SóProvas


ID
5605966
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

A influência por parte da mídia depende, efetivamente, do grau de exposição a que o receptor esteja exposto, mas, mais que isso, do tipo de mídia, do grau de relevância e interesse que este receptor venha emprestar ao tema, a saliência que ele lhe reconhecer, sua necessidade de orientação ou sua falta de informação, ou, ainda, seu grau de incerteza, além dos diferentes níveis de comunicação interpessoal que desenvolver.

HOHLFELDT, A. Hipóteses contemporâneas de pesquisa em comunicação. 

In: HOHLFELDT, A.; MARTINO, L.; FRANÇA, V. V. (Orgs.).

Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2008.


Em relação ao papel da cobertura noticiosa da mídia, o trecho acima dialoga com a hipótese teórica nomeada de:

Alternativas
Comentários
  • letra b

    A hipótese de newsmaking dá especial ênfase à produção de informações, ou melhor, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia. Deste modo, é especialmente sobre o emissor, no caso o profissional da informação, visto enquanto intermediário entre o acontecimento e sua narratividade, que é a notícia, que está centrada a atenção destes estudos, que incluem sobremodo o relacionamento entre fontes primeiras e jornalistas, bem como as diferentes etapas da produção informacional, seja ao nível de captação da informação, seja em seu tratamento e edição e, enfim, em sua distribuição. (Hohlfeldt, Martino e França, Veiga. 2010.)

    Agenda setting, há a tendência de as pessoas incluírem ou excluírem dos próprios conhecimentos aquilo que os

    mass media incluem ou excluem do próprio conteúdo. 

    Efeito de enciclopédia – que pode, ou não, ser provocado pela mídia.

    Tematização – é o procedimento implicitamente ligado à centralidade, na medida em que se trata da capacidade de dar o destaque necessário (sua formulação, a maneira pela qual o assunto é exposto), de modo a chamar a atenção. Um dos desdobramentos da tematização é a chamada suíte de uma matéria, ou seja, os múltiplos desdobramentos que a informação vai recebendo, de maneira a manter presa a atenção do receptor naquele assunto.

  • "Pressupostos da hipótese de agendamento: O fluxo contínuo de informação - este fluxo gera o que McCombs (HOHFELDT, 2002) denominará efeito de enciclopédia, que pode ser provocado pela mídia. De manhã à noite, as pessoas recebem inúmeras informações que, na maioria das vezes, levam- nas ao processo de entropia. Isso corresponde a um excesso de informações que, se não elaboradas corretamente pelo receptor, perdem-se ou geram situações imprevistas" ( ARAÚJO E SOUSA, p.103)

    FONTE: OBRAS JORNALÍSTICAS: UMA SÍNTESE ELLIS REGINA ARAÚJO e ELIZETE CRISTINA DE SOUZA