Marcio pessoa,
Não é um bom critério.
Use-o na questão abaixo e você vai marcar "D", enquanto o gabarito era "C".
O auditor, ao obter informações de pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações dentro e fora da empresa, está:
a) executando uma inspeção para verificação dos registros e documentos e ativos tangíveis.
b) efetuando o procedimento denominado observação que visa ao acompanhamento de processo ou procedimento durante a sua execução.
c) aplicando teste de observância denominado investigação e confirmação. Correta!
d) obtendo evidência quanto à suficiência, exatidão e validade das informações produzidas pelos sistemas de informação da entidade. Errada!
e) realizando teste de observância do tipo revisão analítica com vistas à conferência da exatidão de cálculos e registros contábeis.
Independentemente da norma que mencione a questão, somos capazes de responde-la, pois se trata da teoria aplicável à auditoria e controle interno. Os controles internos podem prevenir ou detectar. Os controles preventivos atuam antes de se processar qualquer distorção ou risco, assim atuam na prevenção. Quando esses controles preventivos falham atuam os controles detectivos, para detectar que uma distorção ou não conformidade que ultrapassou as barreiras de prevenção.
Procedimentos de prevenção - medidas que antecedem o processamento de um ato ou um fato, para prevenir a ocorrência de omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil;
Exemplo: autorização prévia para realizar despesas com taxi.
Procedimentos de detecção - medidas que visem à identificação, concomitante ou a posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil.
Exemplo: Conciliação dos recibos de taxi com as respectivas autorizações prévias.
Resposta E