- ID
- 1653154
- Banca
- CRSP - PMRJ
- Órgão
- PM-RJ
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Medicina
- Assuntos
Em relação às consultas, o importante na assistência pré-natal é
Em relação às consultas, o importante na assistência pré-natal é
O risco de transmissão vertical da sífilis ocorre
Na assistência pré-natal, a suplementação com vitaminas e sais minerais deve incluir
O diagnóstico do trabalho de parto deve levar em consideração o
A indução do parto com colo desfavorável deve ser
Os graus de desproporção cefalo-pélvica segundo Titus e levando em consideração a medida da conjugata vera (CV) são os seguintes:
São irregularidades no mecanismo de parto na apresentação pélvica:
O estímulo ao aleitamento materno deve começar
Operação cesariana após trabalho de parto e amniorrexe de qualquer duração em mulheres não indigentes apresenta o seguinte risco de infecção puerperal:
A endometrite puerperal caracteriza-se por
O tratamento da gestante diabética deve incluir
O parto da gestante diabética
O parto na gestante cardiopata deve ser
A bacteriúria assintomática na gravidez
São requisitos para a operação cesariana eletiva em portadoras de HIV:
O diagnóstico clínico da apresentação pélvica baseia-se em
Das condições abaixo, quais são exigidas para o parto gemelar por via vaginal?
As funções do fórcipe obstétrico são:
Exigem-se como condições de praticabilidade do fórcipe obstétrico na apresentação de crânio:
A extração fetal na cesariana pode ser difícil devido à
Diante de distocia de espádua, a ordem das manobras para a liberação dos ombros deve ser:
O desenho de estudo adequado para avaliar tratamento é
Entre as ações para reduzir a mortalidade materna, incluem-se:
Qual das opções abaixo melhor representa as causas de mortalidade perinatal?
Erro médico é a conduta profissional inadequada caracterizada por
Segundo a lei nº 9623 de 12 de janeiro de 1996, são exigências para a esterilização tubária:
Primigesta, com 16 semanas de idade gestacional, queixa-se de aumento do ritmo miccional que se acentua no período do sono. Ao exame: PA = 120 x 80 mmHg, temperatura axilar 36,4ºC, medida do fundo uterino de 20 cm, BCF = 150 bpm. Ao toque: colo posterior fechado sem perdas vaginais. Qual a melhor conduta?
Gestante com 32 semanas de idade gestacional, GI, P0, A0, atendida em consulta de rotina pré-natal. Ao exame: PA = 150 x 90 mmHg, medida do fundo uterino = 27cm, BCF = 144bpm. Propedêutica biofísica fetal: Dopplerfluxometria da artéria umbilical apresentado diástole zero, índice de pulsatilidade (PI) da artéria cerebral média com PI = 0,75 e do ducto venoso apresentando fluxo diastólico reverso.
Qual a melhor conduta?
Durante a expulsão, os ombros geralmente se insinuam no diâmetro oblíquo ou transverso, sob o ramo púbico. Os puxos, esforço materno involuntário para expulsão fetal, irão impulsionar o ombro anterior sob o pube que, após passar pelo estreito superior da bacia e ganhar o assoalho pélvico, sofrem rotação para orientar o diâmetro biacromial no sentido anteroposterior da saída do canal de parto.
Considerando que o ombro não rode para o diâmetro oblíquo antes de sua insinuação, mantendo posição anteroposterior, qual a complicação mais comum?
Gestante com 20 semanas de idade gestacional chega para a primeira consulta de pré-natal trazendo o seguinte laudo de ultrassonografia: gestação gemelar monocoriônica e diamniótica, feto A em apresentação pélvica, dorso à direita, biometria compatível com o datismo menstrual, maior bolsão vertical com 07cm; feto B apresentando má formação complexa envolvendo cabeça e parte superior do corpo com coração rudimentar não funcionante e maior bolsão vertical de 03cm.
Qual o diagnóstico?
Gestante com 13 semanas de idade gestacional chega para a primeira consulta de pré-natal com a informação dada pelo ultrassonografista de que se trata de uma gestação gemelar dicoriônica e diamniótica.
Qual dos sinais abaixo, identificado pelo ultrassonografista, permitiu este diagnóstico?
Dos marcadores do perfil biofísico fetal a seguir, assinale o que mais tardiamente se compromete frente à hipoxia fetal.
Das doenças a seguir, qual a que mais comumente se associa com restrição do crescimento intrauterino grave e precoce?
Em uma gestação cujo comprimento cabeça nádega (CCN) é de 55mm e a medida da translucência nucal de 3,1 mm, qual a opção correta?
Gestante com 37 semanas apresenta sangramento vaginal intenso há 01 hora, nega contrações e esforço físico. Ao exame, paciente apresentando sudorese e taquicardia, BCF = 126 bpm, ao toque, colo dilatado 02 cm, toca-se a superfície materna da placenta.
Qual a melhor conduta?
Qual a mais frequente complicação materna no quarto período do parto?
Gestante com 28 semanas de idade gestacional apresenta glicemia de jejum de 110mg/dl e glicemia 2 horas após sobrecarga de 100g de glicose de 175mg/dl.
Qual das medidas abaixo tem maior impacto para a redução da mortalidade perinatal nesta gestante?
A profilaxia da aloimunização pelo antígeno Rh (D) é realizada através da administração da imunoglobulina anti-Rh (D). Em qual das situações abaixo está indicada?
A sequência clássica das alterações de fluxo à dopplervelocimetria no modelo obstrutivo é:
Gestante com 28 anos, terceira gestação, no momento com 12 semanas de idade gestacional e história de dois abortamentos tardios (com 17 e 16 semanas respectivamente, ambos os fetos vivos que nasceram ainda em casa e morreram em seguida).
Qual a melhor conduta?
Gestante de 25 anos apresenta laudo ultrassonográfico compatível com higroma cístico em um feto com genitália feminina. Qual das opções abaixo melhor se relaciona a este achado?
Gestante de 38 anos apresenta laudo de ecocardiografia fetal compatível com defeito do septo interventricular. Após discussão com o médico assistente, optaram por fazer amniocentese para cariótipo fetal.
Qual o diagnóstico mais provável?
A dopplervelocimetria é uma técnica que pode ser utilizada como método preditivo de anemia fetal.
Que vaso da economia fetal possui os melhores resultados nesse tipo de investigação?
Gestante apresenta infecção primária por rubéola. Sobre esse caso, é correto afirmar:
Sobre a hepatite B na gestação, podemos afirmar:
Sobre lúpus e gravidez é correto afirmar:
Dentre os testes listados abaixo para o diagnóstico da síndrome antifosfolipídeo, o que se associa de modo independente com o prognóstico fetal adverso, em especial quando seus valores se mostram superiores a 40GPL, é:
Gestante com 23 semanas de idade gestacional e diagnóstico de sífilis primária tratada com 1.200.000 UI de Penicilina G benzatina, evolui com óbito fetal.
Sobre esse caso, assinale a opção correta.
Uma gestante deve ser considerada adequadamente tratada para sífilis na gestação e seu filho necessita de cuidados especiais como os prestados aos filhos de mães não tratadas se
Uma gestante assintomática apresenta ultrassonografia compatível com hidropisia fetal e sinais de anemia severa pela dopplerfluxometria.
Qual o diagnóstico provável que irá nortear sua propedêutica?