A santa Mãe Igreja, por fé apostólica, considera como sagrados e canônicos os livros inteiros tanto do Antigo como do Novo Testamento, com todas as suas partes [...] (Dei Verbum, n. 11)
A respeito da canonicidade dos livros bíblicos, bem como da organização desses livros segundo a Bíblia católica, analise as afirmativas a seguir:
I. Chama-se Pentateuco àqueles cinco primeiros livros do Antigo Testamento que, na tradição judaica, são conhecidos como Torá.
II. A Obra Historiográfica Deuteronomista corresponde aos sete primeiros livros dos chamados Livros Históricos.
III. Dos Livros Sapienciais, Sabedoria e Eclesiástico são chamados de deuterocanônicos, por não fazerem parte da Bíblia protestante.
IV. A ordem dos quatro Evangelhos não corresponde à ordem cronológica em que foram escritos.
V. O Corpus paulinum é constituído por cartas denominadas “protopaulinas”, “deuteropaulinas” e “tritopaulinas”.
Assinale
A respeito do primeiro Concílio ecumênico realizado na Igreja, o de Niceia, no ano de 325, cuja finalidade era resolver questões cristológicas, em razão da comunhão eclesial e da ortodoxia da fé, é correto afirmar que o credo niceno teve por objetivo refutar e condenar o
.O Concílio Vaticano II, com sua Declaração Dignitatis Humanae, sobre a liberdade religiosa, insiste no direito, inerente a toda pessoa humana, de não ser coagida no que diz respeito à sua pertença religiosa.
Diante desse direito, inscrito na própria dignidade do ser
pessoa, assinale a alternativa correta.
O parágrafo primeiro do cânon 204, do Código de Direito Canônico, estabelece que fiéis são todos aqueles que, pelo batismo, são incorporados a Cristo e participam, a seu modo, do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo e são chamados a exercer, no mundo, a missão que Deus confiou à Igreja. Diante disso, segundo o que é definido pelos cânones 208-223, a respeito das obrigações e direitos de todos os fiéis, é correto afirmar que
O cânon 204, do Código de Direito Canônico, em seus dois parágrafos, evita estabelecer uma identificação pura e simples dos termos “Igreja de Cristo” e “Igreja Católica”, demonstrando abertura ecumênica, ao dar espaço para a compreensão de que outras denominações também compõem a Igreja de Cristo. Diante disso, tendo em vista o trânsito religioso entre igrejas cristãs, tão comum no cotidiano pastoral, uma das questões que surgem diz respeito à validade do batismo de uma pessoa convertida ao catolicismo, vindo de outra tradição cristã, tal como sugere o cânon 869 do Código. Estando, pois, o clérigo diante de uma situação da qual se duvide do batismo de cristão convertido ao catolicismo, após séria investigação, deve-se proceder com o chamado batismo sob condição (cf. cân 869), excluindo-se algumas tradições religiosas.
Assinale a tradição religiosa de cujo batismo se deve prudentemente duvidar e que, por essa razão, requer-se que novo batismo seja administrado, sob condição.