SóProvas


ID
1009042
Banca
EXATUS
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de alguns comandos de texto de sistemas operacionais, analise as afirmações abaixo:

I - No Linux, o comando pwd aciona o comando gerenciador de senhas (password).

II - Os comandos no Linux e no Windows respectivamente, ls e dir são utilizados para listar arquivos e pastas existentes em um diretório atual.

III - No Linux os comandos reboot e shutdown – r now tem as mesmas funções, no entanto a segunda é mais recomendável.

IV - O parâmetro now (utilizado na afirmação anterior) pode ser mudado para +10, por exemplo: digite shutdown - r +10 e o sistema irá reiniciar daqui a 10 minutos.

É correto afirmar que:


Alternativas
Comentários
  • Letra C

    I - No Linux, o comando pwd aciona o comando gerenciador de senhas (password).
    Não. pwd informa o diretório atual. passwd seria um comando mais adequado para se associar a um "gerenciador de senhas". Eu não diria que ele é exatamente isso, mas chega próximo.

    II - Os comandos no Linux e no Windows respectivamente, ls e dir são utilizados para listar arquivos e pastas existentes em um diretório atual.
    É isso aí. O propósito dos dois comandos é exatamente o que foi citado pela afirmativa, e ambos cumprem bem o seu papel. O comando ls (Linux) é um pouco mais robusto e fornece mais alternativas em termos de formatação, mas em termos gerais os dois comandos se equivalem. O detalhe é que ambos podem listar arquivos e diretórios que estejam em locais diferentes do atual. Na afirmativa isso não ficou muito claro.

    III - No Linux os comandos reboot e shutdown -r now tem as mesmas funções, no entanto a segunda é mais recomendável.
    Sim. O comando reboot irá reiniciar imediatamente o computador, e o shutdown -r now (escrito dessa forma) fará exatamente a mesma coisa. A parte final da afirmação é que, pra mim, está meio maluca porque o comando shutdown seguido dos parâmetros -r now igualará realmente a função dos dois comandos propostos. Mesmo assim, o comando shutdown é, de fato, mais robusto que o reboot, só que escrito da forma como foi, não creio que um seja mais ou menos recomendável que o outro. Mas isso é só um detalhe.

    IV - O parâmetro now (utilizado na afirmação anterior) pode ser mudado para +10, por exemplo: digite shutdown -r +10 e o sistema irá reiniciar daqui a 10 minutos.
    Perfeito. Lembram que eu disse que o comando shutdown é mais robusto que o reboot? Pois é. Através dele a gente consegue programar a reinicialização (desligamento ou suspensão) da máquina para uma certa quantidade de minutos depois da utilização do comando. No caso da questão, o camarada programou para 10 minutos depois +10. A propósito, o termo now (afirmativa anterior) faz com que o reinício seja imediato.

    ---

    [Obs... O pessoal do site tem vacilado muuuuuito na hora de transcrever as questões. Nessa aqui, de novo, o texto original difere do texto publicado. Em questões envolvendo sintaxe de comandos isso atrapalha demais! Não é - r (separado) como eles puseram, mas sim -r (junto). A diferença entre um jeito e outro? Simples: junto funciona, separado dá erro!]
  • Uma pena acontecer isso, pois depositamos total confiança, q não torne frequência isso...


  • Oh yes, English helped me in this

  • Gabarito: C.

     

    A afirmação I (falsa) é clássica em questões de Linux, tentando confundir o candidato com relação ao comando pwd que, na verdade, relaciona-se a pathname, e não a password.

     

    Caso semelhante ocorre em questões sobre protocolos de rede, em que, normalmente, os conceitos de SNMP (gerenciamento de redes) e SMTP (correio eletrônico) são trocados também para induzir ao erro.

  • Sintaxe do Comando shutdown

    shutdown [opção] [horário] [mensagem]

    Algumas opções:

    * -h finaliza e desliga o sistema

    * -r Reinicia o sistema

    * c Cancela a finalização ou o reinicio do sistema

    Ex: shutdown -h +30

    Vai desligar o PC em trinta minutos.

    fonte: resumos word

  • Questão que dá para resolver matando o item I