SóProvas


ID
1008661
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

Os conhecimentos adquiridos nas áreas de biologia celular, patologia e histologia devem-se ao desenvolvimento e à evolução dos microscópios, ao longo dos anos. Nesse sentido, é essencial que todos os profissionais que trabalham nessa área tenham conhecimento sobre os fundamentos aplicados à microscopia.

Sobre os mecanismos de formação de imagens pelos microscópios de luz, é correto afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • a) o percurso das ondas de luz é desviado quando elas passam de um meio a outro com índices de refração diferentes. Deste modo, parte da luz que emerge de uma lâmina (n=1,50), para o ar (n=1,00) acima da mesma, é refratada da direção do eixo da objetiva, perdendo-se. Mas, se o meio acima da lâmina tiver o mesmo índice de refração do vidro da lâmina, os raios de luz deixam a lâmina sem refração, seguindo diretamente para a objetiva, aumentando-se portanto, o poder de resolução. Isto é o que ocorre quando usamos o óleo de cedro (imersão), que tem índice de refração próximo ao do vidro, na observação de preparações coradas examinadas com objetiva de imersão. As objetivas a seco tem índice de refração próximo de 1,0.

    b) Limite de resolução é a capacidade máxima de um sistema óptico de separar detalhes. Portanto, o que determina a riqueza de detalhes da imagem fornecida por um sistema óptico é seu limite de resolução e não seu poder de aumentar de tamanho os objetos, propriamente. A capacidade de aumento só possui valor prático se for acompanhada de um aumento paralelo do poder resolutivo. O limite resolutivo depende essencialmente da objetiva. A ocular apenas aumenta de tamanho a imagem projetada no seu plano de foco pela objetiva. 

    A análise da fórmula mostra que o limite de resolução é diretamente proporcional ao comprimento de onda e inversamente proporcional à abertura numérica da objetiva

     

    c) 

    Aumento Linear – é a relação entre a imagem real fornecida pela objetiva e o objeto, ou seja, é quantas vezes a imagem será maior que o objeto, como 3,2X, 10X, 50X, etc.

    Abertura Numérica (AN) – é considerada como sendo a quantidade de luz que efetivamente penetra na objetiva 

    Quanto maior for o aumento linear de uma objetiva maior será sua abertura angular e numérica, menor será a profundidade de enfoque e a distância de trabalho.

    d) (correto)

    A difração é a propriedade que as ondas têm de contornar obstáculos ou passar por um orifício quando são parcialmente interrompidas por eles.

    A difração é um fenômeno físico que ocorre com qualquer tipo de onda, como, por exemplo, com as ondas sonoras e com os raios de luz, e que pode ser entendido como sendo o desvio da trajetória retilínea da luz após ela passar pela aresta de um objeto. Esse fenômeno acontece quando parte da frente de onda encontra um obstáculo ou barreira. 

    Durante um experimento, Young demonstrou que a luz é um movimento ondulatório e que também sofre difração ao passar por um pequeno orifício. De modo, a provar que a difração também acontecia com a luz, Thomas fez com que feixes de luz passassem por uma pequena e estreita abertura e com um anteparo localizado do outro lado ele viu que não aparecia somente uma linha reta, mas um conjunto de várias faixas com diferentes intensidades. Dessa forma, ele acabou por mostrar que a luz, assim como os outros fenômenos ondulatórios, sofria o fenômeno da difração.