-
Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos, aumento de ativos ou diminuição de passivos, NÃO incluindo os provenientes de aporte dos proprietários da entidade.
Gabarito: Errado
-
"(...)Já o CPC 00 (Estrutura Coceitual) traz o seguinte conceito para receitas:
70. Receitas e despesas são definidas como segue:
(a) Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade; e
(b) Despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída de recursos ou redução de ativos ou incrementos em passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade."
Fonte: http://www.socialiris.org/fncasp/digital/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=18&id=13&Itemid=146
-
Essa questão é de Contabilidade e, não, de AFO.
-
Considerando que a RECEITA pode ser EFETIVA e NÃO EFETIVA, e considerando que Receita Não Efetiva não gera aumentos..., a questão generalizou, conceituando apenas RECEITA EFETIVA e ainda com um erro ao final ao incluir o aumento de aporte....
Sendo assim, não haveria DOIS ERROS na questão? Caso não houvesse o erro final da frase, ainda assim a questão não estaria errada?
-
Aporte dos proprietários da entidade:
É o investimento realizado pelos sócios junto à empresa, caracterizado pelo aporte de dinheiro ou outros bens, que se faz junto à sociedade.
-
Errada
O registro de receita significa um
aumento na situação patrimonial de uma entidade, devido a um
incremento do Ativo (grupo contábil composto de bens e direitos) ou a uma
diminuição do Passivo (grupo contábil composto por obrigações). Esse
aumento da situação patrimonial pode, ou não, envolver o recebimento de
dinheiro.
Fonte: Ponto dos Concursos - Prof. Graciano Rocha
-
Gente,
O aumento de beneficios economicos não tem nada a ver de ser efetiva ou nao. Por exemplo, a Receita extraorçamentária são entradas transitórias não é? Mas não deixam de ser Receitas.
O erro da questão tão somente é o fato de falar de aporte de capital.
-
Para esclarecer de vez essa questão:
O Conselho Federal de Contabilidade define “receita” como aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultem em aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade.
Somente ocorre receita sob a ótica contábil, para fins de estudo do patrimônio, quando o fato administrativo acarreta um acréscimo no patrimônio líquido (saldo patrimonial ou situação líquida patrimonial) excluídos os eventuais aumentos que estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais (proprietários da entidade).
-
Para quem boiou no conceito de "aporte dos proprietários da entidade", como eu, aqui vai a explicação:
"Somente ocorre receita sob a ótica contábil, para fins de estudo do patrimônio, quando o fato administrativo acarreta um acréscimo no patrimônio líquido (saldo patrimonial ou situação líquida patrimonial) excluídos os eventuais aumentos que estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais (proprietários da entidade)."
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgPoIAK/2-cursos-afo-prof-deusvaldo
Ou seja, é quando os proprietários colocam mais dinheiro na empresa.
-
Manual da receita nacional.
2 RECEITA SOB O ENFOQUE PATRIMONIAL
2.1 CONCEITO
São aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de
recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultem em
aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos
proprietários da entidade (investimentos realizados pelos sócios junto à empresa).
Bons estudos!
-
Erro: incluindo o aporte dos proprietários.
-
" incluindo os provenientes de aporte dos proprietários da entidade " --- é o erro da questão.
-
Manual da receita nacional.
2 RECEITA SOB O ENFOQUE PATRIMONIAL
2.1 CONCEITO
São aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de
recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultem em
aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos
proprietários da entidade (investimentos realizados pelos sócios junto à empresa).
-
Cuidem que essa questão é de contabilidade e não de Administração Financeira.
- Na AFO existe uma divisão bem clara entre as receitas orçamentárias e extraorçamentárias (aumentam ou não o patrimônio líquido).
-
O enunciado da questão pede o conceito de receita no enfoque orçamentário. Daí já estaria errado, pois o conceito apresentado é o de receita na ótica contábil (e com erro nele tb, pois que não incluem os provenientes de aporte dos
proprietários da entidade)
-
Nem toda redução de passivo será receita.
-
-
ERRADO
De acordo com o item 4.25 da Resolução CFC 1.374/2011 as receitas são definidas como: receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais.
-
RECEITAS: São ganhos econômicos que deixam a a empresa mais rica. Toda receita aumenta a situação líquida da empresa. ex: vendas de mercadorias; juros recebidos ou juros ativas; comissões recebidas ou comissões ativas; alugueis recebidos ou aluguéis ativos; etc.
-
NÃO INCLUI DINHEIRO DOS SÓCIOS.
-
Errado..
Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais;
-
Capital não é receita e dividendos não são obrigações!
-
Aporte dos proprietários da empresa não é receita (É CONSIDERADA INTEGRALIZAÇÃO DE CAPITAL QUE PERTENCE AO ATIVO COM AUMENTO DE PL).
RECEITAS são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.
GABARITO: ERRADO.
-
NÃO incluindo os provenientes de aporte dos proprietários da entidade.
Bons estudos!
-
CPC 30 - Receita é o ingresso bruto de benefícios econômicos durante o período observado no curso das atividades ordinárias da entidade que resultam no aumento do seu patrimônio líquido, exceto os aumentos de patrimônio líquido relacionados às contribuições dos proprietários.
CPC 00 - Receita é o aumento nos ativos ou redução nos passivos, que resultam em aumento no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.
GAB E
-
Despesas configuram perdas nos benefícios econômicos de uma entidade, sob a forma de redução de ativos ou acréscimo de passivos, NÃO estando relacionadas a distribuição de recursos a sócios/acionistas.
Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos, aumento de ativos ou diminuição de passivos, NÃO incluindo os provenientes de aporte dos proprietários da entidade. Embora ela possa ser estimada pela entidade, seu valor final deverá ser validado pelo mercado, em determinado período de tempo.
Atenção: Algumas despesas e receitas devem ser excluídas dos grupos de resultados para integrar os grupos patrimoniais da entidade, em função de definições decorrentes da competência do exercício.
Gabarito: Errado.
-
Injeção de recursos pelos sócios não são receitas.
-
GABARITO ERRADO
Receitas: aumentos nos ativos ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no PL, exceto as contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.
Despesas: reduções nos ativos ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no PL, exceto as distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio.
As receitas e despesas são contas de resultado evidenciadas na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
FONTE: Prof. Gilmar Possati, meus resumos.
"A repetição com correção até a exaustão leva a perfeição".
-
INTEGRALIZAÇÃO DE CAPITAL NÃO É RECEITA E DIVIDENDO NÃO É DESPESA!
-
Direção Concursos
Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.
Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio.
-
ERRADO.
Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos, aumento de ativos ou diminuição de passivos, incluindo os provenientes de aporte dos proprietários da entidade.
O Correto é: Exceto o aporte.
Obs.: O aporte é o dinheiro que o sócio investe na empresa.
-
O FINAL DA FRASE FICOU ERRADO..
GAB> Não correto;
Avante PCDF
-
Matéria desgraçada, seguimos
-
Questão básica de CPC 00. O cara que fica chorando nos comentários sobre a dificuldade da contabilidade, muitas vezes nem se deu o trabalho de ler o pronunciamento mais cobrado...
-
Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.
Gilmar Possati
-
GABARITO ERRADO
Receitas: Aumentos nos ativos ou reduções nos passivos que resultam em aumento no PL, exceto as contribuições dos detentores de direito sobre o patrimônio.
Despesas: Decréscimos nos ativos ou aumentos nos passivos que resultam em redução no PL, exceto as distribuições aos detentores de direito sobre o patrimônio.
FONTE: CPC 00, Meus resumos.
"A repetição com correção até a exaustão leva a perfeição".
-
GAB. ERRADO
Receitas: Aumentos nos ativos ou reduções nos passivos que resultam em aumento no PL, exceto as contribuições dos detentores de direito sobre o patrimônio.
-
Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos, aumento de ativos ou diminuição de passivos, EXCLUINDO os provenientes de aporte dos proprietários da entidade.
gab.e
-
Gabarito: Errado.
Quando ficar em dúvida quanto ao final desse trecho do CPC 00 (R2) pense: Você tem uma empresa com outros dois amigos. Vocês três, frequentemente, injetam dinheiro nela. Ficar injetando dinheiro, por si só, é uma receita? Não.
Bons estudos!
-
RECEITAS são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em
aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de
detentores de direitos sobre o patrimônio.
Atenção! Aporte dos proprietários da empresa não é receita! A integralização de capital, por
exemplo, é um aporte de recursos em que há um aumento do ativo e do patrimônio líquido, porém
não é considerado uma receita.
Gabarito: Errado