A estação terrena mais popular que existe é a VSAT, uma abreviatura para Very Small Aperture Terminal. Geralmente são estações com antenas variando de 80 cm a 2 metros e pouco de diâmetro.
Arquitetura
Uma rede VSAT é composta de um número de estações VSAT e uma estação principal (“hub station”).
A estação principal dispõe de antena maior e se comunica com todas as estações VSAT remotas, coordenando o tráfego entre elas. A estação “hub” também se presta como ponto de interconexão para outras redes de comunicação.
Topologias
Existem duas topologias de redes VSAT: a estrela e a malha (“mesh”). Na topologia em estrela as estações VSAT se comunicam exclusivamente com a estação “hub” e na topologia em malha há comunicação direta entre as VSATs.
Na topologia em estrela, para uma estação VSAT se comunicar com outra estação do mesmo tipo deve se comunicar com a estação “hub” e esta retransmitir o sinal para a outra estação VSAT, ocorrendo nesse caso o fenômeno denominado de duplo salto, pois o sinal vai e volta duas vezes do satélite.
A rede VSAT (very small aperture terminal), amplamente utilizada em comunicações por satélite, é composta por várias estações VSAT e um hub concentrador. (Correto)
Uma topologia comum, nesse tipo de rede, é a topologia em malha (mesh), (Errado, Na VSAT com Hub a topologia presente é a estrela) cuja principal característica é o salto duplo, em que uma VSAT só consegue se comunicar com outra VSAT passando pelo hub. (Correto), Na topologia em estrela, para uma estação VSAT se comunicar com outra estação do mesmo tipo deve se comunicar com a estação “hub” e esta retransmitir o sinal para a outra estação VSAT, ocorrendo nesse caso o fenômeno denominado de duplo salto, pois o sinal vai e volta duas vezes do satélite).
Gabarito: Errado
O outro tipo de arquitetura, menos usual, é a topologia em malha (mesh) onde qualquer um dos terminais VSAT se comunica, por intermédio somente do satélite, diretamente com um ou mais terminais. Este tipo de topologia é extremamente útil quando se deseja diminuir o tempo de atraso de uma transmissão, já que há somente um salto entre os dois pontos.
Fonte: Teleco e https://www.gta.ufrj.br/