SóProvas


ID
1013737
Banca
FUNDATEC
Órgão
PROCERGS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com base em Maximiano (2009), assinale E (errado) ou C (certo) para assertivas abaixo relacionadas à responsabilidade social:

( ) A corrente alternativa à responsabilidade social propõe que as empresas têm obrigações primordialmente com seus acionistas.
( ) O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.
( ) Para orientar suas ações sociais e definir suas políticas de responsabilidade social, muitas empresas implantaram códigos de ética.
( ) A preparação de códigos empresariais de ética tornou-se prática relativamente comum a partir da década de 1980, quando as grandes empresas começaram a implantá-los.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Maximiniano: As organizações são instituições que usam recursos da sociedade, logo tem responsabilidades com a mesma, gerando valores, por exemplo. No entanto outra visão doutrinaria está sujeita a perspectiva do interesse do acionista, que visa apenas maximizar o seu próprio lucro, afirmando que a responsabilidade de melhorar a sociedade é do governo e dos cidadãos. 
  •                   Doutrinas da Responsabilidade Social das Organizações
     
    Doutrina Características
    Responsabilidade Social As empresas usam recursos da sociedade.
    É justo que as empresas tenham responsabilidade social em relação à sociedade.
    Interesse do Acionista A empresa tem obrigações unicamente com seus acionistas.
    Não cabe à empresa resolver problemas sociais.
             Fonte: Maximiano (2004)



    A importância da ética empresarial cresceu muito a partir da década de 80, 
    como conseqüência do incremento ao comércio exterior, da globalização, do 
    cruzamento das fronteiras de pessoas e capitais e da “criação do capital social, a 
    construção de redes de confiança para um melhor funcionamento da economia."
    (GÓMEZ FULAO, 2005, p. 206),
  • 7. RESPONSABILIDADE SOCIAL
    Muito da discussão sobre a ética na administração tem sua origem na opinião de que as organizações têm responsabilidades sociais – elas têm a obrigação de agir no melhor interesse da sociedade. Portanto, devem pautar sua ação pelo princípio do estágio pós-convencional de desenvolvimento moral. No contexto da responsabilidade social, a ética trata essencialmente das relações entre as pessoas. Se cada um deve tratar os outros como gostaria de ser tratado, o mesmo vale para as organizações. Há duas correntes a esse respeito, cada uma delas com argumentos muito fortes.

    7.1 DOUTRINA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
    A primeira corrente é a que reconhece a responsabilidade social das organizações de forma geral e das empresas em particular.
    O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.
    7.2 DOUTRINA DO INTERESSE DO ACIONISTA
    A corrente alternativa da responsabilidade social propõe que as empresas têm obrigações, primordialmente, com seus acionistas. O representante mais conhecido desta doutrina é Milton Friedman, economista da Universidade de Chicago. Ele afirma que a principal responsabilidade das empresas é maximizar o lucro do acionista. De acordo com esse ponto de vista, a ética das decisões de negócios consiste em procurar as alternativas que produzam mais dinheiro, porque essa diretriz promoveutilização mais eficiente e eficaz dos recursos individuais, organizacionais, sociais e ambientais.

    Fonte: http://iara-estudando.blogspot.com.br/2010/06/etica-e-responsabilidade-social.html
  • GAB: "B"