-
Se você manipula dados, você alterando o ambiente físico...? Alguém pode explicar?
-
- Nível físico: o nível mais baixo de abstração descreve como os dados estão realmente armazenados. No nível físico, complexas estruturas de dados de baixo nível são descritas em detalhes;
- Nível conceitual: o próximo nível de abstração descreve quais dados estão armazenados de fato no banco de dados e as relações que existem entre eles. Aqui o banco de dados inteiro é descrito em termos de um pequeno número de estruturas relativamente simples. Embora as implementações de estruturas simples no nível conceitual possa envolver complexas estruturas de nível físico, o usuário do nível conceitual não precisa preocupar-se com isso. O nível conceitual de abstração é usado por administradores de banco de dados, que podem decidir quais informações devem ser mantidas no BD;
- Nível de visões: o mais alto nível de abstração descreve apenas parte do banco de dados. Apesar do uso de estruturas mais simples do que no nível conceitual, alguma complexidade perdura devido ao grande tamanho do banco de dados. Muitos usuários do sistema de banco de dados não estarão interessados em todas as informações. Em vez disso precisam de apenas uma parte do banco de dados. O nível de abstração das visões de dados é definido para simplificar esta interação com o sistema, que pode fornecer muitas visões para o mesmo banco de dados.
http://www.ime.usp.br/~andrers/aulas/bd2005-1/img/arquitetura_abstratacao.gif
Fonte: http://www.ime.usp.br/~andrers/aulas/bd2005-1/aula4.html
-
Trabalha no nível lógico.
-
Pow, ai fica difícil, em! Saber se ele está falando do nível físico de modelagem ou do nível físico (ou interno) da arquitetura em três esquemas.
-
ERRADO
Os administradores de banco de dados trabalham no nível lógico.
A pergunta a se fazer é: quais informações devem pertencer ao BD???
No nível físico estão as estruturas de dados complexas de nível baixo e são descritas em detalhes.
A pergunta a se fazer é: como os dados são de fato armazenados??
-
Nesse caso o Administrador do Banco de Dados está apenas MANIPULANDO os dados, não está programando de fato!
A questão é mal formulada e maldosa, induz o candidato ao erro. Para manipular os dados, qualquer usuário tem competência.
Para programar, aí sim, serão os administradores de banco de dados no nível FÍSICO de abstração.
-
Para manipular, usa-se linguagens de programação no nível externo/de visões. Para programar os administradores trabalham no nível físico.
Gabarito ERRADO.
(CESPE 2011) O acesso do usuário ao banco de dados, que ocorre no nível do “esquema externo”, classifica-se em interativo ou em modo batch. No primeiro caso, ocorre por meio de uma sublinguagem de dados, tal como a SQL; e, no segundo, por meio de um programa aplicativo, escrito em Java, C++ ou C, que contém um subconjunto de comandos que disponibilizam uma sublinguagem de dados. CERTO.
Complementando: Segundo Elmasri e Navathe (2011), um SGBD oferece um conjunto de operações ou uma linguagem chamada de Linguagem de Manipulação de Dados (DML - Data Manipulation Language) que permite os usuários manipular um banco de dados, seja para inserção, exclusão, modificação ou recuperação de dados. Quando uma linguagem de programação de uso geral incorpora comandos DML, esta é chamada de linguagem hospedeira, enquanto que a DML é denominada de sublinguagem de dados.
-
Minha contribuição!
As linguagens de programação serão trabalhadas no nível externo (Nível do usuário).
Lembrando que existem 3 níveis [Externo, Conceitual (lógico) e o interno (Físico)]
-
Linguagem de programação não é usada para manipular os dados
SQL - LINGUAGEM DE CONSULTA ESTRUTURADA - PROCEDIMENTAL - ESTRUTURAL - nível físico - para MANIPULAR
-
Caí na nasca de bacana
-
Nesse caso o Administrador do Banco de Dados está apenas MANIPULANDO os dados, não está programando de fato!
Para manipular os dados, qualquer usuário tem competência.
Para programar, aí sim, serão os administradores de banco de dados no nível FÍSICO de abstração.
Arquitetura ANSI/SPARC
- Nível visão/externo
- Nível lógico/conceitual
- Nível físico/interno
Modelagem do BD
- Nível conceitual
- Nível lógico
- Nível físico