GABARITO LETRA E
A) As fraturas podem ocorrer por traumatismo direto ou por ação distante do local fraturado. VERDADEIRA
▶ Fraturas. Decorrem dos mecanismos de compressão, flexão ou torção e caracterizam-se pela solução de continuidade dos ossos. São chamadas de diretas, quando se verificam no próprio local do traumatismo, e indiretas, quando provêm de violência em uma região mais ou menos distante do local fraturado.
B) A disjunção crânio-facial é sempre causada por um grande impacto. VERDADEIRA
Por fim, pode ocorrer a desarticulação dos ossos da cabeça, na maioria das vezes acompanhada de fraturas, conhecida por disjunção craniofacial e sempre motivada por grande impacto, principalmente quando o corpo humano é deslocado de encontro a um objeto parado, como nos acidentes de trânsito
C) A fratura “em galho verde” está relacionada à composição do esqueleto. VERDADEIRA
Nas crianças, pelo fato de terem o esqueleto mais cartilaginoso, pode haver apenas a deformação do osso sem fratura ou esta apresentar-se de forma incompleta (fratura em galho verde).
D) Em necropsias pós-exumáticas tardias, em um corpo esqueletizado é imperativa a pesquisa microscópica de sinais de reação vital nas linhas de fratura. VERDADEIRA
No estudo das fraturas, é muito importante, em determinados casos, tanto nas necropsias comuns como nas necropsias pós-exumáticas tardias, o diagnóstico dos sinais vitais para a convicção de a fratura ter se verificado antes ou depois da morte. Este diagnóstico pode ser feito por meios macroscópico, histológico, químico e espectrográfico.
E)A fratura de base de crânio no sentido longitudinal sugere força compressiva no sentido latero-lateral FALSA
a fratura da base do crânio. Na maioria das vezes, tem como origem a propagação da fissura que parte da calvária até os andares anterior, médio e posterior da base. De acordo com o mecanismo compressivo de ação, agindo com potência ou resistência, teremos a direção da linha da fratura:
longitudinal – quando a incidência da força é anteroposterior; transversal – quando a incidência é laterolateral;
circular – quando, por exemplo, em redor do buraco occipital, provocada por queda em que o indivíduo cai em pé, ajoelhado ou sentado, pelo impacto da coluna vertebral sobre o crânio.
FONTE: Genival Veloso de França - Medicina Legal