CERTO - UNIMARC :
O objetivo que esteve subjacente à criação do UNIMARC, inicialmente publicado em 1977, foi o de constituir um formato internacional de troca de dados bibliográficos entre diversos formatos MARC. No entanto, a sua aplicação evoluiu para utilização como formato próprio, isto é, para a criação de registos originais, em muitos países que estavam a iniciar a informatização das suas bibliotecas e ainda não tinham definido um formato local de dados, como foi o caso em Portugal, onde o UNIMARC se tornou uma norma de facto.
De acordo com inquérito realizado em 2008, o UNIMARC (ou formatos nele baseados, como COMARC, IranMARC, JapanMARC, RusMARC, CNMARC, etc.) é atualmente usado como formato principal em cerca de 30 países, com publicação em 16 línguas.
A família de formatos UNIMARC (bibliográfico, autoridades, existências e de classificação) é gerida desde 1991 pelo PUC – Permanent UNIMARC Committee, grupo internacional de especialistas responsável pelas atualizações ao formato e respetivas edições oficiais, que desde 2003 funciona no âmbito da IFLA UNIMARC Core Activity (UCA), coordenada pela Biblioteca Nacional de Portugal.
Fonte :www.bnportugal.pt/index.php?option=com...view...unimarc