Gabarito: Certo
Fundamento: NAG 4000 – Relativas aos Trabalhos de Auditoria
Governamental:
4203 – "A competência legal do TC com relação à auditoria operacional não inclui a revisão da orientação política dos programas de governo, entretanto se detectadas inconsistências ou falhas na estruturação de programas, projetos, atividades, operações e ações governamentais, que possam causar prejuízos e desperdícios, ou mesmo comprometer os benefícios esperados para o públicoalvo, cabe à equipe de auditoria identificar suas causas e efeitos e recomendar as ações corretivas necessárias".
A ANOP não se tem por objetivo questionar as intenções e decisões do Poder Legislativo ou mesmo a orientação política do governo (se esquerda ou direita, por exemplo). O objetivo da ANOP é identificar se há situações que podem ser melhoradas em eficiência, economicidade e efetividade.
Assim, se durante uma ANOP, os auditores identificarem incoerências ou imprecisões que estiverem causando desperdícios ou desvirtuamentos, eles devem fazer recomendações para que haja mudanças no programa governamental.
Tais recomendações devem auxiliar a organização auditada a incrementar o programa e a reduzir fragilidades.
Vale lembrar que segundo a ISSAI 300:
As recomendações devem:
- Ser bem fundamentadas e agregar valor.
- Tratar as causas dos problemas e/ou deficiências.
- Ser práticas
- Convencer o leitor de que contribuirão para uma melhora, baixando custos, simplificando, melhorando a qualidade e o volume dos serviços ou aprimorando a eficácia, o impacto ou os benefícios para a sociedade.
Recomendações não devem:
- Contradizer as conclusões da auditoria
- Invadir as responsabilidades da administração.
Resposta: Certo