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Prova UEM - 2011 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 2 - Francês


ID
4026334
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto

O romance Senhora, de José de Alencar, classificado no âmbito do projeto literário do escritor como “urbano”, constitui-se uma intensa crítica à sociedade oitocentista, na qual o casamento consiste na única alternativa possível para a aceitação social da mulher: a protagonista declara ter comprado um marido por ser este “um traste indispensável às mulheres honestas”.

Alternativas

ID
4026337
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto

O romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, ocupa lugar de destaque na história da literatura brasileira, entre diversas razões, por retratar de maneira engenhosa o comportamento de um homem atormentado pelo ciúme. Nessa ordem de ideias, a grande questão do livro deixa de ser a famosa polêmica acerca da traição ou da inocência de Capitu e centra-se no modo de construção dos argumentos do narrador para atestar-lhe a culpa: “se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca”.

Alternativas

ID
4026340
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto

O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, integra o conjunto das obras de ficção que marcaram o período de transição entre as tendências literárias do final do século XIX (realismo-naturalismo, parnasianismo e simbolismo) e o modernismo brasileiro. Trata-se de uma obra caracterizada por reduplicar os padrões estéticos e ideológicos dos períodos anteriores. A denominação de “pré-modernista” vem somente do fato de anteceder, ou seja, vir antes do modernismo. Segue um fragmento do romance, cuja linguagem solene atesta esta afirmativa: “Não se pudera conter. Aquela leva de desgraçados a sair assim, a desoras, escolhidos a esmo, para uma carniçaria distante, falara fundo a todos os seus sentimentos”.

Alternativas

ID
4026343
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto

A coletânea de narrativas curtas O cobrador, de Rubem Fonseca – diferentemente das demais obras do escritor paulistano, marcadas pela abordagem de problemas do cotidiano urbano contemporâneo, como a violência – caracteriza-se pelo intimismo ou pela sondagem psicológica, em que a problematização da sociedade urbana violenta cede lugar a colóquios amorosos. Pode-se atestar isso no seguinte fragmento do conto que dá nome à coletânea: “Agora, muito tempo depois, deitados olhando um para o outro hipnotizados até que anoitece e nossos rostos brilham no escuro e o perfume do corpo dela traspassa as paredes do quarto”.

Alternativas

ID
4026346
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto

A coletânea de narrativas curtas O calor das coisas, de Nélida Piñon, é construída em torno da temática do casamento. São ao todo 13 contos cujas personagens se veem mergulhadas em conflitos oriundos de uniões conjugais problemáticas. A exceção fica por conta de “I love my husband”, narrativa constituída do depoimento da narradora-protagonista acerca de sua plenitude matrimonial, como demonstra o desfecho do conto: “Um pão que ele e eu comemos há tantos anos sem reclamar, ungidos pelo amor, atados pela cerimônia de um casamento que nos declarou marido e mulher. Ah, sim, eu amo meu marido”.

Alternativas

ID
4026349
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e sobre seu autor, João Cabral de Melo Neto.

Autocrítica

Só duas coisas conseguiram
(des)feri-lo até a poesia:
o Pernambuco de onde veio
e o aonde foi, a Andaluzia.
Um, o vacinou do falar rico
e deu-lhe a outra, fêmea e viva,
desafio demente: em verso
dar a ver Sertão e Sevilha. 

O poema “Autocrítica”, por meio de seu próprio título, aponta para algumas das principais características da poética de João Cabral de Melo Neto: o rigor, a reflexão e a autoconsciência do fazer literário por parte do poeta.

Alternativas

ID
4026352
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e sobre seu autor, João Cabral de Melo Neto.

Autocrítica

Só duas coisas conseguiram
(des)feri-lo até a poesia:
o Pernambuco de onde veio
e o aonde foi, a Andaluzia.
Um, o vacinou do falar rico
e deu-lhe a outra, fêmea e viva,
desafio demente: em verso
dar a ver Sertão e Sevilha. 

A presença das duas referências geográficas no poema (o sertão pernambucano e a região da Andaluzia, na Espanha) marcam dois aspectos importantes da primeira geração modernista, da qual João Cabral de Melo Neto foi um dos expoentes: a abordagem crítica de elementos da realidade nacional brasileira e a deglutição antropofágica do elemento estrangeiro.

Alternativas

ID
4026355
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e sobre seu autor, João Cabral de Melo Neto.

Autocrítica

Só duas coisas conseguiram
(des)feri-lo até a poesia:
o Pernambuco de onde veio
e o aonde foi, a Andaluzia.
Um, o vacinou do falar rico
e deu-lhe a outra, fêmea e viva,
desafio demente: em verso
dar a ver Sertão e Sevilha. 

A referência ao sertão, embora importante no poema reproduzido, não encontra, contudo, espaço significativo na obra de João Cabral de Melo Neto como um todo. O ambiente urbano é o elemento de comparação e inspiração de sua produção lírica pautada pela postura do “poeta engenheiro”.

Alternativas

ID
4026358
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e sobre seu autor, João Cabral de Melo Neto.

Autocrítica

Só duas coisas conseguiram
(des)feri-lo até a poesia:
o Pernambuco de onde veio
e o aonde foi, a Andaluzia.
Um, o vacinou do falar rico
e deu-lhe a outra, fêmea e viva,
desafio demente: em verso
dar a ver Sertão e Sevilha. 

O rigor e a severidade em termos formais conduzem a lírica cabralina a construções sóbrias, evitando ao máximo arroubos de emoção gratuitos. No poema “Autocrítica”, mesmo a lembrança de lugares importantes para o poeta é traduzida por meio de versos que atrelam sua significação ao pensamento metaliterário.

Alternativas

ID
4026361
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e sobre seu autor, João Cabral de Melo Neto.

Autocrítica

Só duas coisas conseguiram
(des)feri-lo até a poesia:
o Pernambuco de onde veio
e o aonde foi, a Andaluzia.
Um, o vacinou do falar rico
e deu-lhe a outra, fêmea e viva,
desafio demente: em verso
dar a ver Sertão e Sevilha. 

A consciência arquitetural e a noção da poesia como composição, elementos que levaram a produção cabralina a um patamar destacado em termos de articulação de forma e conteúdo, influenciaram poetas posteriores, fazendo de João Cabral de Melo Neto um dos precursores do concretismo no Brasil.

Alternativas

ID
4026364
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o modernismo brasileiro.

Embora seja possível traçar um quadro contendo as principais características do modernismo brasileiro, há de se ressaltar que, diferentemente das principais escolas literárias do século XIX, o movimento modernista não exibia um programa comum a ser seguido pelos escritores. Sua característica unificadora consiste no desejo de liberdade de criação e de expressão.

Alternativas

ID
4026367
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o modernismo brasileiro.

O “Manifesto Pau-Brasil”, redigido por Oswald de Andrade, define os princípios fundamentais da poesia da primeira geração modernista (1922-1930): espontaneidade, ingenuidade e primitivismo, no sentido de não estar contaminada por regras preestabelecidas do fazer literário. A poesia PauBrasil, como a árvore do mesmo nome, pretendia se constituir em produto, ou cultura, de exportação, já que é concebida a partir da união da “cor local” com os meios de expressão de vanguarda.

Alternativas

ID
4026370
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o modernismo brasileiro.

O “Prefácio interessantíssimo” apresenta os poemas de Pauliceia desvairada, de Mário de Andrade. Publicado em 1922, esse “prefácio” consiste no primeiro texto teórico a surgir no Brasil sobre a arte moderna. Trata-se de um texto que, bem ao gosto da estética modernista, mistura seriedade e divertimento, e aproveita as sugestões da fórmula: lirismo + arte = poesia.

Alternativas

ID
4026373
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o modernismo brasileiro.

A segunda fase do modernismo brasileiro (1930- 1945) é ainda mais radical do que a primeira em termos estético-formais. Os escritores intensificam as demandas revolucionárias anteriores, publicando manifestos, como o Antropofágico, de Oswald de Andrade, e romances, como Vidas secas, de Graciliano Ramos, caracterizados por uma postura de rompimento com o passado.

Alternativas

ID
4026376
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o modernismo brasileiro.

Quanto aos temas do modernismo, a crítica costuma salientar que, embora os modernistas idealizadores da Semana de Arte Moderna defendessem a liberdade de expressão do artista, a temática por eles abordada, sobretudo na chamada “fase heroica” (1922-1930), gira em torno dos grandes temas da literatura tradicional: eventos importantes, sentimentos sublimes, o belo, conflitos existenciais etc.

Alternativas

ID
4026379
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e sobre seu autor, Manuel Bandeira.

Poética

Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto
[expediente protocolo e manifestações de apreço ao
[sr. diretor

Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no
[dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo

Abaixo os puristas

Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de
[si mesmo.

De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de cossenos secretário do
[amante exemplar com cem modelos de cartas e as
[diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc.

Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare

— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. 

A lírica de Bandeira, apesar de ter legado à tradição literária brasileira poemas marcantes como “Poética”, constitui apenas uma pequena parte da produção do autor, uma vez que ele se notabilizou como romancista, merecendo destaque obras como Macunaíma e Memórias sentimentais de João Miramar.

Alternativas

ID
4026382
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e sobre seu autor, Manuel Bandeira.

Poética

Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto
[expediente protocolo e manifestações de apreço ao
[sr. diretor

Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no
[dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo

Abaixo os puristas

Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de
[si mesmo.

De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de cossenos secretário do
[amante exemplar com cem modelos de cartas e as
[diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc.

Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare

— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. 

A preocupação com a forma poética revela a principal influência da lírica de Manuel Bandeira: o parnasianismo e seus mestres como Olavo Bilac e Alberto de Oliveira.

Alternativas

ID
4026385
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e sobre seu autor, Manuel Bandeira.

Poética

Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto
[expediente protocolo e manifestações de apreço ao
[sr. diretor

Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no
[dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo

Abaixo os puristas

Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de
[si mesmo.

De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de cossenos secretário do
[amante exemplar com cem modelos de cartas e as
[diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc.

Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare

— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. 

A visão poética que o poema defende se adequa àquela que o modernismo brasileiro apresentou, sobretudo aquele da geração de 1922, da qual Bandeira foi um dos principais nomes.

Alternativas

ID
4026388
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e sobre seu autor, Manuel Bandeira.

Poética

Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto
[expediente protocolo e manifestações de apreço ao
[sr. diretor

Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no
[dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo

Abaixo os puristas

Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de
[si mesmo.

De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de cossenos secretário do
[amante exemplar com cem modelos de cartas e as
[diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc.

Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare

— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. 

Apesar de propor o afastamento de todo “lirismo que não é libertação”, Bandeira constrói um poema com métrica regular, o que estabelece um diálogo com modelos poéticos anteriores aos do modernismo brasileiro.

Alternativas

ID
4026391
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e sobre seu autor, Manuel Bandeira.

Poética

Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto
[expediente protocolo e manifestações de apreço ao
[sr. diretor

Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no
[dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo

Abaixo os puristas

Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de
[si mesmo.

De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de cossenos secretário do
[amante exemplar com cem modelos de cartas e as
[diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc.

Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare

— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. 

Embora Bandeira seja um dos mais expressivos exemplos do modernismo do Brasil, sua produção inicial foi marcada por forte influência do simbolismo, tal como pode ser verificado em uma obra como Cinza das horas, de 1917.

Alternativas

ID
4026394
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto

O romance Dom Casmurro, do escritor realista brasileiro Machado de Assis, é narrado em primeira pessoa por Bento Santiago. Assim, pode-se dizer que o foco narrativo do romance, ou seja, o ponto de vista a partir do qual a história é contada, é o do próprio narrador, conforme atesta este fragmento: “O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente”.

Alternativas

ID
4026397
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto

O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, é narrado em primeira pessoa por um narrador testemunha. Nesse sentido, a história não é contada a partir do ponto de vista do protagonista, mas sim a partir do ponto de vista do narrador. É o que se pode verificar neste fragmento: “Quaresma lia; e lembrava-se que Darwin escutava com prazer esse concerto dos charcos. Tudo na nossa terra é extraordinário! pensou”.

Alternativas

ID
4026400
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto

O conto “O cobrador”, de Rubem Fonseca, é narrado em primeira pessoa pelo próprio protagonista. O foco narrativo, portanto, é o de um assassino em série que pratica seus atos como forma de cobrança das dívidas que acredita que a sociedade tem para com ele. Eis o início do conto: “Na porta da rua uma dentadura grande, embaixo escrito Dr. Carvalho, Dentista. Na sala de espera vazia uma placa, Espere o Doutor está atendendo um cliente”.

Alternativas

ID
4026403
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto

O conto “O ilustre Menezes”, de Nélida Piñon, consiste na reescritura do conto de Machado de Assis “Missa do galo”. Enquanto, no texto original, a história é narrada a partir do ponto de vista do adolescente Nogueira, na versão da escritora contemporânea, o foco narrativo é o do marido de D. Conceição, o Menezes. Trata-se de uma estratégia narrativa que confere ao texto de Piñon um intenso caráter irônico, quando lido a partir da intertextualidade com a narrativa machadiana. Isso porque o narrador sequer é capaz de imaginar a capacidade de dissimulação da esposa traída: “Como prêmio, para certos infortúnios, tenho de Conceição a sua fidelidade e completa devoção ao lar. Assim, inimigo mesmo é o tempo a esgotar-se sem cerimônia”.

Alternativas

ID
4026406
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto

O romance Senhora, de José de Alencar, é narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente. No entanto, o foco narrativo é o de Fernando. É a partir de seu ponto de vista que a história é narrada. Sendo assim, Aurélia é retratada de fora, a partir das observações do protagonista acerca de seu comportamento. Essa é uma estratégia narrativa comum à estética romântica, uma vez que facilita a manifestação da subjetividade das personagens. Segue um trecho do romance: “Aurélia fitou o retrato com delícia. Arrebatada pela veemência do afeto que intumescia-lhe o seio, pousou nos lábios frios e mortos da imagem um beijo férvido, pujante, impetuoso; um desses beijos exuberantes que são verdadeiras explosões da alma irrupta pelo fogo de uma paixão subterrânea, longamente recalcada”.

Alternativas