SóProvas



Prova UERJ - 2022 - UERJ - Comunicador Social - Publicidade


ID
5605960
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada.

São Paulo: Summus, 2003. 


A projeção da imagem corporativa de uma organização, traduzindo sua missão, visão, valores, filosofias e políticas, é atribuição da seguinte área da comunicação integrada:

Alternativas
Comentários
  • letra b

    Q677916 - A missão e a visão da organização, sua capacidade de inovação e seus talentos humanos fazem parte da identidade institucional da organização.

    Q1286252 - Da definição da missão, visão e valores, respectivamente, da identidade organizacional na gestão estratégica: A razão de ser, ponto almejado no futuro; os princípios institucionais.

     A identidade institucional é a expressão que confere personalidade e traduz o que se considera ideal para a instituição, representada nos conceitos de missão, visão e valores, onde missão define a razão da existência; visão, a situação desejável para o futuro; e os valores constituem a base de tudo o que se acredita como certo e adequado.


ID
5605963
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Dentre os múltiplos significados da expressão comunicação pública, é possível encontrar um ponto comum de entendimento que é aquele que diz respeito a um processo comunicativo que se instaura entre atores na esfera pública com o objetivo de informar para a construção da cidadania.

BRANDÃO, E. P. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, J. (Org.)

Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012.


Além de representantes da esfera econômica, a comunicação pública também reúne atores dos seguintes segmentos:

Alternativas
Comentários
  • letra d

    A Comunicação Pública é um conceito que tem origem na noção de comunicação governamental. A raiz da evolução está na viabilização da democracia e na transformação do perfil da sociedade brasileira a partir da década de 1980.

    Fonte: DUARTE, 2007.

  • Questão extramamente polêmica. A banca simplesmente omitiu um termo de suma importância para o entendimento da questão.

    A alternativa D deveria estar formulada da seguinte forma: sociedade civil e poder público.

    Ao deixar apenas a palavra "poder" deixa em aberto toda a diversidade de poderes possíveis. Entre eles:o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros.


ID
5605966
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

A influência por parte da mídia depende, efetivamente, do grau de exposição a que o receptor esteja exposto, mas, mais que isso, do tipo de mídia, do grau de relevância e interesse que este receptor venha emprestar ao tema, a saliência que ele lhe reconhecer, sua necessidade de orientação ou sua falta de informação, ou, ainda, seu grau de incerteza, além dos diferentes níveis de comunicação interpessoal que desenvolver.

HOHLFELDT, A. Hipóteses contemporâneas de pesquisa em comunicação. 

In: HOHLFELDT, A.; MARTINO, L.; FRANÇA, V. V. (Orgs.).

Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2008.


Em relação ao papel da cobertura noticiosa da mídia, o trecho acima dialoga com a hipótese teórica nomeada de:

Alternativas
Comentários
  • letra b

    A hipótese de newsmaking dá especial ênfase à produção de informações, ou melhor, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia. Deste modo, é especialmente sobre o emissor, no caso o profissional da informação, visto enquanto intermediário entre o acontecimento e sua narratividade, que é a notícia, que está centrada a atenção destes estudos, que incluem sobremodo o relacionamento entre fontes primeiras e jornalistas, bem como as diferentes etapas da produção informacional, seja ao nível de captação da informação, seja em seu tratamento e edição e, enfim, em sua distribuição. (Hohlfeldt, Martino e França, Veiga. 2010.)

    Agenda setting, há a tendência de as pessoas incluírem ou excluírem dos próprios conhecimentos aquilo que os

    mass media incluem ou excluem do próprio conteúdo. 

    Efeito de enciclopédia – que pode, ou não, ser provocado pela mídia.

    Tematização – é o procedimento implicitamente ligado à centralidade, na medida em que se trata da capacidade de dar o destaque necessário (sua formulação, a maneira pela qual o assunto é exposto), de modo a chamar a atenção. Um dos desdobramentos da tematização é a chamada suíte de uma matéria, ou seja, os múltiplos desdobramentos que a informação vai recebendo, de maneira a manter presa a atenção do receptor naquele assunto.

  • "Pressupostos da hipótese de agendamento: O fluxo contínuo de informação - este fluxo gera o que McCombs (HOHFELDT, 2002) denominará efeito de enciclopédia, que pode ser provocado pela mídia. De manhã à noite, as pessoas recebem inúmeras informações que, na maioria das vezes, levam- nas ao processo de entropia. Isso corresponde a um excesso de informações que, se não elaboradas corretamente pelo receptor, perdem-se ou geram situações imprevistas" ( ARAÚJO E SOUSA, p.103)

    FONTE: OBRAS JORNALÍSTICAS: UMA SÍNTESE ELLIS REGINA ARAÚJO e ELIZETE CRISTINA DE SOUZA


ID
5605969
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Art. 19 − (...) o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário.

Lei Federal nº 12.965, de 23 de abril de 2014. planalto.gov.br.


O artigo citado está contido na seção III da lei e se refere aos fatores que condicionam a responsabilização de provedores de aplicações de internet, em função de conteúdos gerados por terceiros em suas plataformas.

Com base no texto, observa-se que tal norma tem por objetivo imputar a esses provedores a seguinte obrigação:

Alternativas
Comentários
  • letra b

    RESPONSABILIDADE CIVIL. SITE DE RELACIONAMENTO. MENSAGENS OFENSIVAS. A responsabilidade objetiva, prevista no art. 927, parágrafo único, do CC, não se aplica a empresa hospedeira de site de relacionamento no caso de mensagens com conteúdo ofensivo inseridas por usuários. O entendimento pacificado da Turma é que o dano decorrente dessas mensagens não constitui risco inerente à atividade dos provedores de conteúdo. A fiscalização prévia do teor das informações postadas pelo usuário não é atividade do administrador de rede social, portanto seu dever é retirar do ar, logo que for comunicado, o texto ou a imagem que possuem conteúdo ilícito, apenas podendo responder por sua omissão. Precedentes citados: REsp 1.186.616-MG, DJe 31/8/2011, e REsp 1.175.675-RS, DJe 20/9/2011. , Rel. Min. Sidnei Beneti, julgado em 17/4/2012.


ID
5605972
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Atualizando o conceito de “indústria cultural” de Theodor Adorno (1903 - 1969) para a cultura digital na contemporaneidade, o consumidor pode ser compreendido como:

Alternativas
Comentários
  • Sim sim, exatamente! Não sei porquê o site não dispõe apenas de questões conforme às alterações de Leis. Ou seja: questões atualizadas MESMO!


ID
5605975
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Com base no capítulo V da Constituição Federal, que trata “Da Comunicação Social”, conclui-se que é dever das empresas de comunicação:

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Na proteção dos chamados direitos da personalidade, tais como a honra, o nome, a privacidade e a intimidade de terceiros, contra manifestações e publicações que violem esses direitos, de acordo com a CF compete à lei federal estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no art. 221, bem como da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente.

    Código de Ética dos Jornalistas

    Art. 8º O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros, caso em que a responsabilidade pela alteração será de seu autor.

    LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992

    Art. 12. Independentemente do ressarcimento integral do dano patrimonial, se efetivo, e das sanções penais comuns e de responsabilidade, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:        (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)


ID
5605978
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Se, antes das mídias sociais, a divulgação científica seguia interesses dos veículos de comunicação de massa, atualmente as produções sobre o tema ultrapassam os modelos instaurados por esses canais.

Oliveira, T. Midiatização da ciência: reconfiguração do paradigma da

comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital.

Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 3, 2018.


Com base na afirmação de Oliveira, pode-se fazer a seguinte inferência acerca da divulgação científica: 

Alternativas

ID
5605981
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

A comunicação científica visa, basicamente, à disseminação de informações especializadas entre os pares, com o intuito de tornar conhecidos, na comunidade científica, os avanços obtidos em áreas específicas ou de promover elaboração de novas teorias ou refinamento das existentes.

Adaptado de Bueno, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação,v. 15, n. 1 (esp.), 2010.

Além de explicitar seu propósito, o texto citado também permite identificar a seguinte característica da comunicação científica:

Alternativas

ID
5612836
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

A função básica do departamento de mídia é analisar e propor receitas, um conjunto de estratégias e táticas, para que a mensagem chegue da maneira mais adequada ao público-alvo, buscando saciar a fome das empresas por resultados comunicativos.

Heck, A. P. Planejamento de mídia. Curitiba: Contentus, 2020.

Em uma campanha, para desenvolver as estratégias abordadas no texto, o profissional de mídia deve receber do setor de planejamento as seguintes informações: 

Alternativas

ID
5612839
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Podemos definir comunicação de marketing como o meio que as organizações empregam para alcançar, convencer e lembrar os clientes sobre os produtos e serviços que oferecem. É por meio da comunicação de marketing, portanto, que a empresa cria um canal de diálogo com seu mercado consumidor, desenvolvendo relacionamentos com seus clientes, auxiliando no processo de fidelização do usuário.

Adaptado de Giorgio, A. Publicidade e propaganda. São Paulo: Pearson, 2015.

A comunicação de marketing, a partir da afirmação de Giorgio, permite estabelecer uma métrica que aborda as relações da organização com o consumidor, além de seu valor ao longo do tempo. Essa métrica está associada ao conceito de: 

Alternativas

ID
5612842
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

A criatividade não é apenas um insight que traz uma ideia fantástica como um raio que atinge o chão. Ela está prioritariamente associada a um processo com muitos fatores envolvidos.

SCHIAVON, A. Criativamente: seu guia de criatividade. Curitiba: Intersaberes, 2017.

Considerando a afirmação de Schiavon, dois fatores que podem ser relacionados ao processo criativo são:

Alternativas

ID
5612848
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Plano de marketing é o documento que resume o planejamento, ou seja, é o processo de intenso raciocínio e coordenação de pessoas, recursos financeiros e materiais cujo foco é a verdadeira satisfação do consumidor. Em outras palavras, visa ajudar o consumidor a se sentir um pouco mais feliz e, em consequência, gerar resultados positivos para a organização e a sociedade.

Ambrósio, V. Plano de marketing passo a passo. São Paulo: Pearson, 2012.

De modo a contemplar a descrição feita no texto, um plano de marketing deve conter as seguintes partes:

Alternativas

ID
5612851
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

O posicionamento de marca mais forte é construído ao redor de crenças e valores simbólicos do consumidor.

Kotler, P.; ARMSTRONG, G. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2015.

Tendo em vista a afirmação dos autores, no momento da criação das marcas, as organizações precisam tomar decisões acerca dos seguintes aspectos:


Alternativas

ID
5612854
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Algumas pessoas falam de transformação digital, já que houve, e ainda está acontecendo, um conjunto muito grande de redesenhos dos ambientes financeiros/econômicos, educacionais, políticos, sociais, organizacionais ou comunicacionais. São alterações, ainda em curso, mas de grande impacto. Temos diversas práticas de vida (privada e pública) que já não são mais as mesmas.

MURAD, E. Fundamentos de marketing. Brasília: Unyleya Educacional, 2020.

No contexto de transformação em curso, ao investirem em estratégias all line, combinando plataformas digitais e mídias tradicionais, as instituições alcançam o seguinte objetivo:

Alternativas

ID
5612857
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

O público-alvo da comunicação de uma empresa é formado por todos aqueles que compõem seu ambiente mercadológico, ou seja: clientes, distribuidores, fornecedores, colaboradores, acionistas, imprensa, governo e seus diversos escalões, comunidade, academia, igreja, ONGs, organismos internacionais etc. Com eles a empresa tem muito a tornar comum, a compartilhar, já que todo esse público influencia, direta ou indiretamente, suas ações no mercado.

Yanaze, M. H. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2011.

Considerando os diferentes públicos de uma empresa, a elaboração de um plano de comunicação pode ser orientada por múltiplos objetivos. Três desses objetivos são:

Alternativas

ID
5612863
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

A favor da não arbitrariedade das imagens, Gombrich (1981) afirma que a evolução da natureza programou o ser humano, biologicamente, de tal forma que ele teve de aprender o que é vantajoso para sua vida e sobrevivência. Como ocorre com os animais, a sobrevivência do ser humano também depende de coisas e signos reconhecíveis. Fomos programados a procurar objetos que são necessários a nós e cujas configurações nos agradam mais do que outras.

Adaptado de SANTAELLA, L. Redação publicitária digital. Curitiba: Intersaberes, 2017.

A partir da afirmação de Santaella, na comunicação, a correlação entre texto e imagem pode ser descrita como:

Alternativas

ID
5612866
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

O objetivo da técnica na arte é tornar os objetos não familiares, fazer as formas difíceis, aumentar a dificuldade e capacidade de percepção porque o processo de percepção na arte tem um fim em si e deve ser prolongado. Arte é sempre um caminho da experiência artística de um objeto. O objeto não é importante. Em outras palavras, a arte apresenta as coisas numa nova, estranha forma, desfamiliarizando o caminho do conhecido pela manipulação formal.

Chklovski, V. A arte como procedimento. In: TOLEDO, D. de O. (Org.)

Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1976.

A publicidade e a arte têm uma relação orgânica, sendo a arte uma referência para que a publicidade alcance os consumidores da seguinte forma:  

Alternativas

ID
5612869
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Brand equity é o efeito diferenciador que o conhecimento do nome da marca tem sobre a reação do cliente ao produto e seu marketing. Trata-se da medida da capacidade da marca de conquistar a preferência e a fidelidade do consumidor.
Kotler, P.; ARMSTRONG, G. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2015.
A partir do conceito de brand equity, podem-se reconhecer os seguintes elementos da Pirâmide de Kotler para gerar valor de marca: 

Alternativas

ID
5612872
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Art. 15 − Para a colocação de personalidades nacionais e estrangeiras, sem função oficial, o Chefe do Cerimonial levará em consideração a sua posição social, idade, cargos ou funções que ocupem ou tenham desempenhado ou a sua posição na hierarquia eclesiástica.

Decreto Federal nº 70.274, de 9 de março de 1972. planalto.gov.br.

O decreto federal nº 70.274/1972 aprova as normas do cerimonial, tratando, por exemplo, da precedência de personalidades nacionais e estrangeiras.

Tendo por base o artigo citado desse decreto, uma ordem adequada de distribuição de convidados pelo cerimonial está indicada em: 

Alternativas

ID
5612875
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

A comunicação visual é tão dinâmica quanto a sociedade que a utiliza e deve observar os fatos através de vários pontos de vista, a fim de ter em mãos os instrumentos necessários para encontrar o meio mais eficaz de transmitir uma mensagem. A escolha de elementos gráficos específicos e sua disposição no “discurso” visual, ou sintaxe visual, depende da aquisição de um vocabulário próprio, analogamente ao processo de aprendizagem da linguagem falada.

Adaptado de PANIZZA, J. F. Metodologia e processo criativo em projetos de comunicação visual. Dissertação de mestrado. São Paulo, USP, 2004

Como destaca Panizza, a comunicação visual depende de uma linguagem visual e de uma sintaxe coerente com seu contexto sociocultural.

Nesse sentido, a formação do publicitário deve possibilitar o desenvolvimento das seguintes habilidades:

Alternativas

ID
5612878
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Ainda não há uma definição consistente de retorno de investimento em marketing. Questões como impacto em propaganda e na construção da marca, por exemplo, não são facilmente colocados em valores monetários. Uma empresa pode avaliar os resultados com base em mensurações padrão de desempenho de marketing, como conscientização de marca, vendas ou participação de mercado.

Adaptado de Kotler, P.; ARMSTRONG, G. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2015.

Sem métricas, não há racionalidade na gestão do negócio, nem em suas dimensões de marketing e comunicação.

A partir do exposto pelos autores, as métricas de comunicação podem ser classificadas como:

Alternativas