Na fase de planejamento de auditoria, o Auditor examina o Sistema Contábil e de Controles Internos da Entidade com o principal objetivo de determinar a Natureza, a Oportunidade e a Extensão dos Procedimentos de Auditoria. Denominam-se Testes de Observância ou Exames de Aderência os procedimentos executados pelo Auditor nessa fase.
O Sistema Contábil e de Controles Internos (SCCI) é o conjunto de mecanismos e rotinas desenvolvidos pelas entidades com vistas à proteção de seus
patrimônios e a garantia da integridade e tempestividade de seus registros contábeis, envolvendo o estabelecimento da segregação das funções entre setores ou funcionários e as respectivas delegações de competência.
A análise do SCCI o Auditor tem o objetivo de:
- Verificar a existência do programa de controles internos na entidade;
- Verificar se o SCCI está sendo executado conforme as definições estabelecidas pela entidade;
- Verificar a eficácia do SCCI na identificação de erros e fraudes de efeitos relevantes.
Os Testes de Observância são executados pelo Auditor para verificar a existência, efetividade e continuidade dos controles internos.
Atualmente, a NBC TA 500 esclarece sobre os tipos de procedimentos de auditoria. São os testes de controle (testes de observância) e os procedimentos substantivos, que se dividem em procedimentos analíticos e testes de detalhes.
As atuais NBC TA’s designam o teste de observância como teste de controle, o que nos possibilita a fácil assimilação de seu conteúdo já que atua, por conclusão lógica, nos controles. Então Teste de controleavalia controle interno. Já podemos responder à questão, mas vamos mais além.
NBC TA 500 (2016), A29
Os testes de controle são definidos para avaliar a eficácia operacional dos controles na prevenção, detecção e correção de distorções relevantes no nível da afirmação. A definição de testes de controles para obtenção de evidência de auditoria inclui a identificação de condições (características ou atributos) que indiquem a realização de controle, e condições de desvio que indiquem desvios da execução apropriada. A presença ou ausência dessas condições pode então ser testada pelo auditor.
Aproveitemos para conhecer o “outro” tipo de procedimento que o auditor realiza. São os testes substantivos ou procedimentos substantivos. Eles atuam na substância (nas contas nos saldos, nas afirmações.)
NBC TA 500, A30.
Os procedimentos são definidos para detectar distorções relevantes no nível da afirmação. Eles compreendem testes de detalhes e procedimentos analíticos substantivos. A definição de procedimentos substantivos inclui a identificação de condições relevantes para o propósito do teste que constituem uma distorção na afirmação relevante.
Então lembre-se:
TESTE DE CONTROLE = NOS CONTROLE
TESTE SUBSTANTIVO = NA SUBSTANCIA
Lembre-se também que teste de controle = teste de observância
Resposta A