SóProvas


ID
1006042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

É difícil a caracterização da função da gestão de pessoas, devido à influência de teorias e modelos de diversas áreas do conhecimento, como administração, psicologia e economia. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A visão baseada em recursos assevera que as políticas de recursos humanos devem ser alinhadas aos ambientes político, tecnológico, social e econômico pertinentes a cada organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    Questão mal redigida não? Alguém poderia explicar por gentileza?
  • Eu acho...não tenho certeza...pelo que entendi não são as pessoas, objeto de estudo dos recursos humanos que devem ser alinhadas aos ambientes político, tecnológico, social e econômico pertinentes a cada organização, mas sim, estas serem alinhadas áquelas.
  • Meu deus...o Cespe pegou pesado nessa prova de Administrador do MJ!!!
  • Pessoal, encontrei a resposta dessa questão nesse artigo http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUOS-8KZPUJ/juliana_amorim_castro.pdf?sequence=1. Está na página 53. Não coloquei o texto aqui porque é relativamente grande. Mas acredito que vale a pena ler.

  • Era Classica:  Relaçoes industriais - Buracratica, operacional. Rotina
    Era neoclassica:  Administraçao de Recursos humanos - Departamentalizada e tatica.
    Era da Informaçao: Gestão de pessoas - Focalizaçao global e estratégia no negocio.

    A visão das pessoas como recursos(Humanos) é caracteristica da era neoclássica. Nessa época a administração de recursos humanos ainda era centralizada, tática e operacional. Com o advento da era da informação as pessoas deixaram de ser vistas como meros Recursos e passaram a ser percebidas como pessoas, talentos, capital intelectual. O setor de recursos humanos converteu-se em gestão de pessoas, descentralizando-se e voltando-se para o alinhamento estratégico e sistêmico.

    Voltando a questão:

    A visão baseada em recursos assevera que as políticas de recursos humanos devem ser alinhadas aos ambientes político, tecnológico, social e econômico pertinentes a cada organização. 
  • Aproveitando a dica do Rafael, coloco abaixo a parte do texto que acredito que elucida a questão:

    "São duas as principais correntes do pensamento estratégico, que se dedicam a compreender essa questão: a corrente denominada Visão Baseada na Análise da Indústria ou corrente do posicionamento estratégico, e Visão da Empresa Baseada em Recursos.A primeira tem como um de seus principais autores Porter, que prioriza “a análise dos mercados e da competição e o entendimento da posição relativa de cada empresa em sua indústria ou segmento produtivo como elementos primordiais no processo de formulação da estratégia” (Fleury & Fleury, 2003, p. 131) Esta corrente postula que a vantagem competitiva das empresas deriva das forças competitivas do ambiente...Neste sentido, é considerada uma abordagem de fora para dentro, na medida em que tem como principais focos de análise produtos, consumidores e competidores. Já a Visão da Empresa Baseada em Recursos - VBR, cuja origem está nos trabalhos de Edith Penrose, no final da década de 50, disseminados por Wernefelt, a partir da década de 80. Essa abordagem considera a empresa como um “portfólio de recursos: físicos, financeiros, intangíveis (marca, imagem), organizacionais (cultura organizacional, sistemas administrativos) e recursos humanos” (Fleury & Fleury, 2003, p. 131). De acordo com Herzog (2001), para esta corrente, o que diferencia as empresas são os recursos e capacidades que elas acumulam ao longo de sua história e a forma como elas os utilizam. Assim, a Visão da Empresa Baseada em Recursos se diferencia da corrente do posicionamento estratégico de Porter por localizar dentro da empresa as diferenças de performance. Neste sentido, essa corrente se caracteriza como de dentro para fora."

    Fonte: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUOS-8KZPUJ/juliana_amorim_castro.pdf?sequence=1

  • Resolvi a questão pelo seguinte embasamento:

    Ao meu ver, a análise PEST (Político, Econômico, Social e Tecnológico) não se deu na época da Indústria Neoclássica (Administração de Recursos Humanos), em que as pessoas eram vistas como recursos vivos; e sim na Era da Informação (com a Gestão de Pessoas). Foi na era da Informação que começou a atuação estratégica e assim as pessoas sendo vistas como fornecedoras de conhecimento.

    Chiavenato (2006) - Adaptado - Andreia Ribas.


  • Chiavenato critica a visão baseada na "administração de recursos humanos" e prefere falar em "gestão de pessoas", pessoas como "capital intelectual", parceiros e colaboradores da organização. Veja questão semelhante:

     Q369320  Prova: CESPE - 2014 - SUFRAMA - Administrador

    Com relação à gestão de pessoas, à função do órgão de recursos humanos e às teorias da administração ligadas a esses aspectos, julgue os itens seguintes.  
    A gestão de pessoas tem como função estratégica alinhar objetivos organizacionais e individuais por meio de políticas e práticas de administração de recursos humanos.

    Resposta: Correta.

    Um dos colegas também ajuda nos comentários citando a seguinte fonte:

  • http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/administracao-de-recursos-humanos-ou-gestao-de-pessoas/63516/

  • O erro está na parte que diz que a visão baseada em recursos é relacionado em todo o ambiente político, tecnológico, social e econômico; sendo que na verdade isso tudo é relacionado com a gestão de pessoas atual(moderna) e não com a visão baseada em recursos.

  • ... ambientes político, tecnológico, social e econômico pertinentes a cada organização.

     

    Não há um ambiente EXTERNO pertinente a cada organização. Se é externo, afeta à todas as organizações.

     

     

  • realmente o erro esta em trocar gestão de pessoas por Visão baseada em Recursos.

    Visão baseada em Recursos explica a vantagem competitiva a partir dos recursos e competências distintivos da firma.

    diz respeito a situação na qual se encontra uma empresa que implementa uma estratégia de criação de valor que não está sendo implementada por outros competidores, sejam eles atuais ou potenciais. Ela se torna sustentável quando há dificuldade para outras firmas replicarem os benefícios daquela que está em melhores condições estratégicas.

  • A VISÃO BASEADAS EM RECURSOS (PESSOAS COMO RECURSOS QUE PRECISAM SER ADMINISTRADOS - TEORIA NEOCLÁSSICA)  POSSUI SISTEMA FECHADO, OU SEJA, O FOCO ESTÁ NO AMBIENTE INTERNO DA ARGANIZAÇÃO, E NÃO NO EXTERNO, EM QUE SÃO INSERIDAS AS VARIÁVEIS POLÍTICAS, ECONÔMICAS, SOCIAIS E TECNOLÓGICAS.

     

    AS VARIÁVEIS DO AMBIENTE EXTERNO (MACROAMBIENTE) PASSAM A SER DESENVOLVIDAS DENTRO DA VISÃO ESTRATÉGICA

     

     

     

    GABARITO ERRADO