SóProvas


ID
1006699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A respeito da utilização de sistemas de custos para fins de avaliação de estoques, julgue os itens seguintes.

Em uma empresa industrial, os custos de produção de determinado período são compostos por custos de conversão e custos de matéria-prima direta.

Alternativas
Comentários
  • Questão certa

    Segue a definição de custo de conversão para facilitar o entendimento.     
    Custo de Transformação ou Conversão: é o custo total do processo produtivo e é representado pela soma da mão-de-obra direta com os custos indiretos e representa o custo de transformação da matéria-prima em produto acabado.
     
    O custo de produção do período (CPP) é a totalidade de custos incorridos na produção durante determinado período de tempo. É compostos por três elementos: materiais diretos, mão-de-obra direta e custos indiretos de fabricação
    • Materiais Diretos (MD)- referem-se se a todo material que se integra ao produto acabado e que possa ser incluído diretamente no cálculo do custo do produto. Ex.: matéria-prima, insumos secundários, material de embalagens.

    • Mão-de-Obra Direta (MOD)- é o custo de qualquer trabalho executado no produto alterando a forma e natureza do material de que se compõe. Ex.: gasto total com salários e encargos com a mão-de-obra apropriável diretamente ao produto.

    • Custo Indiretos de Fabricação (CIF)- ou Gastos Gerais de Fabricação são os outros demais custos necessários para a operação da fábrica, porém genéricos demais para serem apropriados diretatamentos ao produto. Ex.: materiais indiretos, mão-de-obra indireta, energia elétrica, seguro e aluguel da fábrica, depreciação de máquinas.


    Estes custos também podem ser classificados da seguinte forma:

    • Custos Diretos e Indiretos- dizem respeito ao relacionamento entre o custo e o produto feito: Os primeiros são fáceis, objetivos e diretamente apropriáveis ao produto feito. Os indiretos precisam de esquemas especiais para a alocação, tais como bases de rateio, estimativas, etc.

    • Custos fixos e variáveis- são classificações que não levam em consideração o produto, e sim o relacionamento entre o valor total do custo num período e o volume de produção. Fixos, como o próprio nome diz, são custos que mantém um montante fixado não em função das oscilações na atividade. Por outro lado, os variáveis são os que têm seu valor determinado em função dessa oscilação.

    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade_de_custos

  • CV= GGF + MOD

    CV = CUSTOS DE CONVERSÃO

    GGF = GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO/CUSTOS FIXOS INDIRETOS