SóProvas


ID
1015975
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Que protocolo fornece criptografia dos dados e autenticação entre um cliente e um servidor WEB?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O SSL é um protocolo que fornece privacidade e integridade entre os dois aplicativos de comunicação, utilizando TCP/IP. O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) para a World Wide Web utiliza SSL para executar comunicações seguras.

    Os dados que vem e voltam entre o cliente e o servidor são criptografados utilizando um algoritmo simétrico, como DES ou RC4. Um algoritmo de chave pública -normalmente RSA- é utilizado para trocar as chaves criptografadas e para as assinaturas digitais. O algoritmo utiliza a chave pública no certificado digital do servidor. Com o certificado digital do servidor, o cliente pode verificar a identidade do servidor. As versões 1 e 2 do protocolo SSL fornecem somente autenticação de servidor. A versão 3 inclui autenticação de cliente, utilizando os certificados digitais do servidor e do cliente.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • •        WEP significa Wired Equivalent Privacy, e foi introduzido na tentativa de dar segurança durante o processo de autenticação, proteção e confiabilidade na comunicação entre os dispositivos Wireless. Wired Equivalent Privacy (WEP) é parte do padrão IEEE 802.11 (ratificado em Setembro de 1999), e é um protocolo que se utilizava para proteger redes sem fios do tipo Wi-Fi.

     

    •         ARP (Adress Resolution Protocol) – é um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de enlace (Ethernet, por exemplo) a partir do endereço da camada de rede (como um endereço IP). O ARP permite que o endereço IP seja independente do endereço Ethernet, mas apenas funciona se todos os hosts o suportarem. O ARP foi implementado em vários tipos de redes; não é um protocolo restrito a redes IP ou Ethernet e pode ser utilizado para resolver endereços de diferentes protocolos de rede. Os dados nos pacotes ARP não possuem um cabeçalho de formato fixo.

     

    •          TCP – Protocolo de controle de transmissão. Controle de congestionamento. Projetado para oferecer um fluxo de bytes fim a fim confiável

    Os datagramas podem chegar fora de ordem mas o TCP se encarrega de reorganizá-los.

     

    •        FTP (File Transfer Protocol) – Serviço padrão de transferência de arquivo na internet. FTP passivo utiliza uma conexão de controle com porta fixa, e a cada nova transferência de dados, é criada outra conexão com porta negociada dinamicamente. É um protocolo fora da banda. É um protocolo não persistente. Com estado. Utiliza o protocolo TCP na porta 20 para transferência de dados e 21 para controle.