-
Não entendi. Alguém me explica...
-
Olá, Cinthia! Espero que a explicação a seguir ajude! ;)
Se ocorrem choques sobre o multiplicador monetário, isso que dizer que os bancos estão emprestando menos às pessoas e, consequentemente, as pessoas estão consumindo menos. Nesse caso, o estabelecimento de uma quantidade fixa de moeda só agravaria essa situação, pois não estimularia o aumento do consumo. Por outro lado, a fixação da taxa de juros funcionaria: a diminuição da taxa de juros faria com que as pessoas consumissem mais, quebrando, assim, o círculo vicioso.
-
passo 1: desenha o gráfico IS/LM.
passo 2: desloque a curva LM para cima e para esquerda (choque no multiplicador monetário)
conclusão 1: o produto (Y) cai e os juros (r) aumentam.
conclusão 2: se o governo fixar a quantidade de moeda, o resultado final será esse: queda do produto.
passo 3: para voltar ao juros inicial, a LM deve ser deslocada novamente para a posição inicial.
conclusão 3: se o governo fixar a taxa de juros, deverá fazer uma política monetária expansiva, o que anulará a queda do produto, mantendo-o fixo também.
Ou seja, a política de fixação do juros é melhor porque mantém fixo o produto. Na política de fixação da quantidade de moeda, há queda do produto.
Item CORRETO.
-
SÓ DECORAR:
Fixar a quantidade de moeda há menos choque na volatividade de IS;
Fixar a taxa de juros há menos choque na volatividade de LM.
-
Comentário objetivo:
A política monetária por meio da fixação da taxa de juros é preferível à fixação da quantidade de moeda nos casos em que os choques da economia ocorrem, majoritariamente, sobre o multiplicador monetário.
VERDADEIRO - A assertiva busca saber qual é a política monetária que menos interfere na renda, dado um eventual choque na curva LM. Nesse caso, é melhor fixar os juros (armadilha da liquidez - curva LM horizontal), pois dessa forma qualquer choque sobre a mesma curva (LM) não alterará o produto (pois a curva LM já é horizontal). Se a política fosse a fixação da moeda, a curva LM seria vertical, de forma que qualquer choque deslocaria toda ela para direita ou para esquerda, com integral repasse dos efeitos à renda de equilíbrio.
Bons estudos.