SóProvas


ID
1006621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação aos indicadores empregados para a análise de demonstrações financeiras, julgue os itens subsequentes.

Liquidez corrente igual a 1,2 e liquidez geral igual a 0,8 revelam uma situação em que a menor capacidade de pagamento de dívidas encontra-se na relação desfavorável entre os recebíveis e os exigíveis de longo prazo, na data da apuração dos indicadores

Alternativas
Comentários
  • Liquidez corrente = AC/PC
    Liquidez geral = AC + AÑC"RLP" / PC + PÑC

    Quando se inserem os recebíveis e exigíveis a longo prazo (ANC"RLP" e PNC) no cálculo, o índice de 1,2 , que era favorável, torna-se desfavorável 0,8.... 
    Ou seja, a curto prazo, a empresa tem condições de honrar seus pagamentos, mas a longo prazo terá dificuldades
  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

    Questão versa sobre indicadores de liquidez, mais precisamente sobre os índices de liquidez corrente e geral, que são respectivamente obtidos pelas relações abaixo:

    Fica claro, então, que a diferença entre ativos e passivos de curto prazo (circulantes) é positiva, ou seja, há um excesso de ativos circulantes para liquidar as dívidas também circulantes. (AC > PC)

    Todavia, quando passamos a analisar os ativos de curto e longo prazo (apenas os chamados especulativos, não permanentes) em conjunto e os passivos de curto e longo prazo também conjuntamente, passamos a ter uma relação desfavorável. 

    Isso acontece fatalmente porque a empresa está com mais dívidas de longo prazo do que ativos realizáveis a longo prazo (os chamados “recebíveis de longo prazo”). (ARLP < PñC), exatamente como afirma a banca.