SóProvas


ID
1009285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação às normas relativas aos trabalhos de auditoria governamental, julgue os itens seguintes.

Na realização da auditoria operacional, os profissionais responsáveis, ao constatarem incoerências ou imprecisões em programa governamental, mesmo sem questionar a orientação política e as diretrizes governamentais, deverão apontar as situações passíveis de desperdícios ou desvirtuamentos, recomendando as apropriadas mudanças de rumo na execução dos referidos programas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TCU, "A auditoria do tipo operacional é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública."

    Assim, se forem constatadas incoerências ou imprecisões que impliquem em desperdícios ou desvirtuamentos, os profissionais responsáveis devem recomendar as mudanças apropriadas na execução dos aludidos programas para que sejam atendidos os princípios da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade.
  • E a parte  q fala mesmo sem questionar a orientação política e as diretrizes governamentais?

     

  • O auditor deve ser independente e objetivo. Orientação política e diretrizes governamentais não devem ser impeditivos para que ele aponte os problemas encontrados na auditoria.

  • Gabarito: Certo

     

    Fundamento: NAG 4000 – Relativas aos Trabalhos de Auditoria
    Governamental: 

     

     

    4203 – "A competência legal do TC com relação à auditoria operacional não inclui a revisão da orientação política dos programas de governoentretanto se detectadas inconsistências ou falhas na estruturação de programas, projetos, atividades, operações e ações governamentais, que possam causar prejuízos e desperdícios, ou mesmo comprometer os benefícios esperados para o públicoalvo, cabe à equipe de auditoria identificar suas causas e efeitos e recomendar as ações corretivas necessárias".

  • apontar desvios e propor soluções para os programas de governo, buscando sempre os 5 E’s (Eficiência, eficácia, economicidade, efetividade e equidade) são os principais objetivos da auditoria operacional, independentemente de convicção política.

    Gabarito: CORRETO

  • A ANOP não se tem por objetivo questionar as intenções e decisões do Poder Legislativo ou mesmo a orientação política do governo (se esquerda ou direita, por exemplo). O objetivo da ANOP é identificar se há situações que podem ser melhoradas em eficiência, economicidade e efetividade. 

    Assim, se durante uma ANOP, os auditores identificarem incoerências ou imprecisões que estiverem causando desperdícios ou desvirtuamentos, eles devem fazer recomendações para que haja mudanças no programa governamental. 

    Tais recomendações devem auxiliar a organização auditada a incrementar o programa e a reduzir fragilidades. 

    Vale lembrar que segundo a ISSAI 300:

    As recomendações devem:

    - Ser bem fundamentadas e agregar valor. 

    - Tratar as causas dos problemas e/ou deficiências. 

    - Ser práticas

    - Convencer o leitor de que contribuirão para uma melhora, baixando custos, simplificando, melhorando a qualidade e o volume dos serviços ou aprimorando a eficácia, o impacto ou os benefícios para a sociedade. 

    Recomendações não devem:

    - Contradizer as conclusões da auditoria

    - Invadir as responsabilidades da administração.

    Resposta: Certo