SóProvas


ID
1007332
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

O Orçamento Público no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • D
    O Orçamento Público, em sentido amplo, é um documento legal (aprovado por lei, compreendido por um ano geralmente ) contendo a previsão de receitas e a estimativa de despesas, mantendo o equilibrio para não gastar mais do que tem para receber.

  • O orçamento público no Brasil é um documento legal, ou seja, aprovado por lei, que faza alocação de recursos públicos, estima as receitas, que é a discriminação da origem derecursos que serão arrecadados, e fixa as despesas, que são os dispêndios a seremefetuados em um determinado exercício, projetando a atividade financeira do governofederal, estadual ou municipal. Dessa forma, o orçamento é uma ação planejada dogoverno, visando à manutenção das atividades e da execução de seusprojetos. Mascomo qualquer plano de ação administrativo, é possível que durante a execução doorçamento, ocorram alterações no âmbito econômico-financeiro que não poderiam serprevistas, causando a necessidade de retificá-lo no decorrer de sua execução.
    Fonte.
    http://www.iptan.edu.br/publicacoes/anuario_prodcientifica/arquivos/revista1/resumos_expandidos/Resumo_expandido_Amauri_Eliane.pdf
  •   O orçamento deve ser definido como o ato administrativo revestido de força legal que estabelece um conjunto de ações a serem realizadas, durante um período de tempo determinado, estimando o montante das fontes de recursos a ser arrecadado pelos órgãos e entidades públicas e fixando o montante dos recursos a ser aplicado pelos mesmos na consecução dos seus programas de trabalho, a fim de manter ou ampliar os serviços públicos, bem corno realizar obras que atendam às necessidades da população. Segundo o mestre Aliomar Baleeiro, o orçamento éum ato pelo qual o Poder Legislativo autoriza o Poder Executivo, por um certo período e em pormenor, a realização das despesas destinadas ao funcionamento dos serviços públicos e outros fins adotados pela política econômica e geral do país, assim como, a arrecadação das receitas criadas em lei.

    Prof. Sérgio  Lopes  Jund Filho
  • Erro da letra A: NÃO é peça administrativa, é uma LEI. Portanto, possui força legal.

    Erro da letra B: DEPENDE de muitas negociações políticas entre as esferas de poder, nas quais cada um vai tentar alocar mais recursos onde achar mais necessário.

    Erro da letra C: NÃO são atribuições EXCLUSIVAS do poder executivo coisa nenhuma.

    Erro da letra E: salvo engano (e aqui não tenho mesmo certeza), quem "manda" na política monetária é o Banco Central que, por ser autarquia, passa por controle finalístico apenas.

  • O Orçamento Público - aprovado por lei e disciplinado pelo Direito Financeiro - em sentido amplo, é um instrumento de planejamento e execução das finanças públicas que prevê as receitas e a fixação de despesas a serem realizadas pelo Estado em um determinado exercício, e geralmente coincide com o ano civil.

  • "O orçamento público é uma lei que, entre outros aspectos, exprime, em termos financeiros, a alocação dos recursos públicos, é um documento legal que contém a previsão de receitas e a estimativa de despesas a serem realizadas por um governo, em um determinado exercício financeiro"

    Def. de Paludo, A. 

  • questão dada...rsrs

  • QUEM APROVA A LOA?????? O CONGRESSO.

  • a) Errada. O orçamento público é uma lei ordinária.

    b) Errada. O orçamento público é também, apesar de não ser sua principal finalidade, um instrumento de

    elaboração técnico-contábil e depende de negociações políticas entre esferas de poder.

    c) Errada. A aprovação e controle de execução do orçamento público são atribuições do Poder Legislativo.

    d) Correta. O orçamento público constitui-se em instrumento legal que estabelece as possibilidades de

    despesas do poder público, com base em estimativa de receita.

    e) Errada. Os instrumentos de política monetária são adequados para que o Estado cumpra sua função

    estabilizadora, mas o orçamento não controla padrões de investimentos dos entes financeiros privados.

    Resposta: Letra D

    Fonte: Prof. Sergio Mendes. Estratégia Concursos.