SóProvas


ID
1011835
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As medidas específicas e fortemente recomendadas para prevenção das pneumonias hospitalares e da mortalidade relacionadas à ventilação mecânica, estão relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale- a.

Alternativas
Comentários
  • Recomenda-se a troca de circuito entre pacientes e quando houver sujidade ou 

    mau funcionamento do equipamento, por isso, a letra D está incorreta.


  •  As .medidas específicas fortemente recomendadas para prevenção de pneumonia são:

    - Manter os pacientes com a cabeceira elevada entre 30 e 45º ;

    - Avaliar diariamente a sedação e diminuir sempre que possível;

    - Aspirar a secreção acima do balonete (subglótica);

    - Higiene oral com antissépticos (clorexidina veículo oral)

    Logo a única medida que não é recomendada é trocar o circuito do ventilador a cada 5 dias. A frequência da troca do circuito do ventilador não influencia na incidência de pneumonias associadas a ventilação mecânica. Recomenda-se a troca de circuito entre pacientes e quando houver sujidade ou mau funcionamento do equipamento.


    Resposta D


    Bibliografia


    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES). Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 1ª edição, 2013.

  • Medidas de Prevenção de de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde - Anvisa, 2017:

    A troca do circuito respiratório deve ser realizada apenas se o mesmo estiver visivelmente sujo ou com mau funcionamento. Não é recomendada a troca rotineira deste dispositivo.

    Não há recomendações específicas em relação ao tempo que o circuito pode ficar montado, aguardan- do a internação do paciente. Na prática, as instituições descrevem uma rotina preocupando em reduzir os riscos de contaminação dos circuitos; por exemplo: no momento do preparo do leito/box, conectar o circuito respiratório no ventilador e proceder o teste do equipamento; depois disto, embalar o mesmo no próprio saco plástico que acondicionava o circuito, identificar com fita adesiva (limpo e testado - datar e assinar). Para que este circuito esteja seguro para uso, é fundamental que esteja acondicionado.

    No mesmo manual da Anvisa sobre IRAS, fala apenas da periodicidade de troca dos filtros passivos de umidificação (HME, por ex), que é a cada 48h, até 7 dias.