-
Letra C.
O item III está errado porque o IMAP não transfere as mensagens do servidor para o computador. Quem faz isto é o POP3. O IMAP é usado para envio e recebimento de mensagens através de navegadores de Internet, o webmail.
-
Gabarito C
Apenas a alternativa III está errada.
IMAP (Internet Message Access Protocol. Traduzido do inglês, significa "Protocolo de acesso a mensagem da internet") é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3 - protocolo que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes.[1] Utiliza as portas TCP 143 (porta padrão) ou TCP 993 (conexão criptografada via SSL)[2]. O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o utilizador pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico (como o Mozilla Thunderbird, Outlook Express ou o Evolution). Outra vantagem deste protocolo é o compartilhamento de caixas postais entre usuários membros de um grupo de trabalho. Além disso, é possível efetuar pesquisas por mensagens diretamente no servidor, utilizando palavras-chave.
Tem, no entanto, alguns inconvenientes:
O número de mensagens possível de se armazenar depende do espaço limite que nos é atribuído para a caixa de correio;
Caso o servidor IMAP esteja numa localização remota, pela Internet, e não numa rede local LAN, é necessário estar ligado à Internet todo o tempo que quisermos consultar ou enviar mensagens, podendo não ser adequado a quem utiliza a Internet através de ligação telefônica dial-up, devido aos custos associados. No entanto, a maioria dos clientes de e-mail (e.g. Outlook Express, Thunderbird, Novell Evolution etc.) oferecem a possibilidade de criar uma cópia local (offline) das mensagens contidas em uma ou várias pastas (e.g. Inbox (Recebidas), Sent (Enviadas), etc.). Sendo assim, toda vez que você dispuser de uma conexão (estiver online) sua cópia local será sincronizada com o servidor de e-mail.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Olá! N entendi muito bem a sua posição ibsen perito. Vc põe um texto p corroborar q a questão está errada mas no seu texto na penúltima linha diz-que permite criar uma cópia off-line da mensagem. Pois até onde sei, essa é uma das diferenças entre o imap e o pop3 pois segundo stallings 7 ed o pop3 n faz isso.
Ja sobre a I a comunicação por e-mail e assíncrona...e não tem o menor sentido descrevê-la como algo síncrono. Tanto que temos um agente para enviar e um para receber os e-mails e repassalo ao cliente.
Ou seja letra d
-
I. Para transferir uma mensagem via protocolo SMTP (simple mail transfer protocol), a máquina de transmissão, operando como cliente, espera que a máquina de recepção, operando como servidor, comunique-se primeiro. Se o servidor estiver disposto a receber mensagens, o cliente anunciará de quem veio a mensagem e para quem ela está indo.
II. O protocolo POP3 (post office protocol version 3) resolve o problema de como o usuário conseguirá o correio eletrônico do agente de transferência de mensagens do ISP (internet service provider).
III. Ao utilizar o protocolo IMAP (internet message access protocol) em vez do POP3, para entrega final, caso um usuário acesse seu e-mail de vários computadores (como do trabalho, de casa e do seu laptop quando estiver em viagem), as mensagens do usuário logo ficarão espalhadas por várias máquinas.
IMAP — Internet Message Access Protocol — é um meio de acesso entre o servidor de e-mails e o software cliente. Essa comunicação é feita por meio do protocolo TCP/IP.
Por padrão, o protocolo IMAP utiliza a porta 143 na transferência simples de mensagens ou 993 em conexões criptografadas via SSL. A utilização dessa porta é recomendada para evitar o alto volume de mensagens de spam.
Mmneônico Protocolos
SUA MENSAGEM TÁ PARTINDO - SMTP - o oposto de POP3 (recebe mensagem)
DÁ NOME AO SITE - DNS
TCP - Tá Chegando Protegido!
-
Alguém me esclarece o porquê de o protocolo SMTP está sendo considerado como síncrono no item I e a alternativa está correta?