SóProvas


ID
1017088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a execução de obra de via urbana em que foram realizados serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação asfáltica, foram verificadas as seguintes ocorrências:

- foi encontrada uma camada de argila de profundidade elevada no eixo da via;

- foram construídos bueiros tubulares padronizados de oitenta centímetros de diâmetro em toda a extensão da via, dada a necessidade de agilizar obra;

- foi determinado pelo fiscal da obra o aumento da temperatura da massa para compensar a umidade do solo causada pelo tempo chuvoso, que perdurou por toda a execução do pavimento asfáltico;

- foi realizada a medição dos serviços de terraplenagem mediante a contagem dos caminhões de transporte de solo, cujas caçambas possuíam a mesma capacidade de volume.

Com base nas informações acima, julgue os itens que se seguem.

A padronização de bueiros não é uma prática recomendada, dado o diâmetro dos bueiros ser definido conforme os estudos hidrológicos de cada região.

Alternativas
Comentários
  • Seção transversal


    O cálculo da seção transversal ou seção de vazão do bueiro vai depender de dois elementos básicos: a descarga da bacia a ser drenada e a declividade adotada.


    A descarga é definida pelos estudos hidrológicos e a declividade, de escolha do projetista, deverá atender a esta descarga com a obra operando em condições de segurança.

  • certo!

     

    porque uma bacia é diferente da outra, por mais que elas possuam a mesma área e a mesma declividade elas poderão ter vazões de deflúvios diferentes, seja por causa da cobertura vegetal ou outros inúmeros fatores.

     

    adotar bueiro padronizados é dizer ao meio ambiente: "Que se dane eu quero é passar o rio"

    aí quando chove vai o bueiro, vai a ponte e não tem como passar mais o rio...

     

    não existe diâmetro padronizado para bueiros (ou pelo menos não deveria existir) cada caso é um caso e deve ser dimensionado por um profissional legalmente qualificado: Um Engenheirro Cvil, Sanitário ou Ambiental

     

    Não precisamos ir muito longe, uma estrutura residêncial sem projeto estrutural é muito difícil não apresentar patologias

  • De acordo com o Manual de Drenagem de Rodovias, diâmetro mínimo a adotar para o bueiro de greide é de 0,80 m.

    Portanto, o diâmetro padrão adotado de 80 cm é o mínimo aceitável. O diâmetro ideal resulta de dimensionamento baseado na vazão da bacia de contribuição e no tempo de recorrência considerado.

    Questão correta.

  • Amigos concurseiros, para resolvermos a questão proposta, precisaremos consultar o Manual de Drenagem de Rodovias, elaborado pelo DNIT.

    Mais precisamente no item 3.9.3 do referido Manual, temos as diretrizes de dimensionamento hidráulico dos bueiros de greide. De acordo com este item, devem ser obedecidas as seguintes recomendações:

     A descarga de projeto deverá ser obtida pela soma das descargas das obras de drenagem superficial afluentes às caixas coletoras ou pelo levantamento da bacia de contribuição ao bueiro de greide, aplicando-se o método de cálculo de descarga mais conveniente, fixando-se o tempo de recorrência, função do vulto econômico da obra;

     O bueiro de greide deve ser, sempre que possível, dimensionado sem carga hidráulica a montante, embora em ocasiões especiais possa ser dimensionado com carga hidráulica a montante, observando-se sempre, com muito rigor, a cota máxima do nível d'água a montante, função da altura da caixa coletora e policiando-se sempre a velocidade do fluxo a jusante;

     Tendo em vista maior facilidade de limpeza, o diâmetro mínimo a adotar para o bueiro de greide é de 0,80m.

    Após analisar as recomendações acima, podemos constatar que a padronização de bueiros realmente não é uma prática recomendada, pois cada bueiro terá uma descarga diferente e deve ser dimensionado levando-se em consideração a bacia de contribuição a cada bueiro de greide. Por isso, o item está correto.

    Resposta: Certo

  • Subjetivo na minha opinião, padronizar não significa ignorar a vazão. Poderia significar utilizar diâmetros iguais em situações ligeiramente diferentes. A própria escolha de um diâmetro comercial e de um diâmetro mínimo já é de certo modo uma padronização.