SóProvas


ID
101422
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A assinatura digital representa uma das aplicações da criptografia e consiste na criação de um código, através da utilização de uma chave, em que uma pessoa ou entidade que recebe uma mensagem contendo esse código pode verificar se o remetente é mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada.

Esse esquema emprega um método baseado em:

Alternativas
Comentários
  • Criptografia é a ciência e arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código. É parte de um campo de estudos que trata das comunicações secretas, usadas, dentre outras finalidades, para:

    • autenticar a identidade de usuários;
    • autenticar e proteger o sigilo de comunicações pessoais e de transações comerciais e bancárias;
    • proteger a integridade de transferências eletrônicas de fundos.

    Uma mensagem codificada por um método de criptografia deve ser privada, ou seja, somente aquele que enviou e aquele que recebeu devem ter acesso ao conteúdo da mensagem. Além disso, uma mensagem deve poder ser assinada, ou seja, a pessoa que a recebeu deve poder verificar se o remetente é mesmo a pessoa que diz ser e ter a capacidade de identificar se uma mensagem pode ter sido modificada.  

  • Gabarito C

    Em criptografia, a assinatura ou firma digital é um método de autenticação de informação digital tipicamente tratada como substituta à assinatura física, sendo que é utilizada quando não existe a necessidade de ter uma versão em papel dos documentos. Embora existam analogias, existem diferenças importantes. O termo assinatura eletrônica, por vezes confundido, tem um significado diferente: refere-se a qualquer mecanismo, não necessariamente criptográfico, para identificar o remetente de uma mensagem electrônica. A legislação pode validar tais assinaturas eletrônicas como endereços Telex e cabo, bem como a transmissão por fax de assinaturas manuscritas em papel.

    A utilização da assinatura ou firma digital providencia a prova inegável de que uma mensagem veio do emissor. Para verificar este requisito, uma assinatura digital deve ter as seguintes propriedades:

    autenticidade - o receptor deve poder confirmar que a assinatura foi feita pelo emissor;

    integridade - qualquer alteração da mensagem faz com que a assinatura não corresponda mais ao documento;

    irretratabilidade ou não-repúdio - o emissor não pode negar a autenticidade da mensagem.

    Essas características fazem a assinatura digital ser fundamentalmente diferente da assinatura manuscrita.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • C. criptografia das chaves pública e privada. correta

    assimétrica