SóProvas



Questões de ESB (Enterprise Service Bus)


ID
158044
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Enterprise Service Bus ? ESB:

Alternativas
Comentários
  • O Enterprise Service Bus se refere à arquitetura de construção de software tipicamente implementado em tecnologias encontradas na categoria de produtos de infra-estrutura de middleware.

    Normalmente baseado no reconhecimento de padrões, que fornecem uma base de serviços para arquiteturas mais complexas via um driver de evento e padrões baseados em mensagens (BUS).

    Um ESB geralmente fornece uma abstração de camadas na implementação de um sistema empresarial de mensagens, que permita integração da arquitetura para explorar o valor das mensagens sem escrever código. Contrariando a clássica integração de aplicações comerciais (EAI). A base de um enterprise service bus é construida da quebra de funções básicas em partes, que são distribuidas onde for preciso.
    (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Enterprise_Service_Bus

  • Realmente... o Blog de TI da mulher do enunciador tá bombando! :)

ID
644461
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação ao Barramento de Serviços Corporativos (ESB) é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
    •  a) Algumas das capacidades consideradas essenciais para um barramento de serviço corporativo (ESB) são: Resolução de Descrições de Serviços, Transformação de Mensagens e Roteamento Dinâmico de Mensagens.
    •  b) Numa abordagem direcionada a API, o ESB define APIs específicas de plataforma e os fornecedores. Os consumidores utilizam essas APIs para implementar serviços e realizar chamadas. Um exemplo disso são as interfaces Java.
    •  c) Um dos principais objetivos do ESB é prover conectividade para integrar diferentes plataformas de hardware software, mesmo diante de diferentes middleware e protocolos.
    •  d) Utilizar um ESB em uma arquitetura transforma-a em uma arquitetura orientada a serviços. Isso equivale a dizer que ESB implementa SOA. EXATAMENTE... O CONTRÁRIO!!! O SOA QUE "IMPLEMENTA" O ESB
    •  e) Numa abordagem direcionada a protocolo, o ESB define um protocolo e os fornecedores. Os consumidores utilizam esse protocolo para enviar e receber mensagens. Um exemplo disso é Web Service utilizando SOAP.
    GABARITO: B 
  • a) Algumas das capacidades consideradas essenciais para um barramento de serviço corporativo (ESB) são: Resolução de Descrições de Serviços, Transformação de Mensagens e Roteamento Dinâmico de Mensagens.
    As capacidades consideradas essenciais para um barramento de serviço corporativo (ESB) são:
    - Resolução de Descrições de Serviços
    - Transformação de Mensagens
    - Roteamento Dinâmico de Mensagens (Serviço de conectividade)
    - Tratamento de Exceções
    - Monitoramento de Mensagens

    b) Numa abordagem direcionada a API, o ESB define APIs específicas de plataforma e os fornecedores. Os consumidores utilizam essas APIs para implementar serviços e realizar chamadas. Um exemplo disso são as interfaces Java.
    ESB Direcionado a Protocolo versus ESB Direcionado a API
    - Numa abordagem direcionada a protocolo, o ESB define um protocolo e os fornecedores e os consumidores o utilizam para enviar e receber mensagens. Um exemplo disso é Web Service utilizando SOAP.
    - Numa abordagem direcionada a API, o ESB define APIs específicas de plataforma e os fornecedores e os consumidores as utilizam para implementarem serviços e realizarem chamadas. Um exemplo disso são as interfaces Java.

    c) Um dos principais objetivos do ESB é prover conectividade para integrar diferentes plataformas de hardware e software, mesmo diante de diferentes middleware e protocolos.
    Responsabilidades do ESB
    - Prover conectividade: é o principal objetivo do ESB, prover conectividade para integrar diferentes plataformas de hardware e software, mesmo diante de diferentes middleware e protocolos.
    - Transformação de dados: é um aspecto fundamental do papel do ESB tomar parte das transformações de dados, para que seja possível integrar plataformas e linguagens de programação diferentes. Para Web Services o formato geralmente é o SOAP.
    - Roteamento (inteligente): é o mecanismo que permite a chamada de serviço e o retorno da resposta. Dependendo da tecnologia utilizada, o nível de inteligência fornecido pode ser trivial ou requerer processamento muito complicado.
    d) Utilizar um ESB em uma arquitetura transforma-a em uma arquitetura orientada a serviços. Isso equivale a dizer que ESB implementa SOA.
    ESB não representa SOA, mas viabiliza o uso dela como infraestrutura de soluções corporativas.

    e) Numa abordagem direcionada a protocolo, o ESB define um protocolo e os fornecedores. Os consumidores utilizam esse protocolo para enviar e receber mensagens. Um exemplo disso é Web Service utilizando SOAP.
    Veja comentário da letra B.

    Referências:
    [1] http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/dd920288.aspx
    [2] http://www.assembla.com/spaces/senac_tcc_soa/wiki/3-5_-_Barramento_de_Servi%C3%A7os_Corporativos/

ID
646171
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O Barramento de Serviços Corporativos (ESB):

I. Fornece um modelo de integração e implantação, permitindo o tráfego de mensagens locais e globais através de componentes de integração, adaptadores configuráveis, protegidos e gerenciados por um sistema integrado de segurança.

II. Pode suportar inúmeras tecnologias como J2EE, SOAP, WSDL, XML, BPEL etc.

III. Herda do SOA o conceito de serviços, mas não é a mesma coisa que SOA, pois não funciona numa filosofia de invocação de serviços (web), e sim de envio de mensagens de controle e dados.

IV. É igual a todas as soluções de integração de aplicações corporativas, onde interfaces dedicadas têm que ser mapeadas, desenhadas e configuradas para cada aplicação e tecnologias envolvidas.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários

  • IV. ERRADO -NÃO É igual a todas as soluções de integração de aplicações corporativas, onde interfaces dedicadas têm que ser mapeadas, desenhadas e configuradas para cada aplicação e tecnologias envolvidas.

    Um ESB geralmente fornece uma abstração de camadas na implementação de um sistema empresarial de mensagens, que permita integração da arquitetura para explorar o valor das mensagens sem escrever código. Contrariando a clássica integração de aplicações comerciais (EAI).

ID
776497
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Chesf
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O barramento de serviços corporativos (ESB) tem como responsabilidade permitir que consumidores de um serviço consigam acessar os serviços que são oferecidos pelos provedores. Essa responsabilidade envolve diversas atividades e formalismos, além de várias características específicas.

Baseado nessas informações sobre o ESB e suas peculiaridades, conclui-se que um ESB

Alternativas
Comentários
  • um ESB é um intermediário entre serviços, permitindo a interoperabilidade entre eles, de maneira transparente ao requisitante do serviço
  • "Apenas complementando o comentário abaixo. O ESB (Enterprise Service Bus) é um software capaz de prover a comunicação entre diversos sistemas. Ele fornece mecanismos de comunicação entre sistemas, tais como: arquivos de texto, arquivos XML, Banco de Dados, Fila de Mensagens, Web Services ..."

    "O ESB permite  a integração de diferentes aplicações de diferentes plataformas ou línguas..."


    Fonte: Apostila Estratégia - Prof. Diego Carvalho


ID
814903
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma das responsabilidades de um Barramento de Serviços Corporativos (ESB) é redirecionar mensagens de uma localização ou ponto terminal (endpoint) para outro.

Qual tecnologia pode ser usada, em conjunto com um ESB, para definir políticas para o redirecionamento de mensagens?

Alternativas

ID
2354761
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O ESB (Enterprise Service Bus) é uma tecnologia cada vez mais adotada pelas corporações com o objetivo de integração de negócio. Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    "Somente" é um dos vários termos que, normalmente, fazem parte de afirmativas falsas. Esse é mais um exemplo.


ID
3573475
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Para atender seu contexto de negócio, a empresa “Solução & Associados” possui diversas aplicações desenvolvidas em diferentes plataformas e linguagens de programação que precisam se comunicar. Desta forma, a “Solução & Associados” resolveu empregar a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) com a utilização de um barramento de serviços, ou Enterprise Service Bus (ESB).

Assim, a utilização desse barramento 

Alternativas
Comentários
  • ESB não implementa uma arquitetura orientada a serviço (SOA), mas fornece as características para que possa ser implementado. ESB não necessariamente precisa ser implementado usando web services. ESB devem ser baseados em padrões flexíveis, suportando vários meios de transporte. Baseado no EAI melhor que padrões SOA, ele tenta remover o acoplamento entre o serviço chamado e o meio de transporte.