pressão máxima de trabalho de 1.370 kPa (14 kgf/cm²).

    A estrutura é feita com borracha sintética e o comprimento varia de acordo com as normas — há modelos de 15, 20, 25 e 30 metros.

    Fonte: https://blog.mocelin.ind.br/mangueira-de-incendio-que-devo-utilizar-em-cada-situacao/

  • Dica ver a NBR 11861 – Mangueira de Incêndio – Requisitos e métodos de ensaio.