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Prova UNICENTRO - 2015 - UNICENTRO - VESTIBULAR DE 2016 - Filosofia


ID
5395468
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

Com efeito, relativamente à natureza, a experiência dá-nos a regra e é a fonte da verdade; no que toca a leis morais, a experiência é (infelizmente!) a madre da aparência e é altamente reprovável extrair as leis acerca do que devo fazer daquilo que se faz ou querer reduzi-las ao que é feito.

(Adaptado de: KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad. de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 3.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994. p.312.)

Com base na leitura do texto e nos conhecimentos sobre o comparativo entre conhecimento e ação em Kant, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A verdade e a moral se confundem, visto que ambas buscam a realização da justiça natural.
( ) O contexto do dever-ser se realiza pautado pela disposição natural de como as coisas são.
( ) O conhecimento deve ser alcançado a partir da experiência, e a ação moral a ela não se limita.
( ) Demonstra haver uma dicotomia entre razão teórica (conhecimento) e razão prática (ação).
( ) A objetividade da moral se alcança em parâmetros racionais distante da necessidade natural.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas

ID
5395471
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

O imperativo não admite hipóteses (“se... então”) nem condições que fariam valer em certas situações e não valer em outras, mas vale incondicionalmente e sem exceções para todas as circunstâncias de todas as ações morais. Por isso, o dever é um imperativo categórico.

(CHAUI, M. Convite à Filosofia. 7.ed. São Paulo: Ática, 2000. p.346.)

Com base na leitura do texto e nos conhecimentos sobre a formulação do Imperativo Categórico na moral kantiana, segundo seus objetivos, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Servir de critério racional para a discriminação das máximas de ação.
( ) Orientar a ação humana de forma objetiva com a pretensão de validar universalmente sua prática.
( ) Determinar o conteúdo valorativo do ato humano a partir do lastro cultural e religioso.
( ) Conservar um princípio formal e procedimental como condição orientadora da ação humana.
( ) Adequar a vontade humana aos preceitos de fé manifestados no interior da consciência moral.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas

ID
5395474
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

Estes problemas inevitáveis da própria razão pura são Deus, a liberdade e a imortalidade, e a ciência que, com todos os seus requisitos, tem por verdadeira finalidade a resolução destes problemas chama-se metafísica. O seu proceder é, de início, dogmático, isto é, aborda confiadamente a realização de tão magna empresa, sem previamente examinar a sua capacidade ou incapacidade.

(KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad. de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 3.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994. p.40.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a concepção de filosofia no pensamento de Kant, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5395477
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

Os argumentos expostos por Descartes no intuito de fundamentar sua filosofia têm como ponto basilar a noção do cogito, ergo sum: a partir de um ato de consciência (a dúvida), instaura-se um processo que vai culminar com a certeza não apenas do eu, como também da possibilidade de, a partir dele, deduzir o mundo.

(HANSEN, G. L. Modernidade, Utopia e Trabalho. Londrina: Edições CEFIL, 1999. p.52.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a construção do cogito, conforme elaborado na filosofia cartesiana, considere as afirmativas a seguir.

I. O cogito é uma autoevidência originária revelada pela própria razão.
II. O cogito é o ponto de partida da dúvida enquanto recurso metodológico.
III. O cogito assegura o fundamento para a certeza do mundo exterior independente de Deus.
IV. O cogito é a superação do ceticismo e da demonstração de certeza irrefutável.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5395480
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

A universalidade dos pensamentos, como a desenvolve a lógica discursiva, a dominação na esfera do conceito, eleva-se fundamentada na dominação do real. É a substituição da herança mágica, isto é, das antigas representações difusas, pela unidade conceitual que exprime a nova forma de vida, organizada com base no comando e determinada pelos homens livres.

(ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.28.)

Nesse texto, é destacado um importante feito registrado no passado ocidental relativo à

Alternativas

ID
5395483
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

A célebre distinção de Aristóteles entre “virtudes morais” e “virtudes intelectuais” pode ser considerada o capítulo final da longa querela que opôs os Sofistas e Sócrates em torno da ensinabilidade da virtude.

(LIMA VAZ, H. C. Escritos de Filosofia Política II. Ética e Cultura. 3.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2000. p.16-17.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a distinção apresentada na ética aristotélica, considere as afirmativas a seguir.

I. A virtude moral é adquirida pelo hábito, na prática usual dos costumes e valores comumente partilhados.
II. A virtude moral é conquistada na medida em que a ação humana imita os exemplos dados pelos deuses.
III. A virtude intelectual é oriunda do exercício da razão que concede ao homem autonomia privada em seu agir.
IV. A virtude intelectual é fruto do aprendizado e do processo formativo, sendo desenvolvida cognitivamente.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5395486
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

Todo domínio da filosofia pertence exclusivamente à razão; isso significa que a filosofia deve admitir apenas o que é acessível à luz natural e demonstrável apenas por seus recursos. A teologia baseia-se, ao contrário, na revelação, isto é, afinal de contas, na autoridade de Deus.

(GILSON, E. A Filosofia na Idade Média. Trad. de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p.655.)

Sobre essa dicotomia, o pensamento de Tomás de Aquino, no contexto Escolástico do século XIII, orienta-se pela

Alternativas

ID
5395489
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

Aristóteles substitui o idealismo de Platão pelo empirismo. A teoria ética aristotélica busca seu ideal não em uma ideia universal e inatingível do bem, do belo e verdadeiro, mas numa concepção de felicidade, alcançada pela ação, reflexão e experiência, consubstanciada no conceito de justiça.

(FREITAG, B. Itinerários de Antígona. A questão da moralidade. 4.ed. Campinas: Papirus, 2005. p.30.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o conceito de justiça em Aristóteles, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5395492
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

Se o esclarecimento não acolhe dentro de si a reflexão sobre esse elemento regressivo, ele está selando seu próprio destino. Abandonando a seus inimigos a reflexão sobre o elemento destrutivo do progresso, o pensamento cegamente pragmatizado perde seu caráter superador e, por isso, também sua relação com a verdade.

(ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.13.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o esclarecimento, realizado por Adorno e Horkheimer, considere as afirmativas a seguir.

I. Esvaziou sua capacidade crítica e reflexiva, transformando-se em meio operacional para atingir fins.
II. É um ideal que continua a ser perseguido, visto que somente a razão pode realizar a emancipação.
III. Tem sua manifestação plena na ciência moderna, ao assegurar o permanente desenvolvimento tecnológico.
IV. Tornou-se um mito, visto que a razão exerce de forma instrumental a dominação social.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5395495
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

O conceito de modernização refere-se a um feixe de processos cumulativos que se reforçam mutuamente: a formação de capital e a mobilização de recursos, o desenvolvimento das forças produtivas e o aumento da produtividade do trabalho, o estabelecimento de poderes políticos centralizados e a formação de identidades nacionais, a expansão de direitos de participação política, de formas urbanas de vida e de formação escolar formal, a secularização de valores e normas.

(HABERMAS, J. O Discurso Filosófico da Modernidade. Trad. de Ana Maria Bernardo et al. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998. p.14.)

Sobre o conceito de secularização na constituição da modernização, considere as afirmativas a seguir.

I. Alude-se à presença da orientação religiosa nos desígnios desconhecidos que o homem passa a trilhar.
II. Infere-se a preservação dos direitos subjetivos à luz dos direitos eternos firmados pela religião.
III. Refere-se ao deslocamento dos preceitos normativos religiosos para a subjetividade das pessoas.
IV. Trata-se da autonomia que as esferas sociais passaram a ocupar diante dos ditames impostos pela religião.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5395498
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

O pensamento de Sócrates e dos sofistas deve ser entendido, portanto, tendo como pano de fundo o contexto histórico e sociopolítico de sua época, pois tem um compromisso bastante direto e explícito com essa realidade.

(MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia. Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. p.40.)

Sobre o contexto histórico e sociopolítico que marca o debate entre Sócrates e os sofistas, conforme aludido no texto, considere as afirmativas a seguir.

I. Debate com atenção voltada para as questões que almejam assegurar os fundamentos da natureza.
II. Tematização das questões de ordem metafísica com a pretensão de racionalização do divino.
III. O interesse pela problemática ético-política perpassa o debate que marca o contexto de ambos.
IV. Compromisso bastante direto, ainda que com posicionamentos distintos, em relação ao exercício da democracia.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5395501
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

O “estado de natureza”, ou “natural”, em que o homem se encontraria, abstração feita da constituição da sociedade organizada e do governo, é o estado de “guerra de todos contra todos”. O homem é “o lobo do homem” e movido por suas paixões e desejos não hesita em matar e destruir o outro, seu semelhante.

(MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia. Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. p.40.)

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a concepção antropológica de homem, retratada no texto, e o seu defensor.

Alternativas

ID
5395504
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

A ruptura da relação harmoniosa entre o homem e a natureza é uma marca característica da filosofia moderna. Essa separação foi provocada pela convergência de múltiplos fatores de transformação e de inovação dos quais os mais importantes se situam na esfera da filosofia e da ciência e das descobertas de novas terras.

(LANDIM, M. L. P. F. A relação homem-natureza em Tomás de Aquino e na Modernidade. In. STEIN, E. (org.) A cidade dos homens e a cidade de Deus. Porto Alegre: EST Edições, 2007. p.80.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a modernidade, considere as afirmativas a seguir.

I. Apresenta a natureza como objeto passível de manipulação.
II. Consolida a primazia da epistemologia.
III. Estrutura-se com base no antropocentrismo.
IV. Orienta-se pela caráter preservacionista da natureza.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5395507
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

O comunitarismo ético contemporâneo constitui uma réplica ao liberalismo, ou ao menos a certas variantes dele que produzem efeitos consideráveis indesejáveis.

(CORTINA, A.; MARTINEZ, E. Ética. Trad. de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Loyola, 2005. p.94.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre os aspectos concernentes à crítica que o comunitarismo direciona ao liberalismo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Associação política como um bem meramente instrumental.
( ) Negligência com os valores comumente partilhados na sociedade.
( ) Formação da virtude cívica e solidária dos cidadãos.
( ) Exaltação do indivíduo em detrimento do bem viver social.
( ) Dimensão afetiva e valorativa dos laços interpessoais.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas

ID
5395510
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

Habermas defende a tese de que a tolerância religiosa formulada nos séculos XVI contribuiu para o surgimento da democracia e sua legitimação nas sociedades ocidentais. A necessidade de vários credos religiosos ressaltou a importância da tolerância, seja por imperiosidade mercantilista, seja para garantir a lei e a ordem, seja por questões morais e éticas.

(VELLOSO, C. M. S.; AGRA, W. M. Elementos de Direito Eleitoral. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p.23-24.)

Sobre a aproximação da tolerância religiosa e da democracia, considere as afirmativas a seguir.

I. A democracia permite a convivência da diversidade e do mútuo respeito.
II. A democracia legitima o ordem social por meio da participação e do debate público.
III. A democracia organiza a sociedade e seus valores a partir de liderança carismática.
IV. A democracia requer ordem e respeito por coação exercida em nome do Estado.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas