SóProvas


ID
1000102
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Cada ano, vêm nas frotas quantidade de portugueses e de estrangeiros, para passarem às minas. Das cidades, vilas e recôncavos e sertões do Brasil, vão brancos, pardos mulatos e pretos, e muitos índios, de que os paulistas se servem. A mistura é de toda a condição de pessoas: Homens e mulheres, moços e velhos, pobres e ricos, nobres e plebeus, seculares e clérigos, e religiosos de diversos institutos, muitos dos quais não têm no Brasil convento nem casa.

A descoberta de ouro em Minas Gerais, no final do século XVII, despertou a cobiça de uma massa significativa de indivíduos dos mais variados tipos. Como consequência da descoberta do ouro em Minas Gerais, podemos destacar :

Alternativas
Comentários
  • Quando a notícia da descoberta de ouro rapidamente se espalhou, ocorreu a corrida do ouro quando milhares de pessoas vindas de outras partes da colônia e de Portugal foram para a região de Minas Gerais, atraídas pelo sonho de enriquecer facilmente no garimpo. Com tanta gente chegando que no início do século XVIII, ocorreu uma fome generalizada e a Guerra dos Emboabas, uma série de conflitos pelo controle das minas entre os bandeirantes paulistas (descobridores do ouro) e os forasteiros (emboabas). Os conflitos terminaram quando o governo português interveio na região e passou a exercer firme controle econômico das minas.