SóProvas


ID
1011571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da administração de pessoal e de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

Uma organização não deve remunerar seus colaboradores com valores acima de suas contribuições, sob pena de infringir o sistema de reciprocidade.

Alternativas
Comentários
  • Certa


    A empresa não pode remunerar a sua força de trabalho com valores acima de sua contribuição, sob pena de infringir o sistema de reciprocidade. Toda empresa precisa produzir algum lucro para sobreviver. Sem ele não há condições de atrair os investidores necessários para mantê-la competitiva. para poder remunerar igualmente todos os seus parceiros, a empresa precisa balancear adequadamente as contribuições e os incentivos. A força de trabalho precisa oferecer alguma produtividade mínima para poder receber a recompensa proporcional. Quando isso não ocorre - seja devido à escassez de pessoas habilitadas ou ao poder dos sindicatos -, a empresa precisa redesenhar os cargos e tarefas, treinar novos empregados para aumentar sua contribuição ou partir para tecnologia de automação.


    Página 193, Adm Geral e Pública - Idalberto Chiavenato

  • Em Comportamento Organizacional (2014), também de Chiavenato - página 27, as Relações de Reciprocidade contradizem essa afirmativa por meio da Teoria do Equilibrio Organizacional:

     

    "Todo parceiro manterá sua participação na organização somente enquanto os incentivos ou recompensas oferecidos forem forem iguais ou MAIORES do que as contribuições que lhe forem exigidas."

  • TIve o mesmo pensamento que o colega Fernando Reis. Lembrei dessa passagem do livro. O problema nesse caso é que o Autor se contradisse. Fica difícil justificar um recurso pois a banca usou a literalidade do livro.

    Mas... Segue o jogo...

  • Talvez a palavra parceiro, na passagem que o Fernando Reis mostrou, esteja escrito num sentido mais amplo do que empregado ou colaborador. Pode significar, por exemplo, shareholders (Acionistas). Além disso, não há contradição alguma, mesmo que se interprete como empregado, pois o empregado sempre quer ganhar mais, porém a organização não deve remunerar mais do que a contribuição do empregado.