SóProvas


ID
1006765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

Com relação à receita pública e à despesa pública, julgue os seguintes itens.

A classificação econômica da receita subdivide-se em receitas correntes e receitas de capital, indicando se os recursos serão aplicados mediante transferência financeira ou por aplicação direta

Alternativas
Comentários
  • A questão tratou além da categoria econômica da receita, o conceito de modalidade de aplicação.

    MODALIDADE DE APLICAÇÃO  A modalidade de aplicação tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente  por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação  e suas respectivas entidades. Indica se os recursos serão aplicados diretamente pela unidade  detentora do crédito ou mediante transferência para entidades públicas ou privadas. A  modalidade também permite a eliminação de dupla contagem no orçamento. 
  • Complementando...

     

    Quanto à categoria econômica as receitas subdividem-se em receitas correntes e de capital. Essa classificação é utiliza para mensurar o impacto das decisões do governo na economia nacional.
     

    As receitas correntes são receitas de custeio, ou seja, servem para suportar a manutenção e o funcionamento de atividades administrativas. Em regra, as receitas correntes são efetivas, isto é, aumentam a situação líquida patrimonial. Assim, essas receitas originam-se dos tributos arrecadados pelo Estado e decorrem de fatores modificativos e aumentativos.
     

    As receitas de capital, por sua vez, são receitas que servem para aquisição ou formação de bens de capital. Em regra, as receitas de capital são não efetivas, ou seja, são fatores permutativos ou por mutação. Originam-se da constituição de dívidas.

     

    GRACIANO ROCHA

  • Modalidade de aplicação refere-se a despesas publicas, e não a receitas.