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Prova Aeronáutica - 2016 - ITA - Aluno - Português


ID
2274259
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O livro Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, mostra como, no Brasil, os agentes do poder costumam, por vezes, confundir as esferas do público e do privado. Como afirma o narrador, no capítulo XLV: “Já naquele tempo (e dizem que é defeito nosso) o empenho, o compadresco, eram uma mola de todo o movimento social”. No enredo, isso é ilustrado pelo comportamento de Vidigal, que

Alternativas

ID
2274262
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na ficção romântica, em geral, o destino das personagens femininas é a felicidade pelo casamento ou a morte trágica. Nesse aspecto, Til, de José de Alencar, traz um final inovador, resultante do amadurecimento de Berta após conhecer a história de Besita, sua mãe. Podemos afirmar isso acerca do romance em questão, pois Berta

Alternativas

ID
2274265
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O romance Fogo morto, de José Lins do Rego, apresenta um amplo painel social do interior paraibano no final do século XIX. Acerca das personagens, é correto dizer que

Alternativas

ID
2274268
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre o poema de Manuel Bandeira,

Irene no céu

Irene preta

Irene boa

Irene sempre de bom humor.

Imagino Irene entrando no céu:

- Licença, meu branco!

E São Pedro bonachão:

- Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.

(Em: Libertinagem. Rio de Janeiro: Pongetti, 1930.)

é INCORRETO afirmar que a relação afetiva entre o sujeito lírico e Irene

Alternativas

ID
2274271
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Irene no céu 

Irene preta

Irene boa

Irene sempre de bom humor. 

Imagino Irene entrando no céu:

- Licença, meu branco!

E São Pedro bonachão:

- Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.

(Em: Libertinagem. Rio de Janeiro: Pongetti, 1930.)

O poema abaixo é de Alcides Villaça.

Bach no céu

Para Manuel Bandeira

Imagino Johann Sebastian Bach entrando no céu:

- Com licença, São Pedro?

- Faz favor, João. Só não repare a bagunça.

(Em: Ondas curtas. São Paulo: Cosac Naify, 2014.)

Dada a explícita relação intertextual entre Bach no céu e Irene no céu, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2274274
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No poema de Maria Lúcia Alvim intitulado Frasco de âmbar, que possui uma atmosfera muito feminina,

Frasco de âmbar

À força de guardar-te

evaporaste!

(Em: Vivenda. São Paulo: Duas Cidades, 1989.)

I. a voz lírica expressa-se de modo sentimental - daí o ponto de exclamação - revelando forte afeto do "eu" em relação ao "tu".

II. a fala dirigida ao objeto contém um lamento pela sua perda, ocorrida apesar de todo o cuidado e apego que a ele foram dedicados.

III. o teor metafórico do poema se reforça na associação estabelecida entre a volatilidade do perfume e o sentimento amoroso.

Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • O item I está correto. O eu lírico (também chamado de voz lírica) revela forte emoção. O poema fala 

    sobre os sentimentos do eu lírico em relação ao interlocutor imaginado – expresso pelo “tu”. 

    O item II está correto. Por mais que a voz lírica tenha se esforçado para manter o objeto de seu afeto 

    consigo, foi tudo em vão: ele a deixou. Pressupõe-se pelo título do poema que o objeto do afeto foi 

    guardado num frasco, porém isso não evitou que ele evaporasse. 

    O item III está correto. Há uma metáfora implícita no poema que relaciona a pessoa amada ao perfume 

    guardado em um frasco e o sentimento amoroso que se acabou ao caráter volátil do perfume.