SóProvas


ID
10036
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade, acerca dos procedimentos da auditoria interna, assinale a afirmação incorreta.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 12:
    12.1.4 – FRAUDE E ERRO
    12.1.4.1 – O termo "fraude" aplica-se a atos voluntários de omissão e manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.
    12.1.4.2 – O termo "erro" aplica-se a atos involuntários de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da Entidade, tanto em termos físicos quanto monetários.
    12.1.4.3 – O auditor interno deve assessorar a administração no trabalho de prevenção de erros e fraudes, obrigando-se a informá-la, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de erros ou fraudes detectados no decorrer de seu trabalho.

  • c - Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de INFORMAÇÕES da Entidade.Na alternativa C, acho que há um erro também. Consta que são informações CONTÁBEIS.
  • Letra E.

     

    Comentários:

     

    A diferença básica entre ERRO e FRAUDE é a intenção. Enquanto a fraude é motivada por um ato intencional, o erro é

    considerado uma irregularidade não intencional.

    A alternativa E está citando a definição de erro como se fosse fraude, o que a torna o gabarito da questão.

     

    Gabarito: E