-
O tecido nervoso compreende basicamente dois tipos de celulares: os neurônios e as células glias. Neurônio: é a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que é especializada para a comunicação rápida. Tem a função básica de receber, processar e enviar informações. Células Glias: compreende as células que ocupam os espaços entre os neurônios e tem como função sustentação, revestimento ou isolamento e modulação da atividade neural.
-
Entre as funções dos neurônios, que são elementos fundamentais do tecido
nervoso, estão a criação e a transmissão de impulsos nervosos. (É óbvio que está correto).
Questão equivocada!
-
-
Tem a função de transmissão e NÃO DE CRIAÇÃO de impulsos nervosos.
-
Está correto o que Leonardo Crema diz.. porque tem a polarização do neurônio, com a entrada de Na+ no neurônio pelo dendrito "conectado" ao terminal pre sinaptico.. o neurônio que estava com carga negativa, altera a carga elétrica do interior do neurônio, provocando a abertura dos primeiros canais de sódio do axônio, haverá então uma nova entrada de sódio que alterará a carga elétrica do interior da celula provocando a abertura de outros canais de sódio vizinhos
-
É óbvio que os neurônios também realizam a "criação de impulsos nervosos", quem discorda está observando apenas a função do neurônio no contexto do SNP - basicamente condução - e esquecendo da complexidade do SNC - análise e associação - especialmente no tocante ao telencéfalo.
-
questao incorreta, pra entender basta olhar o gabarito comentado