SóProvas


ID
1009381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei n.° 6.404/1976 e com os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, julgue os itens a seguir.

É denominado passivo o componente patrimonial que constitui uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados. Espera-se que a liquidação dessa obrigação resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Posição patrimonial e financeira
      4.4. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Estes são definidos como segue:
      (a) ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;
      (b) passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;
      (c) patrimônio líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

    Fonte: PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO (R1)


     
  • Gabarito: CERTO

     

    Palavras chaves da definição de PASSIVO:

     

    > obrigação presente da entidade,

     

    > eventos já ocorridos

     

    > espera que resulte em saída de recursos

     

    > gerar benefícios econômicos

  • Passivo - o componente patrimonial que constitui uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados. Espera-se que a liquidação dessa obrigação resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

  • Gabarito: Certo

    Passivo: é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    PASSIVO:

    Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

    Analisando por partes:

    I) Passivo: Obrigação PRESENTE:

    (CESPE/CD/2014) O patrimônio líquido de uma empresa corresponde ao interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos os passivos, que são as obrigações passadas, cuja liquidação se espera resulte na saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.(ERRADO)

    (CESPE/DPU/2016) Deve-se reconhecer um passivo caso haja uma obrigação futura da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação resultará na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.(ERRADO)

    (CESPE/TJ-SE/2014) O passivo contábil é definido como uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.(CERTO)

    II) Derivada de eventos PASSADOS:

    (CESPE/PC-PE/2016) Segundo a teoria contábil, uma condição indispensável para que um item patrimonial seja definido como um passivo é que a obrigação exista no momento presente, fruto de eventos passados.(CERTO)

    III) Liquidação SE ESPERA que resulte na saída de recursos:

    (CESPE/TRT 10ª/2013) Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação resultará em saída de recursos da entidade.(ERRADO)

    (CESPE/MPU/2015) Um passivo é uma obrigação presente advinda de eventos passados. Sua liquidação resulta, necessariamente, na saída de recursos financeiros capazes de gerar benefícios econômicos.(ERRADO)

    (CESPE/TCE-RO/2013) É denominado passivo o componente patrimonial que constitui uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados. Espera-se que a liquidação dessa obrigação resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos. (CERTO)

    Gabarito: Certo.

    "Enquanto eu persistir, meus sonhos continuarão vivos."

  • Passivo:

    • Obrigação Presente
    • Derivada de eventos passados
    • Saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos