O enunciado da questão menciona: ...para criar um objeto ... Ou seja, buscamos padrões de projeto criações. Por isso excluímos as alternativa C, D, por serem padrões comportamentais, e também a alternativa E, por ser um padrão estrutural.
Sabendo que o padrão criacional singleton garante um único ponto de acesso conhecido, ou seja, apenas uma instância de classe, eliminamos a alternativa A.
GABARITO ALTERNATIVA B
Os padrões de projeto Iterator e Memento são padrões comportamentais, já o padrão Adapter é estrutural. A dúvida pode ficar entre os dois padrões criacionais, Singleton e Fábrica (Factory).
No primeiro, tem-se a criação de apenas uma instância do objeto utilizando o construtor padrão, sendo esse único em toda execução do programa. Perceba que não é necessário a utilização de uma interface!
Já no segundo, é utilizado uma interface comum na criação de um objeto. Neste caso, poderíamos ter uma interface Forma que seria implementada por duas classes, Circulo e Triângulo. Durante a criação do objeto, definiríamos ele como sendo uma "Forma obj" a qual seria possível atribuir a este objeto Circulo ou Triângulo, "Forma obj = new Circulo();" ou "Forma obj = new Triangulo();".