-
Os erros das assertivas:
a) Os Bancos Comerciais podem captar depósitos à vista e também a prazo.
b) As Cooperativas de Crédito Singulares realmente podem realizar aplicações no mercado financeiro mas não no de capitais.
c) As "Financeiras" captam recursos por meio de aceite e colocação de letras de câmbio.
e) Os Bancos de Investimento são instituições financeiras privadas somente.
Bons estudos pessoal!
-
Complementando a resposta do colega abaixo:
c) São instituições financeiras privadas que têm como objetivo básico a realização de financiamento para a aquisição de bens, serviços e capital de giro. Devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Crédito, Financiamento e Investimento". Tais entidades captam recursos por meio de aceite e colocação de Letras de Câmbio (Resolução CMN 45, de 1966) e Recibos de Depósitos Bancários (Resolução CMN 3454, de 2007).
-
a) errado.... usou a palavra exclusivamente... BC tb faz deposito a prazo.
b) errado .... as financeiras não realizam aplicações no mercado financeiro e de capitais. Nas de capitais não isso
c) errado ... as financeiras nada tem haver com debentures ... e sim com letra de cambio
d) CORRETA
e) errado .... BI são somente IF privadas
-
Por que as cooperativas de crédito singulares NÃO podem realizar APLICAÇÕES no mercado de capitais???
-
olhe a lei da CVM e verá quem pode realizar estas aplicações. esta no segundo paragrafo da Lei.
-
MARIA MEDEIROS; as Cooperativas de Crédito não investem no mercado de capitais, todo o dinheiro por elas captado é reinvestido em seus associados. Não sei te informar com precisão se elas estão proibidas, mas na prática elas não fazem, por não ser da sua alçada (elas não possuem know-how pra isso, não são fundos de investimento) e também por essas aplicações estarem em dissonância com seus objetivos em relação aos associados.
Operações passivas:
Captação de recursos por meio de depósitos à vista, depósitos a prazo e recursos de instituições financeiras nacionais e internacionais (por meio de empréstimos ou repasses). A captação de recursos à vista e a prazo somente pode ser realizada junto aos associados da cooperativa.
Operações ativas:
Aplicação dos recursos, tanto próprios como de terceiros, exclusivamente com seus associados, podendo ser por meio de desconto de títulos, abertura de crédito simples e em conta-corrente, repasses de recursos de instituições financeiras e adiantamento a depositantes e são em geral de curto prazo.