SóProvas


ID
1006711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A contabilidade de custos tem duas funções relevantes: o auxílio ao controle e a ajuda às tomadas de decisões. (...) No que tange à decisão, seu papel (...) consiste na alimentação de informações sobre valores relevantes que dizem respeito às consequências de curto e longo prazo.

Tendo o trecho acima como referência inical, julgue os itens a seguir.

A diferença fundamental entre o custeio por absorção e o custeio variável reside no tratamento dado, respectivamente, aos custos e às despesas fixas.

Alternativas
Comentários
  • Vamos dissecar:

    CUSTEIO POR ABSORÇÃO
    Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.
    A aquisição de bens de consumo eventual cujo valor não exceda a 5% do custo total dos produtos vendidos no período de apuração anterior poderá ser registrada diretamente como custo (RIR/1999, art. 290, parágrafo único).

    CUSTEIO VARIÁVEL
    O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variável. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício.Gerencialmente, é um método muito utilizado, mas, por sua restrição fiscal e legal, sua utilização implica na exigência de 2 sistemas de custos:
    1. O sistema de custo contábil (absorção ou integral) e
    2. Uma sistemática de apuração paralela, segregando-se custos fixos e variáveis.
  • O custeio por absorção, apropria os custos variáveis e fixos aos produtos misturando-os de tal modo que se torna difícil para os gerentes distinguir um do outro. Isto levou ao desenvolvimento do custeio variável, voltado para o comportamento do custo. U dos pontos fortes do custeio variável é que ele se harmoniza completamente tanto com a abordagem da contribuição quanto com os conceitos de CVL.


    Fonte: Contabilidade gerencial, Ray H. Garrison e Eric W. Noreen

  • Conforme o professor Gabriel Rabelo: "A diferença entre o custeio por absorção e o custeio variável é o custo fixo retido nos estoque".

    Em relação às despesas fixas, estas não provocam diferenças, pois independente do método elas configurarão como Despesas Operacionais na DRE, não alterando seu montante de um método para outro.

     

    Vamos que vamos meu povo.

  • Resposta E

    Q425681 >> O custeio por absorção e o custeio variável são dois métodos de custeamento dos produtos. A principal diferença entre eles é a forma como fazem o custeamento dos produtos. Nesse contexto, caracteriza distinção entre os dois custeios:

    1-Custeio por absorção / São apropriados os custos fixos.

    2-Custeio variável / Não são apropriados os custos fixos.

    #sefaz-al