-
Descentralização
-
comentário do nosso colega Felipe, simplesmente perfeito,
definiu o erro da questão em uma palavra apenas.
-
Olá pessoal (GABARITO ERRADO):
A questão estaria CORRETA se dissesse que o governo empreendedor busca maior descentralização.
PRÍNCÍPIOS DO EMPREENDEDORISMO GOVERNAMENTAL ( OSBORNE E GAEBLER)
1) O Governo Catalisador – navegando e não remando ( não mais executor dos serviços);
2) O Governo é da Comunidade – dar poder ao cidadão, ao invés de servi-lo;
3) Governo Competitivo – Injetando competição na prestação de serviços;
4)O Governo Orientado para Missões – transformando os órgãos orientados para normas;
5) Governo de Resultados – preocupação com resultados, e não recursos;
6) Governo e sua Clientela – atendendo às necessidades do cliente e não da burocracia;
7) Governo Empreendedor – gerando receitas e não despesas;
8) Governo Preventivo – prevenção ao invés da cura;
9) Governo Descentralizado – da hierarquia à participação e ao trabalho de equipe;
10) Governo Orientado para o Mercado – construindo mudanças através do mercado;
Espero ter ajudado pessoal
-
ERRADO
• O
governo pertence à comunidade: dando responsabilidade ao
cidadão, em vez de servi-lo – os cidadãos são chamados a participar das
decisões que afetam sua comunidade e a colaborar com a fiscalização/controle
dos serviços públicos;
-
Conforme elucida Mello (2006), a reforma gerencial observada no Brasil a partir da década de 1990 passa, a partir de 2000, a receber o denominação Gestão Empreendedora.
.
MANDAMENTOS DA GESTÃO EMPREENDEDORA
.
1- GOVERNO CATALIZADOR:
O governo não deve assumir, sozinho, a competência para a implementação de políticas públicas, mas sim harmonizar a ação de diferentes agentes sociais na solução de problemas coletivos. Assim, o governo passa a coordenar uma série de esforços, e não mais se mostra restrito à simples execução.
.
2- GOVERNO QUE PERTENCE À COMUNIDADE:
Deve-se transmitir responsabilidade aos cidadãos, ao invés de simplesmente servi-los. As comunidades, uma vez estando mais próximas aos problemas, devem atuar proativamente na tomada de decisões.
.
3- GOVERNO COMPETITIVO:
A competição (entre órgãos públicos, e entre entidades públicas e privadas) deve ser fomentada, como maneira de promover a qualidade na prestação dos serviços públicos.
.
4- GOVERNO ORIENTADO PARA MISSÕES:
O governo (e seus órgãos) deve ser orientado conforme sua missão, e não se ater obsessivamente à normas e regras formais.
.
5- GOVERNO DE RESULTADO:
A atuação governamental deve ser norteada por seus objetivos estratégicos. Deve-se minimizar o excesso de controle em recursos (inputs) e pautar-se pelos resultados almejados (outputs).
.
6- GOVERNO ORIENTADO AO CLIENTE:
O governo deve valorizar os cidadãos como seus clientes, abandonando as práticas da burocracia disfuncional, e passando a adotar técnicas e ferramentas de qualidade, bem como promovendo a transparência na gestão (accountability).
.
7- GOVERNO EMPREENDEDOR:
O governo deve criar novas maneiras de ampliar seus ganhos financeiros e vincular sua dotação orçamentária a resultados almejados perante a sociedade, bem como ampliar o leque de serviços públicos remunerados.
.
8- GOVERNO PREVENTIVO:
Deve-se evitar a simples postura reativa, passando-se a planejar estrategicamente, como forma de prevenção e preparo perante cenários futuros.
.
9- GOVERNO DESCENTRALIZADO:
A descentralização deve ser vista como uma forma não só de responder mais rapidamente às demandas sociais, mas também de promover maior motivação aos funcionários públicos e capacidade de inovação.
ATENÇÃO: logicamente, a descentralização e a maior autonomia conferida aos órgão e aos servidores públicos demandam maior responsabilização e controle.
.
10- GOVERNO ORIENTADO PARA O MERCADO:
O governo deve ingressar na lógica competitiva do mercado, atuando não só como agente regulador, mas também conduzindo atividades econômicas, adotando princípios de gestão de negócios e investindo recursos em aplicações de risco.
,
====================
.
fonte: Administração Geral e Pública para concursos (Renato Fenili)
-
O governo empreendedor tem por princípio a descentralização com maior participação da comunidade.
-
ERRADO
O governo empreendedor é pautado na descentralização, inovação e competitivade.
FONTE: Aulas do profº Bruno Eduardo.
-
A gestão pública empreendedora baseia-se nos valores de descentralização, autonomia e responsabilização. Assim, erra o enunciado ao atribuir ao empreendedorismo governamental a busca por maior centralização da autoridade.
Gabarito: Errado
-
De forma simplificada, o Governo empreendedor busca se de dissociar de modelos baseados na hierarquia e adota modelos democráticos com maior numero de pessoas nas tomadas de decisões
-
ERRADO
DESCENTRALIZAÇÃO
-
Empreendedorismo pode ser compreendido como a capacidade de aproveitar oportunidades, imaginar, desenvolver e realizar visões de forma criativa e assumindo riscos calculados (Paludo, 2010).
___________________________________________________________
O empreendedorismo está presente tanto no setor público quando no setor privado. Dentro do setor público poder afirmar que o empreendedorismo governamental trata-se, na verdade, de uma decorrência da administração pública gerencial. E, dessa forma, a gestão pública empreendedora é pautada nos pressupostos da administração pública gerencial. E o que significa isso? Significa que a gestão pública empreendedora segue os mesmos princípios e valores:
· Tem foco em resultados (e não em meios),
· Defende uma postura proativa, inovadora e criativa.
· Defende a descentralização das atividades
· Foco no cidadão
· Transparência, ética, desburocratização
· Fomento à competitividade
· Accountability (Dever de prestar contas + transparência)
______________________________________________________
Resumindo:
O governo empreendedor adota uma gestão moderna, isto é, uma gestão coordenada, compartilhada e descentralizada. Baseia-se no trabalho em equipe sendo a pró-atividade e a iniciativa incentivadas com vistas à criação de valor para os usuários dos serviços e para a própria gestão. Procura unir valores como orientação para a missão e para os objetivos com formas modernas de administrar focadas no cliente-cidadão e nos resultados, além de apregoar a motivação dos servidores mediante incentivos. (Paludo,2010)
-
..parecida com a questão anterior .