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ID
3540796
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

É um padrão de projeto usado para criar um objeto sem expor a lógica de sua criação ao cliente, buscando o uso de interfaces comuns.

Alternativas
Comentários
  • O enunciado da questão menciona: ...para criar um objeto ... Ou seja, buscamos padrões de projeto criações. Por isso excluímos as alternativa C, D, por serem padrões comportamentais, e também a alternativa E, por ser um padrão estrutural.

    Sabendo que o padrão criacional singleton garante um único ponto de acesso conhecido, ou seja, apenas uma instância de classe, eliminamos a alternativa A.

    GABARITO ALTERNATIVA B

  • Os padrões de projeto Iterator e Memento são padrões comportamentais, já o padrão Adapter é estrutural. A dúvida pode ficar entre os dois padrões criacionais, Singleton e Fábrica (Factory).

    No primeiro, tem-se a criação de apenas uma instância do objeto utilizando o construtor padrão, sendo esse único em toda execução do programa. Perceba que não é necessário a utilização de uma interface!

    Já no segundo, é utilizado uma interface comum na criação de um objeto. Neste caso, poderíamos ter uma interface Forma que seria implementada por duas classes, Circulo e Triângulo. Durante a criação do objeto, definiríamos ele como sendo uma "Forma obj" a qual seria possível atribuir a este objeto Circulo ou Triângulo, "Forma obj = new Circulo();" ou "Forma obj = new Triangulo();".