O critério prudente para responder tal questão é valer-se da literalidade da da NBC TI 01 que diz:
item 12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:
a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;
b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e
c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.
O problema é que a questão não nos dá o adequado contexto, assim, poderia trazer dúvida sobre a natureza dos procedimentos executados, já que os procedimentos não são exclusivos dos testes de observância. A confirmação externa normalmente é utilizada para confirmar saldos, acordos com um terceiro etc, o que se amolda ao teste substantivo. Deixa dúvida ainda sobre a natureza da inspeção, pois este procedimento é comumente utilizado para para examinar ativos, quantidades de estoques, de numerário etc., o que também se amolda aos testes substantivos acerca dos dados contábeis.
Assim, com malícia, marcamos a C (pelo critério literalidade), mas com chance de citar a D, já que quando "O auditor, ao obter informações de pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações dentro e fora da empresa" ele poderia estar desejando confirmar um saldo de fornecedores, por exemplo. Nesse caso, ao desejar confirmar saldos seria mais adequado indicar a letra D, pois seria um teste substantivo.
Resposta oficial: C