SóProvas


ID
101404
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O X.500 é um serviço de diretório universal desenvolvido pela International Telecommunications Union (ITU), com o objetivo de definir a ligação entre serviços de diretórios locais para assim formar um diretório global distribuído. No X.500, a comunicação entre o cliente e o servidor do diretório usa o LDAP ("Lightweight Directory Access Protocol"), executado sobre a pilha de protocolos TCP/IP. O LDAP, por sua vez, é composto por vários modelos, sendo um dos mais importantes o de segurança.

Os serviços implementados por dois agentes foram:

I. Aplicação Cliente através da qual pessoas ou aplicações efetuam as várias entradas no diretório;

II. Aplicação Servidor que vai gerir a Directory Information Tree - DIT e que disponibiliza os serviços de diretório ao cliente.

Esses dois agentes são conhecidos, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • A directory server is called a Directory System Agent (DSA).
    A client accessing an X.500 directory is called a Directory User Agent (DUA).

    Imagem de uma infraestrutura baseada no modelo X.500:





    Como mostra a figura o cliente também poderia ser um LDAP Client
  • Reposta é a letra B. Para saber o contexto das siglas segue o link para melhor entendimento:

    http://rfc-ref.org/RFC-TEXTS/4512/chapter1.html#d4e439993
  • Modelo Funcional do x.500
     
    •  DSP(Directory Service Protocol): protocolo que padroniza a comunicação entre servidores. Essa comunicação ocorre quando uma consulta não pode ser satisfeita pelo servidor local.
    •  DAP(Directory Access Protocol): protocolo de acesso, que padroniza a comunicação entre o cliente e o servidor de diretório.
    •  DUA(Directory User Agent): é o nome dado a parte do software do cliente que interage diretamente com o servidor de diretório.
    •  DSA(Directory Service Agent): é a denominação dada a porção do software do servidor responsável por atender as requisições dos clientes
  • The directory user agent (DUA) is an executable that accesses DSAs as a client. The DUA is supplied in the samples folder and can run on any host that has directory services that are installed. It communicates user requests to a DSA, which can be on any host in the network, and then passes the DSA responses back to the user.

     

    https://docops.ca.com/ca-directory/12-0-15/en/reference/the-directory-user-agent-dua